O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim, Vanessa Melina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88615
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira
id UFPR_8289b7cb6e7d42aa3f40ba6fb5aa5555
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88615
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Valdomiro de, 1969-Cotrim, Vanessa Melina2024-06-19T19:35:12Z2024-06-19T19:35:12Z2024https://hdl.handle.net/1884/88615Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: O esporte é um fenômeno cultural que proporciona benefícios em diversos segmentos da vida, tais como os aspectos sociais, da saúde, biológicos e psicológicos. Na escola, os estudantes têm contato com diversas modalidades esportivas, dentre elas o basquetebol. Logo, o presente estudo busca identificar a relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva de alunas/atletas de Basquetebol da Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional. A amostra foi intencional e composta por 47 alunas/atletas de basquetebol que participaram dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional. Para a caracterização da amostra e verificar as relações e correlações foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de informações descritivas dos participantes, questionário contribuição da escola e da família na formação esportiva do adolescente (CEFFEA) e registro do desempenho escolar. Na análise estatística as variáveis quantitativas foram apresentadas por medidas de tendência central e de variação e tiveram a normalidade avaliada pelo teste D’Agostino-Pearson. Para avaliar a distribuição proporcional de variáveis nominais foi aplicado o teste Qui-quadrado de tendência, para comparar as variáveis quantitativas o teste U de Mann-Whitney. Para avaliar a correspondência entre as variáveis quantitativas foi aplicada a Correlação de Pearson, entretanto, para variáveis com distribuição não-Gaussiana, foi aplicada a Correlação de Spearman. O erro alfa em 5% foi fixado para rejeição de hipótese nula e o processamento estatístico foi realizado nos programas BioEstat versão 5.3 e STATA release 17. Foi adotada a significância de p<0,05. Os resultados indicaram não haver relação entre os suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva das alunas/atletas. Isso não denota que a vivência esportiva não traz benefícios, pois, foram encontrados alguns pontos com relações marginalmente significativas. O fato destas estudantes terem um melhor desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física pode estar associado ao contexto esportivo em que estão inseridas, que pode favorecer seu rendimento no componente curricular que envolve entre seus conteúdos o esporte. Espera-se que este estudo contribua para a construção de um currículo adequado que considere os contextos dessas estudantes, famílias e escolas e beneficie o processo de ensino-aprendizagem e o desempenho acadêmico.Abstract: Sport is a cultural phenomenon that provides benefits in different segments of life, such as social, health, biological and psychological aspects. At school, students have contact with different sport modalities, including basketball. Therefore, the present study aims to check the relationship between school and parental support and academic performance through the sport experience of students/ athletes who practice Basketball in the Metropolitan Region of Curitiba. It is a quantitative, descriptive and correlational research. The sample was intentional and consisted in 47 basketball students/athletes who participated in the Paraná School Games – Regional Phase. To characterize the sample and verify relationships and correlations, the following instruments were used: a survey with descriptive information about the participants, another survey on the contribution of the school and family to adolescent sports training (CEFFEA) and a record of school performance. In the statistical analysis, quantitative variables were presented by measures of central tendency and variation and had normality assessed by the D’Agostino-Pearson test. To evaluate the proportional distribution of nominal variables, the Chi-square trend test was applied; to compare quantitative variables, the Mann-Whitney U test. To evaluate the correspondence between quantitative variables, Pearson's Correlation was applied, however, for variables with non-Gaussian distribution, Spearman's Correlation was the chosen application. The alpha error of 5% was set to reject the null hypothesis and statistical processing was carried out in the BioEstat version 5.3 and STATA release 17 programs. The significance of p<0.05 was adopted. The results indicated that there was no relation between school and parental support and academic performance through the sport experience of students/athletes. However, this doesn't mean that the sports experience doesn't bring benefits, since some points with peripherally significant relationships were found. The fact that these students have a better academic performance in the Physical Education may be associated with the sport context in which they are inserted, which can promote their performance in the curricular component that involves sport among its contents. This study hopes to contribute for the construction of an appropriate curriculum that considers the contexts of these students, families and schools and benefits the teaching-learning process and academic performance.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoBasquetebolEducação - Participação dos paisEsportes escolaresRendimento escolarEducaçãoO basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VANESSA MELINA COTRIM ROJAS.pdfapplication/pdf3025510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88615/1/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20MELINA%20COTRIM%20ROJAS.pdf4c22adf8402f69583e32b958764635afMD51open access1884/886152024-06-19 16:35:12.76open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-19T19:35:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
title O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
spellingShingle O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
Cotrim, Vanessa Melina
Educação
Basquetebol
Educação - Participação dos pais
Esportes escolares
Rendimento escolar
Educação
title_short O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
title_full O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
title_fullStr O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
title_full_unstemmed O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
title_sort O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
author Cotrim, Vanessa Melina
author_facet Cotrim, Vanessa Melina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotrim, Vanessa Melina
contributor_str_mv Oliveira, Valdomiro de, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Basquetebol
Educação - Participação dos pais
Esportes escolares
Rendimento escolar
Educação
topic Educação
Basquetebol
Educação - Participação dos pais
Esportes escolares
Rendimento escolar
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-19T19:35:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-19T19:35:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88615
url https://hdl.handle.net/1884/88615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88615/1/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20MELINA%20COTRIM%20ROJAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c22adf8402f69583e32b958764635af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898819514925056