O Programa Bolsa Família e a compreensão dos docentes da Escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53759 |
Resumo: | Orientador : Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga |
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Almeida, Olga Maria deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialBraga, Ramon de Oliveira Bieco2021-06-28T11:42:27Z2021-06-28T11:42:27Z2016https://hdl.handle.net/1884/53759Orientador : Msc. Ramon de Oliveira Bieco BragaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Salienta-se que diversas pessoas se apresentam em situação de pobreza ou de extrema pobreza, contemplando uma parcela da população que sofre com as desigualdades sociais. Diante o exposto, foi criado o Programa Bolsa Família que objetiva mudar a realidade social dessa população e possibilita caminhos alternativos para a melhoria de vida da mesma. Assim sendo, esse programa, que consiste em uma transferência de renda do governo federal para os beneficiários, vem de encontro com a necessidade de muitos cidadãos. Portanto, é de suma importância a compreensão dessa realidade visto que, a observação cotidiana dos diálogos entre os docentes da Escola Municipal 31 de Março, em Telêmaco Borba/PR, é que despertou a necessidade de se analisar o que pensam os docentes sobre o Programa Bolsa Família. A pesquisa teve como objetivo compreender como os professores concebem o Programa Bolsa Família, tendo em vista que os mesmos são constituídos em um grupo de vinte e três pessoas e cada qual tem uma singular percepção. Com base na aplicação de um questionário semiestruturado, buscou-se quantificar de forma dedutiva as respostas. Concluiu-se que os docentes entrevistados possuem preconceitos quanto à eficiência do Programa e assinala-se que os mesmos necessitam de formação continuada para que possam reconhecer e identificar o verdadeiro papel do Programa Bolsa Família, isto é, como foi criado dando ênfase na aquisição de conhecimento para esclarecer se o aluno tem direito a esse programa e como o mesmo não pode usá-lo da maneira que lhe convêm, ou seja, só porque ele foi classificado como pobre não tem o direito de adquirir produtos de sua necessidade. Nesse contexto, sugere-se que futuramente, a formação continuada se realize por meio de um Grupo de Estudos, realizado bimestralmente na instituição de ensino, ministrada por pessoas que conhecem o Programa.1 arquivo (16 p.).application/pdfProgramas de sustentaçao de rendaEscolas publicasPobrezaO Programa Bolsa Família e a compreensão dos docentes da Escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - OLGA MARIA DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf200292https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53759/1/R%20-%20E%20-%20OLGA%20MARIA%20DE%20ALMEIDA.pdfacc5261ece7f08459fdbd458157f8be0MD51open access1884/537592021-06-28 08:42:27.603open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-28T11:42:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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