Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34685 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Tania Maria Baibich |
id |
UFPR_84d8832c31599fa6d3cde1f5a85e5b73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34685 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cruz, Cassius MarcelusBaibich, Tânia Maria, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-28T12:47:17Z2020-09-28T12:47:17Z2012https://hdl.handle.net/1884/34685Orientadora: Profª Drª Tania Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2012Inclui bibliografiaResumo: Desde o final do século XX e início do XXI, a população quilombola vem se afirmando como sujeito de direito. Apesar de uma realidade ainda marcada por um histórico de exclusão social e do precário atendimento dos serviços públicos por parte do Estado, esses sujeitos e seus mediadores estão lentamente incluindo suas demandas nas agendas políticas dos governos federal, estaduais e municipais, entre elas as demandas educacionais. Essas demandas, entretanto, ao se basearem em uma lógica estratégica de reconhecimento, não se restringem à denúncia da precariedade do atual estado de atendimento, mas incluem expectativas de que as políticas públicas a serem desenvolvidas contribuam efetivamente para potencializar suas formas de vida, elevar sua autoestima social e legitimar seus padrões de autorrealização comunitária. A passagem dessas demandas incluídas na agenda governamental para uma etapa de especificação de alternativas é acompanhada de uma série de reformulações derivadas da inscrição dessas demandas em diretrizes pré-existentes, das disputas pelo modelo de projeto no qual a ação se baseia, bem como das mudanças (trocas de chefias, reestruturação do organograma, mudança de competências, etc.) na estrutura do Estado. Procurando abordar como ocorreram essas reformulações no processo de elaboração da Proposta Pedagógica Escola Quilombola e Etnodesenvolvimento no Paraná, foram analisados, com base em pesquisas em fontes orais e escritas, os elementos que caracterizaram o ciclo vital das políticas públicas de educação escolar quilombola durante o período de 2003 a 2010.Abstract: During the late twentieth century and the beginning of the twenty-first maroon population has been affirmed as the subject of law. Although still a reality marked by a history of social exclusion and precarious service of public services by the state, maroons and their mediators are slowly including their demands on the political agendas of federal, state and municipal governments, among them the educational demands. These demands, however, to be based on a logic of recognition are not limited to termination of the precariousness of the current state of care, but include expectations that public policies to be developed to contribute effectively to enhance their ways of life, raise their self-esteem and legitimize their social patterns of community self-actualization. The passage of these demands included in the government agenda for a step of specifying alternative is accompanied by a series of reformulations derived from the demands of enrollment in pre-existing guidelines, the disputes over the project model in which the action is based, as well as changes (changes of leadership, the organizational structure restructuration, change of responsibilities, etc.) in the state structure. Looking address how these reformulations occurred in preparing the School Maroon Pedagogical Proposal in Paraná is analyzed from the oral and written documents researches, elements that characterized the public policy cycle of maroon school education during the period from 2003 to 2010.199 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducação - ParanáQuilombos - EducaçãoQuilombos - Aspectos políticosEducaçãoTrajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdfapplication/pdf7393877https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/1/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf04483b61a402b297866a26e30a3fdc60MD51open accessTEXTR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain330584https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/2/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.txta5814ea2864bc47ddd9e9e7f9d177421MD52open accessTHUMBNAILR - D - CASSIUS MARCELUS CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/3/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.jpg2080b14fccb7cb99fbfe60b38f4ba6b7MD53open access1884/346852020-09-28 09:47:18.062open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-28T12:47:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
title |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
spellingShingle |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio Cruz, Cassius Marcelus Dissertações Educação - Paraná Quilombos - Educação Quilombos - Aspectos políticos Educação |
title_short |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
title_full |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
title_fullStr |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
title_full_unstemmed |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
title_sort |
Trajetórias, lugares e encruzilhadas na construção da política de educação escolar Quilombola no Paraná no início do III milênio |
author |
Cruz, Cassius Marcelus |
author_facet |
Cruz, Cassius Marcelus |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Cassius Marcelus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações Educação - Paraná Quilombos - Educação Quilombos - Aspectos políticos Educação |
topic |
Dissertações Educação - Paraná Quilombos - Educação Quilombos - Aspectos políticos Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Tania Maria Baibich |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-28T12:47:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-28T12:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/34685 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/34685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
199 f. : il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/1/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/2/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34685/3/R%20-%20D%20-%20CASSIUS%20MARCELUS%20CRUZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04483b61a402b297866a26e30a3fdc60 a5814ea2864bc47ddd9e9e7f9d177421 2080b14fccb7cb99fbfe60b38f4ba6b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860237280411648 |