Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41716 |
Resumo: | Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
id |
UFPR_821e7b03499383ed699f26442d2c2433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41716 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Karolayne Gonçalves daOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-09-19T17:44:31Z2022-09-19T17:44:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/41716Orientadora: Araci Asinelli da LuzCoorientadora: Odisséia Boaventura de OliveiraTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? Pensando nisso o presente trabalho busca trazer uma reflexão sobre a formação desse personagem tão importante para a formação de qualquer indivíduo. O presente trabalho pretende verificar a concepção que os professores do curso de licenciatura em ciências biológicas têm sobre a formação inicial de professores de ciências e biologia e a viabilidade do Programa de Residência Pedagógica.Para tanto investiga-se as contribuições do modelo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de ciências e biologia. O trabalho tem então como objetivos: analisar o espaço que o estágio obrigatório tem na formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, averiguar se há um distanciamento entre a teoria e a prática na formação docente, investigar a viabilidade da residência pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia e problematizar a implantação da PRP no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os participantes desta pesquisa são professores atuantes na formação inicial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A análise dos dados seguirá a análise de conteúdo conforme os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006): a formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, o papel do estágio obrigatório nessa formação, articulação ou disparidade entre teoria e prática e, por fim, a residência pedagógica. Pretende-se obter subsídios para a melhoria da formação de professores de ciências e biologia pela maior inserção nas escolas, via o modelo de residência pedagógica.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderFormação de professoresResidência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/1/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.jpgff680866614cf98bdbc3784207da29f6MD51open accessTEXTTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain202597https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/2/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.txt10651d0f4bbc3e93d73fc9912b147b6dMD52open accessORIGINALTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf909157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/3/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf3bf4c0a79f1d4447fccf45dedbb9e3c9MD53open access1884/417162022-09-19 14:44:31.587open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41716Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:44:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
title |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
spellingShingle |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? Silva, Karolayne Gonçalves da Formação de professores |
title_short |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
title_full |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
title_fullStr |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
title_sort |
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? |
author |
Silva, Karolayne Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Karolayne Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karolayne Gonçalves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
contributor_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores |
description |
Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T17:44:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T17:44:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/41716 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/41716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/1/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/2/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/3/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff680866614cf98bdbc3784207da29f6 10651d0f4bbc3e93d73fc9912b147b6d 3bf4c0a79f1d4447fccf45dedbb9e3c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860737409220608 |