Passado, presente e futuro : projetos de vida de adolescentes em privação de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alessandra de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59493
Resumo: Orientadora: Dra. Araci Asinelli-Luz
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spelling Pereira, Alessandra de PaulaLuz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T16:23:34Z2019-05-28T16:23:34Z2018https://hdl.handle.net/1884/59493Orientadora: Dra. Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018Inclui referências: p.136-147Resumo: O presente trabalho tem como tema os projetos de vida de adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa de privacao de liberdade em Curitiba e regiao metropolitana. O problema de pesquisa "De que maneira as narrativas de vida de adolescentes em medida socioeducativa revelam a existencia de projetos de vida antes, durante e depois da privacao de liberdade?" deu origem ao objetivo geral onde buscou-se apreender o sentido dos projetos de vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado de Curitiba e regiao metropolitana antes, durante e depois da privacao de liberdade. Para efetividade do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratorio, junto a tres Centros de Socioeducacao. O metodo de investigacao utilizado foi o da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory - Glaser e Strauss, 1967), onde hipoteses e/ou proposicoes teoricas devem emergir a partir dos dados. Participaram do estudo dez adolescentes, compondo-se cinco femininos e cinco masculinos. O instrumento de coleta de dados foi entrevista semiestruturada sendo que as analises foram complementadas com as anotacoes dos diarios de campo. Apos o processo de sistematizacao dos dados emergiram temas como: Familia, Violencia, Droga, Privacao, Projetos de vida, Amizades/Relacionamentos e Escola, questoes que foram pontos de partida para analise com base nos objetivos da pesquisa. Nos dialogos identificou-se que, em relacao ao PASSADO, os adolescentes vivenciavam relacoes conflituosas e nao pensavam muito no futuro. Sobre o PRESENTE carregam a experiencia traumatizante da privacao de liberdade, cogitam a formulacao de um projeto de vida, porem, nao possuem clareza do que seja isso. E, para o FUTURO, nao apresentam muitas perspectivas alem de estudar e trabalhar para poder mudar, que significa deixar para tras a vida delituosa. Desta forma, resultados apontam para a ausencia de projetos de vida tanto no passado, quanto no presente e futuro, o que fomenta a intervencao e sublinha a importancia da Educacao Social para com estes sujeitos. Palavras-Chave: Adolescente em conflito com a lei. Desenvolvimento Humano. Educacao. Projeto de vida.Abstract: The present work has as its theme the life projects of adolescents in conflict with the law that comply with socioeducative measure of deprivation of liberty in Curitiba and metropolitan region. The research problem "In what way do the life stories of adolescents with a socio-educational dimension reveal the existence of life projects before, during and after deprivation of liberty?" gave rise to the general objective in which we sought to learn about the meaning of adolescents? life projects in compliance with social and educational measures in a closed environment of Curitiba and metropolitan region before, during and after deprivation of liberty. For the study's effectiveness, a qualitative exploratory study was carried out, along with three Socioeducation Centers. The method of investigation used was Grounded Theory (Glaser and Strauss, 1967), where hypotheses and/or theoretical propositions should emerge from the data. Ten adolescents, comprising five females and five males, participated in the study. The data collection instrument was a semistructured interview and the analyzes were complemented with the annotations of the field diaries. After the process of data systematization emerged topics such as: Family, Violence, Drugs, Deprivation, Life projects, Friendships/Relationships and School, issues that were starting points for analysis based on the research objectives. In the dialogues, it was identified that, in relation to the PAST, the adolescents experienced conflicting relations and did not think much in the future. About the PRESENT they carry the traumatizing experience of deprivation of liberty, they consider the formulation of a life project, but they are not clear about what that is. And, for the FUTURE, they do not present many perspectives besides studying and working to be able to change, which means leaving behind a life of delicts. In this way, results point to the absence of life projects in the past, as in the present and future, which foments the intervention and underlines the importance of Social Education with these individuals. Keywords: Adolescent in conflict with the law. Human development. Education. Life project.Resumen: El presente trabajo tiene como tema, los proyectos de vida de los adolescentes en conflicto con la ley que ellos cumplen, la medida socioeducativa de privacion de libertad en Curitiba y en la region metropolitana. El problema de búsqueda "¿De que manera las narrativas de vida de adolescentes en medida socioeducativa revelan la existencia de proyectos de vida antes, durante y despues de la privacion de libertad?" Eso dio origen al objetivo general en el que se busco entender el sentido de los proyectos de vida de los adolescentes en cumplimiento de la medida socioeducativa en un sitio cerrado en Curitiba y en la region metropolitana antes, durante y despues de la privacion de libertad. Para la efectividad del estudio, se realizo una investigacion cualitativa de cuno exploratorio, junto a tres Centros de Socioeducacion. El metodo de investigacion utilizado fue el metodo de la Teoria Fundamentada en los Datos (Grounded Theory - Glaser y Strauss, 1967), en que hipotesis y / o proposiciones teoricas deben emerger a partir de los datos. Diez adolescentes participaron del estudio, componiendo cinco mujeres y cinco hombres. El instrumento de recoleccion de datos, fue la entrevista semiestructurada y los analisis se complementaron con las anotaciones de los diarios de campo. Despues del proceso de sistematizacion de los datos, algunos temas surgieron, como por ejemplo: Familia, Violencia, Droga, Privacion, Proyectos de vida, Amistades / Relaciones y Escuela, cuestiones que fueron puntos de partida para analisis con base en los objetivos de la investigacion. En los dialogos se identifico que, en relacion al PASADO, los adolescentes vivian relaciones conflictivas y no pensaban mucho en el futuro. Sobre el PRESENTE, ellos cargan la experiencia traumatizante de la privacion de libertad, piensan sobre la formulacion de un proyecto de vida, pero no tienen claridad de lo que sea. Y para el FUTURO, ellos no presentan muchas perspectivas ademas de estudiar y trabajar para poder cambiar, que significa, dejar atras la vida delictiva. De esa manera, los resultados apuntan a la ausencia de proyectos de vida tanto en el pasado, como en el presente y en el futuro, lo que fomenta la intervencionam y enfatiza la importancia de la Educacion Social para esas personas. Palabras-Clave: Adolescente en conflicto con la ley. Desarrollo humano. Educacion. Proyecto de vida.Sommario: La presente ricerca, ha come tema i progetti di vita degli adolescenti in conflitto con la legge che essi rispettano, la misura socioeducativa della privazione della liberta a Curitiba e nella regione metropolitana. Il problema di ricerca "In che modo le storie di vita degli adolescenti con misure socio-educative rivelano l'esistenza di progetti di vita prima, durante e dopo la privazione della liberta?" Cio ha dato origine all' obiettivo generale, in cui e stato fatto uno sforzo per capire il significato dei progetti di vita degli adolescenti, rispetto alle misure sociali ed educative in un ambiente chiuso di Curitiba e nella regione metropolitana, prima, durante e dopo la privazione della liberta. Per l'efficacia dello studio, e stato condotto uno studio esplorativo qualitativo, insieme a tre centri di socioeducazione. E stato utilizzato Il metodo di ricerca della teoria fondata sui dati (Glaser and Strauss, 1967), in cui ipotesi e / o proposizioni teoriche devono emergere dai dati. Dieci adolescenti hanno partecipato allo studio, componendo cinque femminile e cinque maschile. Lo strumento di raccolta dei dati e stato un colloquio semistrutturato e le analisi sono state integrate con le annotazioni dei diari del posto di lavoro. Dopo il processo di sistematizzazione dei dati, sono emersi temi come: famiglia, violenza, droga, deprivazione, progetti di vita, amicizie / relazioni e scuola, domande che sono state punti di partenza per l'analisi basati sugli obiettivi di ricerca. Nei dialoghi, e stato identificato che, in relazione al PASSATO, gli adolescenti hanno avuto relazioni conflittuali e non hanno pensato molto al futuro. In relazione al PRESENTE, portano l'esperienza traumatizzante della privazione della liberta, considerano la formulazione di un progetto di vita, ma non sono chiari su cosa sia. Ed in relazione al FUTURO, non hanno molte prospettive, oltre a studiare e lavorare per essere in grado di cambiare, che significa lasciarsi alle spalle la vita criminale. In questo modo, i risultati indicano l'assenza di progetti di vita nel passato, come nel presente e nel futuro, che fomentano l'intervento ed enfatizza l'importanza dell'istruzione sociale per queste persone. Parole Chiave: Adolescente in conflitto con la legge. Sviluppo umano. Istruzione. Progetto di vita.154 p. : il. (algumas color.).application/pdfAdolescentes infratoresEducaçãoPassado, presente e futuro : projetos de vida de adolescentes em privação de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA.pdfapplication/pdf1348604https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59493/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DE%20PAULA%20PEREIRA.pdfb3c2d20b97ef09fa7d13f2d83dd5cd4aMD51open access1884/594932019-05-28 13:23:35.019open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59493Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T16:23:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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