Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cassius Marcelus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34685
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Maria Baibich
id UFPR_84d8832c31599fa6d3cde1f5a85e5b73
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34685
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cruz, Cassius MarcelusBaibich, Tânia Maria, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-28T12:47:17Z2020-09-28T12:47:17Z2012https://hdl.handle.net/1884/34685Orientadora: Profª Drª Tania Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2012Inclui bibliografiaResumo: Desde o final do século XX e início do XXI, a população quilombola vem se afirmando como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e do precário atendimento dos serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, entre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao se basearem em uma lógica estratégica de reconhecimento, não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas incluídas na agenda governamental para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhada de uma série de reformulações derivadas da inscrição dessas demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc.) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná, foram analisados, com base em pesquisas em fontes orais e escritas, os elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de educação escolar quilombola durante o período de 2003 a 2010.Abstract: During the late twentieth century and the beginning of the twenty-first maroon population has been affirmed as the subject of law. Although still a reality marked by a history of social exclusion and precarious service of public services by the state, maroons and their mediators are slowly including their demands on the political agendas of federal, state and municipal governments, among them the educational demands. These demands, however, to be based on a logic of recognition are not limited to termination of the precariousness of the current state of care, but include expectations that public policies to be developed to contribute effectively to enhance their ways of life, raise their self-esteem and legitimize their social patterns of community self-actualization. The passage of these demands included in the government agenda for a step of specifying alternative is accompanied by a series of reformulations derived from the demands of enrollment in pre-existing guidelines, the disputes over the project model in which the action is based, as well as changes (changes of leadership, the organizational structure restructuration, change of responsibilities, etc.) in the state structure. Looking address how these reformulations occurred in preparing the School Maroon Pedagogical Proposal in Paraná is analyzed from the oral and written documents researches, elements that characterized the public policy cycle of maroon school education during the period from 2003 to 2010.199 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducação - ParanáQuilombos - EducaçãoQuilombos - Aspectos políticosEducaçãoTrajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdfapplication/pdf7393877https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/1/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf04483b61a402b297866a26e30a3fdc60MD51open accessTEXTR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain330584https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/2/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.txta5814ea2864bc47ddd9e9e7f9d177421MD52open accessTHUMBNAILR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/3/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.jpg2080b14fccb7cb99fbfe60b38f4ba6b7MD53open access1884/346852020-09-28 09:47:18.062open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-28T12:47:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
title Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
spellingShingle Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
Cruz, Cassius Marcelus
Dissertações
Educação - Paraná
Quilombos - Educação
Quilombos - Aspectos políticos
Educação
title_short Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
title_full Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
title_fullStr Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
title_full_unstemmed Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
title_sort Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
author Cruz, Cassius Marcelus
author_facet Cruz, Cassius Marcelus
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Cassius Marcelus
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação - Paraná
Quilombos - Educação
Quilombos - Aspectos políticos
Educação
topic Dissertações
Educação - Paraná
Quilombos - Educação
Quilombos - Aspectos políticos
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tania Maria Baibich
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T12:47:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T12:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34685
url https://hdl.handle.net/1884/34685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 f. : il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/1/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/2/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/3/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04483b61a402b297866a26e30a3fdc60
a5814ea2864bc47ddd9e9e7f9d177421
2080b14fccb7cb99fbfe60b38f4ba6b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860237280411648