Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spengler, Hellen Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75737
Resumo: Orientador: Gustavo Valentim Loch
id UFPR_81440dab4b062c3e4baeab7716be5d51
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75737
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Scarpin, Cassius Tadeu, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaLoch, Gustavo Valentim, 1985-Spengler, Hellen Cristina2022-11-01T13:32:03Z2022-11-01T13:32:03Z2022https://hdl.handle.net/1884/75737Orientador: Gustavo Valentim LochCoorientador: Cassius Tadeu ScarpinTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa : Curitiba, 25/03/2022Inclui referências: p. 70-72Área de concentração: Programação MatemáticaResumo: O transporte urbano vem sendo modificado por novas tecnologias, permitindo aplicações que atendam necessidades específicas e aumentem a taxa de ocupação dos veículos. O transporte por aplicativo sob demanda é uma aplicação das tecnologia no meio urbano, oferecendo viagens individuais e compartilhadas, inclusive para fretes. Uma abordagem que trata disso na literatura é o Share-a-Ride Problem (SARP), que busca o planejamento a mínimo custo de viagens entre origens e destinos especificados, para serem atendidos por uma frota também especificada, em que é permitido o compartilhamento de veículos entre os clientes. Cada viagem pode ser diferenciada entre bens ou pessoas. Este cenário é uma aplicação atual das tecnologias de Mobility as a Service (MaaS), conhecidas como viagens por aplicativos ofertadas por grandes empresas, que buscam menores despesas para os clientes, maior ocupação dos veículos e, por consequência, menores emissões de gases poluentes. Usualmente, as frotas responsáveis pelos atendimentos nestes ambientes é composta por motoristas sem vínculo direto com a empresa. Estes motoristas são chamados de motoristas ocasionais, por combinarem seus trajetos pessoais com entregas ocasionais. No intuito de construir um ambiente mais colaborativo e adaptado às necessidades dos motoristas, a presente tese propõe a inserção do conceito de paradas planejadas. Desse modo, neste trabalho foram propostas quatro variações do SARP, sendo que duas contemplam o conceito de paradas planejadas para o motoristas, os Depósitos Intermediários, e duas contemplam o conceito de paradas intermediárias para os clientes, chamadas de Pontos Intermediários e baseadas no Multi-Drop Pickup and Delivery Problem. Além disso, o SARP apresenta limitações em tempo de processamento na resolução exata para instâncias de médio e grande porte. Portanto, foram adaptadas a matheurísticas Fix & Optimize e a metaheurística ALNS para resolver o problema. Comparando os resultados com a resolução exata, as estratégias propostas alcançaram soluções factíveis para todas as instâncias, de até 55 clientes e 5 veículos. Além disso, chegaram ao ótimo em 35% dos casos.Abstract: Urban transport has been modified by new technologies, allowing applications that answer specific needs and increase the occupancy rate of vehicles. Transport by on-demand application is an application of technology in urban areas, offering individual and shared trips, including freight. An approach that deals with this in the literature is called the Share-a-Ride Problem (SARP), which seeks to plan trips at a minimum cost between specified origin and destination points to be served by a specified fleet, allowing the sharing of vehicles between customers. Each trip can be assigned between goods or people. This scenario is a current application of Mobility as a Service (MaaS) technologies, known as travel by applications offered by large companies, which provides lower expenses for customers, higher vehicle occupancy, and, consequently, lower-emission greenhouse gases. Usually, the fleets responsible for services in these environments are composed of drivers with no direct relationship with the company. These drivers are called occasional drivers, as they combine their personal journeys with occasional deliveries. In order to build a more collaborative environment adapted to the needs of drivers, this thesis proposes the insertion of the concept of planned stops. Thus, four variations of the SARP were proposed in this work, two of which contemplate the planned stops for the drivers, the Intermediate Deposits, and two the concept of intermediate stops for the customers, called Intermediate Points and based on the Multi-Drop Pickup and Delivery Problem. In addition, SARP has processing time limitations on an exact resolution for medium and large instances. Therefore, the Fix & Optimize matheuristics and the ALNS metaheuristics were adapted to solve the problem. Comparing the results with the exact resolution, the proposed strategies achieved feasible solutions for all instances, up to 55 customers and 5 vehicles. In addition, they reached the optimum in 35% of cases.1 recurso online : PDF.application/pdfTransporte urbanoMétodos numéricosProblema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - HELLEN CRISTINA SPENGLER.pdfapplication/pdf3875233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75737/1/R%20-%20T%20-%20HELLEN%20CRISTINA%20SPENGLER.pdf68dc30278ac2b5442f03a62e9153bae4MD51open access1884/757372022-11-01 10:32:03.86open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75737Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-01T13:32:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
title Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
spellingShingle Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
Spengler, Hellen Cristina
Transporte urbano
Métodos numéricos
title_short Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
title_full Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
title_fullStr Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
title_full_unstemmed Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
title_sort Problema share-a-ride : uma proposta de pontos e depósitos intermediários
author Spengler, Hellen Cristina
author_facet Spengler, Hellen Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Scarpin, Cassius Tadeu, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loch, Gustavo Valentim, 1985-
dc.contributor.author.fl_str_mv Spengler, Hellen Cristina
contributor_str_mv Loch, Gustavo Valentim, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Métodos numéricos
topic Transporte urbano
Métodos numéricos
description Orientador: Gustavo Valentim Loch
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-01T13:32:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-01T13:32:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75737
url https://hdl.handle.net/1884/75737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75737/1/R%20-%20T%20-%20HELLEN%20CRISTINA%20SPENGLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68dc30278ac2b5442f03a62e9153bae4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860666125975552