Contextualização da saúde bucal como instrumento no ensino de biologia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/64033 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Elaine Machado Benelli |
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Silva, Cristiane Wenglarek daBenelli, Elaine Machado, 1970-Paba, Jaime, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-11T12:53:29Z2020-02-11T12:53:29Z2019https://hdl.handle.net/1884/64033Orientadora: Profª Drª Elaine Machado BenelliCoorientador: Prof. Dr. Jaime PabaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 18/07/2019Inclui referências: p. 57-62Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A falta de informação sobre os cuidados básicos e o desconhecimento da importância da manutenção da saúde bucal para qualidade de vida dos indivíduos contribui para manter a alta prevalência de doenças bucais entre os brasileiros. A educação em saúde bucal é uma necessidade, e as escolas, neste contexto, tornam-se indispensáveis como mediadoras deste conhecimento. Infelizmente, a abordagem deste tema a nível de Ensino Médio mostrou-se deficiente, sendo que os livros didáticos de biologia elaborados como material de apoio para o professor em sala de aula abordam o assunto dando preferência a transmissão de informações sem muita preocupação com a formação de indivíduos conscientes sobre a importância do autocuidado. A falta de informação sobre o assunto, somada as alterações fisiológicas e comportamentais inerentes da idade, fazem com que adolescentes sejam mais propícios a adquirirem alguma doença bucal. O tema saúde bucal pode ser amplamente explorado em todos os anos do Ensino Médio, fazendo parte dos diversos conteúdos da Biologia. Este pode ser incluído no estudo da célula, do metabolismo, dos ecossistemas, dos procariotos e nos temas relacionados a nutrição, higiene e saúde. Neste trabalho, os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018), do Ministério da Educação (MEC) foram analisados para verificar a forma como o assunto saúde bucal é abordado e a coerência científica das informações. Esta análise mostrou que a saúde bucal é trabalhada, mas não de forma eficiente. Além disso, as noções de saúde bucal e o seu efeito na qualidade de vida de estudantes entre 14 e 18 anos de idade do Ensino Médio do Colégio Estadual Duque de Caxias e Colégio Estadual São Mateus, no município de São Mateus do Sul, Paraná foram avaliadas pela aplicação de dois questionários: conhecimento em saúde bucal e OHIP-14 (Oral Health Impact Profile - 14), questionário validado e já utilizado em diversas pesquisas. 110 estudantes responderam aos dois questionários. O OHIP-14 mostrou a existência de impacto, sendo este maior em dois de seus domínios: a dor física e o desconforto psicológico. O questionário sobre conhecimento em saúde bucal destaca a falta de conhecimento de nossos adolescentes sobre a etiologia, prevenção e tratamento de doenças de boca, o que reforça a importância da educação em saúde bucal. A elaboração de recursos educacionais abertos (REAs) em forma de planos de aula contidos neste trabalho foram preparados de acordo com os tópicos da pesquisa em que os estudantes apresentaram maiores dificuldades. Estes REAs poderão ser usados como sugestão para auxiliar professores do Ensino Médio a trabalhar o tema saúde bucal em suas aulas de maneira mais plena. PALAVRAS-CHAVE: saúde bucal. Autocuidado. Adolescente. Biologia. Ensino fundamental e médio.Abstract: The lack of information about basic care and the unfamiliarity about the importance of the oral health's maintenance for the individual's quality of life contribute to the high prevalence of oral diseases among Brazilian people. Oral health education is a necessity and the schools, in this context, are indispensable as mediators of this kind of knowlegde. Unfortunately, this theme's approach in high school showed to be deficient, being that biology textbooks written to be the support material to high school teachers in classroom tend to focus only in the information transmition instead of focusing in the concern of awake the individual conscience about selfcare. The lack of information about the topic added to common physiological and behavioral changes make teenagers more vulnerable and susceptible to get any oral disease. Oral health can be widely explored in all high school years, taking part of the most different biology contents. It can be included in the study of cell, cell metabolism, ecosystems, prokaryote cells and in topics related to nutrition, hygiene and health. In this paper, the textbooks distributed by the National Textbook Program 2018 (PNLD 2018) from the Education Ministry (MEC) were analysed to verify the oral health's approach and if its scientific information is coherent. The analyses showed that oral health is addressed in an inefficient way. Besides that, the knowledge about oral health and its effect in the quality of life of high school students between the ages of 14 and 18 years old enrolled in Duque de Caxias High School and São Mateus High School, in São Mateus do Sul, Paraná were mesured after they answer to two interwiews: oral health knowledge and OHIP-14 (Oral Heath Impact Profile - 14), validated and used in many other researches. 110 students answered to both the interviews. The OHIP-14 showed the existence of impact, being it higher in two of its domains: physical pain and phycologic discomfort. The same results were shown in other studies. The interview about the knowledge about oral health showed the lack of knowledge adolescents have about the etiology, prevention, and treatment of oral health diseases, which reinforces the importance of oral health education. The formulation of open educational resources (OERs) offered as class plans worksheets in this study were prepared focusing in those topics students showed some lack of knowledge. These OERs can be used as suggestions to help high school teachers work on oral health education in their classes in a more fully way. Keywords: Oral health. Self-care. Adolescent. Biology. Middle and high school.103 p. : il. (algumas color.).application/pdfSaúde bucalCuidados pessoais com a saúdeAdolescentesBiologia - Estudo e ensinoContextualização da saúde bucal como instrumento no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANE WENGLAREK DA SILVA.pdfapplication/pdf4397752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64033/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20WENGLAREK%20DA%20SILVA.pdf00b166b3048c2e1187698e0630cd44c1MD51open access1884/640332020-02-11 09:53:29.55open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-11T12:53:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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