Macrocognição no processo decisório de empreendedores experts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Simone Cristina, 1973-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41483
Resumo: Orientador : Profª Drª Karina De Déa Roglio
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spelling Ramos, Simone Cristina, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoRoglio, Karina de Dea, 1968-2022-07-21T18:47:20Z2022-07-21T18:47:20Z2015https://hdl.handle.net/1884/41483Orientador : Profª Drª Karina De Déa RoglioTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/11/2015Inclui referências : f. 202-223Área de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: O processo decisório em empreendedorismo é uma relevante área de pesquisa, dada a importância da atividade empreendedora para o desenvolvimento econômico e social, e o entendimento de que a tomada de decisão afeta a sobrevivência das organizações. Frente à percepção de que os paradigmas centrais do campo sobre decisão, advindos predominantemente das teorias econômicas e calcados na racionalidade do decisor, pouco auxiliam no contexto empreendedor, autores recomendam ações para o desenvolvimento do campo. Dentre elas estão a necessidade de desenvolvimento de modelos aderentes ao processo empreendedor, e entendimento da cognição deste ator social. Visando atender tais recomendações foi delineado como objetivo geral desta tese compreender as funções e processos macrocognitivos associados ao processo decisório de empreendedores experts. A formulação do objetivo foi redigida em acordo com a lente teórica escolhida: a corrente naturalistic decision making. Nesta orientação o estudo do processo decisório demanda a compreensão dos processos e funções macrocognitivas que permitem ao decisor encontrar soluções em situações desafiadoras, caracterizadas pela alta pressão e risco, múltiplos objetivos e incerteza relevante. A pesquisa realizada pode ser caracterizada como qualitativa básica, com coleta de dados pelo método de decisão crítica e construção dos resultados por análise de conteúdo. A amostra foi propositada, com definição da quantidade de participantes por saturação teórica. Os seis empreendedores participantes tem mais de dez anos de experiência e alcançaram o crescimento ou sobrevivência de seu empreendimento em contextos de intensa competição. Os resultados indicam a existência de quatro funções macrocognitivas nos momentos críticos de tomada de decisão: i) a detecção de problemas permite a construção do entendimento se um curso de ação se afasta do esperado; ii) a tomada de decisão, caracterizada como o comprometimento com um curso de ação, ocorre por adesão a alternativa única ou por avaliação sequencial de alternativas; iii) a coordenação é associada ao esforço necessário para alinhar o comportamento de toda a equipe ao curso de ações escolhido; e iv) o planejamento incremental revela que o empreendedor constrói seu plano com a ideia de que ele será constante avaliado e reformulado. Para apoiar tais funções, quatro processos são mobilizados: gestão da atenção, simulação mental, desenvolvimento de modelos mentais e sensegiving. Este conjunto de processos subsidia o entendimento de que a cognição do empreendedor em momentos críticos de tomada de decisão guarda forte relação com a construção de histórias e outros elementos simbólicos, sem presença significativa de raciocínios quantitativos. Quatro elementos substantivos tem conexão com as funções e processos macrocognitivos. As fontes de informação são relacionadas à detecção de problemas, tomada de decisão e planejamento incremental. Os artefatos cognitivos apoiam a coordenação. Os valores e conteúdo emocional tem seu papel na tomada de decisão. Os valores são parâmetros estáveis para a construção, avaliação e descarte de alternativas. O conteúdo emocional promove a procrastinação ou engajamento com um curso de ação. É possível associar contribuições teóricas e empíricas ao trabalho realizado. Para a compreensão do empreendedorismo os aportes são um modelo de processo decisório mais aderente ao fenômeno e incremento da descrição da cognição deste ator. Para a NDM tem-se o reforço da base de evidências empíricas da corrente e o acréscimo do processo de sensegiving e dos elementos substantivos ao modelo da macrocognição. No campo de estudos sobre processos decisórios em organizações as contribuições são incremento da base teórica e metodológica, ao mostrar a viabilidade de condução de investigação com aparato advindo da ciência militar. Ao final do trabalho pesquisas futuras são recomendadas. Palavras-chave: Processo Decisório. Empreendedorismo. Naturalistic Decision Making.Abstract: Decision-making on entrepreneurship is an exciting area of research, given the importance of entrepreneurial activity for economic and social development, and the understanding that the decision-making affects an organization's survival. Central paradigms of the field about decision making, arising predominantly from economic and rationales theories, bring little help in the entrepreneurial context. Recommendations are made by the researchers for the development of the field. These include the need to develop more models to the entrepreneurial process, and better understanding of cognition of this social actor. To realize these recommendations was designed as the general purpose of this thesis to understand the macrocognitives functions and processes associated with the decision-making by experts entrepreneurs. The wording of the purpose has been made in accordance with the chosen theoretical lens: the naturalistic decision making. In this research orientation the study of decision-making requires the understanding of the macrocognitives processes and functions that allow the decision-maker find fluency in challenging situations, characterized by time pressure, uncertainty, ill-defined goals and high stakes. The research can be characterized as basic qualitative, with data collection using critical decision method and construction of results by content analysis. The sample was intentional, with the number of participants defined by theoretical saturation. The six entrepreneurs participating have over ten year's experience in this activity and lifted the growth or survival of your venture in contexts of intense competition. The results indicate the existence of four macrocognitives functions in the critical moments of decision-making: i) the problem detection allows the construction of understanding when a course of action deviates from the expected; ii) decision-making, characterized as a commitment to a course of action occurs by joining the only alternative or sequential evaluation of alternatives; iii) coordination is associated with the effort required to align the behavior of the entire team to the chosen course of events; and iv) the incremental planning reveals that the entrepreneur builds his plan with the idea that it will be evaluated and redesigned constantly. To support these functions, four macrocognitives processes are mobilized: managing attention, mental simulation, development of mental models and sensegiving. This set of processes subsidizes the understanding that cognition of the entrepreneur in critical decision-making moments is related to the construction of stories and other symbolic elements, with no significant presence of quantitative reasoning. Four substantive elements have connection with the macrocognitives functions and processes. Sources of information are related to the detection of problems, decision-making and incremental planning. Cognitive artifacts support coordination. Values and emotional content plays a role in decision making. Values are stable parameters for construction, evaluation and disposal alternatives. The emotional content promotes procrastination or engagement with a course of action. It can associate theoretical and empirical contributions to the research performed. The contributions for the field of entrepreneurship are the description of a decision-making model more adherent to the phenomenon and increase of the understanding about the cognition of this actor. For NDM has the enhancement of empirical evidence and the addition of sensegiving process and substantive elements to the macrocognição model. In the field of studies on decision-making in organizations the contributions are theoretical and methodological, by showing the feasibility of conducting research with theory arising from the military science. At the end of the work further researchs are recommended. Key Words: Decision Making. Entrepreneurship. Naturalistic Decision Making.230 p. : il. 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