Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karolayne Gonçalves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41716
Resumo: Orientadora: Araci Asinelli da Luz
id UFPR_821e7b03499383ed699f26442d2c2433
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41716
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Karolayne Gonçalves daOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-09-19T17:44:31Z2022-09-19T17:44:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/41716Orientadora: Araci Asinelli da LuzCoorientadora: Odisséia Boaventura de OliveiraTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? Pensando nisso o presente trabalho busca trazer uma reflexão sobre a formação desse personagem tão importante para a formação de qualquer indivíduo. O presente trabalho pretende verificar a concepção que os professores do curso de licenciatura em ciências biológicas têm sobre a formação inicial de professores de ciências e biologia e a viabilidade do Programa de Residência Pedagógica.Para tanto investiga-se as contribuições do modelo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de ciências e biologia. O trabalho tem então como objetivos: analisar o espaço que o estágio obrigatório tem na formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, averiguar se há um distanciamento entre a teoria e a prática na formação docente, investigar a viabilidade da residência pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia e problematizar a implantação da PRP no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os participantes desta pesquisa são professores atuantes na formação inicial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A análise dos dados seguirá a análise de conteúdo conforme os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006): a formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, o papel do estágio obrigatório nessa formação, articulação ou disparidade entre teoria e prática e, por fim, a residência pedagógica. Pretende-se obter subsídios para a melhoria da formação de professores de ciências e biologia pela maior inserção nas escolas, via o modelo de residência pedagógica.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderFormação de professoresResidência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/1/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.jpgff680866614cf98bdbc3784207da29f6MD51open accessTEXTTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain202597https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/2/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.txt10651d0f4bbc3e93d73fc9912b147b6dMD52open accessORIGINALTCC KAROLAYNE GONCALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf909157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/3/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf3bf4c0a79f1d4447fccf45dedbb9e3c9MD53open access1884/417162022-09-19 14:44:31.587open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41716Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:44:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
title Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
spellingShingle Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
Silva, Karolayne Gonçalves da
Formação de professores
title_short Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
title_full Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
title_fullStr Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
title_full_unstemmed Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
title_sort Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
author Silva, Karolayne Gonçalves da
author_facet Silva, Karolayne Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karolayne Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
description Orientadora: Araci Asinelli da Luz
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T17:44:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T17:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41716
url https://hdl.handle.net/1884/41716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/1/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/2/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41716/3/TCC%20KAROLAYNE%20GONCALVES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff680866614cf98bdbc3784207da29f6
10651d0f4bbc3e93d73fc9912b147b6d
3bf4c0a79f1d4447fccf45dedbb9e3c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860737409220608