Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teuber, Mauren
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/11030
Resumo: Orientadora: Tania Maria Baibich-Faria
id UFPR_81468f3f056eb7e1a1d63afe9d80b2d0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/11030
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teuber, MaurenBaibich, Tânia Maria, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-16T15:11:04Z2020-09-16T15:11:04Z2007https://hdl.handle.net/1884/11030Orientadora: Tania Maria Baibich-FariaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo verificar a existência de possíveis marcas da Proposta Triangular no ensino da Arte nas escolas municipais de Curitiba. Esta proposta de ensino foi sistematizada por Ana Mae Barbosa, no início dos anos 1990 e desde então, é um marco referencial nesta área do conhecimento. Para compreender melhor a trajetória desta abordagem no campo do ensino de Arte brasileiro, procurou-se reconstruir, a partir da produção teórica de sua autora, o percurso pelo qual tal proposta foi sendo apropriada pelos professores de Arte. Esse trabalho de revisão bibliográfica, acompanhados de reflexões sobre a Proposta Triangular, possibilitou estabelecer critérios para avaliar o trabalho de campo dessa pesquisa. Foram realizadas entrevistas com dez professoras de 5ª a 8ª Séries da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, cujos currículos são permeados por outra orientação que não a da Proposta Triangular. O resultado da análise de conteúdo das entrevistas indicou a força expressiva das marcas deixadas pela Proposta Triangular pelo fato de ser um referente não apenas no discurso do professor, mas, sobretudo, como uma referência estruturante da ação docente. Foi possível ainda constatar contradições teórico-metodológicas na própria Proposta Triangular, além de uma assimilação deformante, como no entender piagetiano, por parte dos professores. Também, no que se refere às políticas públicas, aponta-se uma atitude empirista que trata os professores como "tabula rasa", cujo papel, perante uma nova concepção de ensinoaprendizagem, é meramente a de engoli-la, tal qual uma pílula, para então reproduzi-la posteriormente em sua ação docente. Verificou-se também que a marca mais profunda, aparente no discurso das professoras, refere-se às concepções pedagógicas aprioristas dos professores de Arte, no que se relaciona à aprendizagem em Arte. Esta marca, que parece ter sido "tatuada na alma" das professoras, é a de que o talento artístico seja um dom. Ao final, aponta-se a necessidade tanto de se clarear a cisão teoria e prática, mediante a construção de uma consciência epistemológica relativa à sua área de atuação, ao mesmo tempo em que o professor se constitua como sujeito epistêmico, sujeito sabedor e construtor de conhecimento; quanto na redefinição de uma prática docente que a um só tempo imploda os preconceitos que a Arte e o ensino da Arte sofrem, e reconstrua novo edifício que os abrigue. Para tanto, evidencia-se o papel primordial da escola na formação e ampliação dos sentidos dos alunos, bem como, possibilitar ao aluno o domínio do conhecimento artístico e o domínio das estratégias de apreciação e produção artísticas.Abstract: This work presents the results of an investigation to uncover traces of the influence of the Triangular Proposal for the teaching of Art at municipal schools in Curitiba, Paraná, Brazil. This teaching approach was systematized by Ana Mae Barbosa in the early 1990's and has, since then, become referential in this area of knowledge. To better understand the history of that approach in Brazilian Art Teaching, we departed from its author's theoretical production and tried to reconstruct the details of its appropriation by local Art teachers. A bibliographic review, allied to reflections on the Triangular Proposal, allowed the establishment of criteria to assess the field work for this research. After that a survey was conducted with ten 5-8 grade teachers working in municipal schools in the city of Curitiba, where the syllabuses did not follow the precepts advocated by the Triangular Proposal. When the contents of the interviews were analyzed, however, we observed that the Triangular Proposal had left deep impressions. It appeared to be referential not only in the teachers' discourses but above all as a structuring device for their teaching acts. We also verified theoretical and methodological contradictions within the Triangular Proposal itself, as well as what Piaget calls deforming assimilation, on the part of teachers. In relation to public policies, we perceived an empiricist attitude that sees teachers as "tabula rasa", i.e., their only role towards a new conception of the teaching-learning process lies in swallowing it down, pill-style, to later reproduce it in their teaching. Another finding is that the deepest impression in the Art teachers' discourse is their "apriorist" pedagogical conception in relation to art learning. This impression, that seems to have been "tatooed" in the teachers' very souls, is that artistic talent is a gift. At last we point out the need to breach the gap between theory and practice, in which the teacher can build an epistemological conscience related to his/her working field, and at the same time become an epistemic subject, someone who has knowledge and is able to build knowledge. It is also necessary to redefine teaching practices that are able to, at once, demolish the prejudices on which Art ant Art teaching have been built, and reconstruct new foundations for them. The role of schools in the formation and broadening of the students' senses becomes, thus, evident, as well as their vital part in helping students to master artistic knowledge and strategies for the appreciation and production of art.183 f.application/pdfDisponível em formato digitalArte - Estudo e ensino - Curitiba (PR)Escolas de belas artesDissertações - EducaçãoEducaçãoReflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnexo 2.pdfapplication/pdf13913071https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/1/Anexo%202.pdfadd3ab0b5fe3aadd040808341d01fd64MD51open accesscorpo dissertação e anexo 1.pdfapplication/pdf566505https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/2/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdfab1d1d4ec43c079e23ae9a0e99aabcf6MD52open accesslista de tabelas.pdfapplication/pdf14146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/3/lista%20de%20tabelas.pdfe9c996d4e17bbffc8612f97c7e083509MD53open accesscapa e sumário.pdfapplication/pdf3581144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/4/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf3c7ee8506ffeac9449c42bc86bf6a805MD54open accessTEXTAnexo 2.pdf.txtExtracted Texttext/plain96https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/5/Anexo%202.pdf.txt9d2007b771a46cffadf948afc0092a65MD55open accesscorpo dissertação e anexo 1.pdf.txtExtracted Texttext/plain425275https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/6/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdf.txt8dddcc821020feaf8dd71518f1227233MD56open accesslista de tabelas.pdf.txtExtracted Texttext/plain5866https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/7/lista%20de%20tabelas.pdf.txtb506a884cab6ca62864e900e5078b050MD57open accesscapa e sumário.pdf.txtExtracted Texttext/plain4729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/8/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf.txt0b1c38036c2d925652cc818fe75d9e87MD58open accessTHUMBNAILAnexo 2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/9/Anexo%202.pdf.jpgef9595ec367e78ecf5164dd87be53889MD59open accesscorpo dissertação e anexo 1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/10/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdf.jpg8512a8b1dab1ccc70d498c836fa78c65MD510open accesslista de tabelas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/11/lista%20de%20tabelas.pdf.jpg7738279688639f7c8dae408475c978e7MD511open accesscapa e sumário.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/12/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf.jpgc9c67f55121cf509af9d48ea58d8f77dMD512open access1884/110302020-09-16 12:11:05.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/11030Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T15:11:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
title Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
spellingShingle Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
Teuber, Mauren
Arte - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Escolas de belas artes
Dissertações - Educação
Educação
title_short Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
title_full Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
title_fullStr Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
title_full_unstemmed Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
title_sort Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas municipais de Curitiba de 5. a 8. séries
author Teuber, Mauren
author_facet Teuber, Mauren
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Teuber, Mauren
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Escolas de belas artes
Dissertações - Educação
Educação
topic Arte - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Escolas de belas artes
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Tania Maria Baibich-Faria
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-16T15:11:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-16T15:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/11030
url https://hdl.handle.net/1884/11030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/1/Anexo%202.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/2/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/3/lista%20de%20tabelas.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/4/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/5/Anexo%202.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/6/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/7/lista%20de%20tabelas.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/8/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/9/Anexo%202.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/10/corpo%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20e%20anexo%201.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/11/lista%20de%20tabelas.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11030/12/capa%20e%20sum%c3%a1rio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv add3ab0b5fe3aadd040808341d01fd64
ab1d1d4ec43c079e23ae9a0e99aabcf6
e9c996d4e17bbffc8612f97c7e083509
3c7ee8506ffeac9449c42bc86bf6a805
9d2007b771a46cffadf948afc0092a65
8dddcc821020feaf8dd71518f1227233
b506a884cab6ca62864e900e5078b050
0b1c38036c2d925652cc818fe75d9e87
ef9595ec367e78ecf5164dd87be53889
8512a8b1dab1ccc70d498c836fa78c65
7738279688639f7c8dae408475c978e7
c9c67f55121cf509af9d48ea58d8f77d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898817022459904