Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/2570 |
Resumo: | Orientador: Vladimir Antonio Paulon |
id |
UFPR_8695f43c5b6f443e1e6fc364ab5af04d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2570 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marques Filho, José, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilPaulon, Vladimir Antonio, 1938-Raeder Filho, Marcos2024-06-11T15:47:42Z2024-06-11T15:47:42Z2005https://hdl.handle.net/1884/2570Orientador: Vladimir Antonio PaulonCoorientador: José Marques FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: A disseminação de princípios relacionados à ciência dos materiais proporcionou um desenvolvimento tecnológico significativo do concreto nas últimas décadas. O desempenho mecânico, além da durabilidade são algumas das propriedades que mais evoluíram nesse período, resultando num produto com características singulares, denominado concreto de alta resistência (CAR). A utilização desse material é interessante ao permitir a redução de deformações, permeabilidade, seções de peças estruturais, custos, além de proporcionar maior velocidade de execução de obras, construção de vãos maiores em elementos estruturais, entre diversas outras características. A busca por um produto cada vez mais adequado em relação ao constante progresso da engenharia de materiais tem direcionado alguns estudos relacionados à utilização dos cimentos aluminosos como constituintes do concreto. O cimento aluminoso foi inicialmente desenvolvido na França, cujo objetivo era aumentar a durabilidade de estruturas de concreto sujeitas ao ataque por sulfatos. Contudo, devido a algumas propriedades distintas em relação ao cimento Portland, como alta resistência inicial, resistência à abrasão, desenvolvimento da resistência sob condições de baixa temperatura, propriedades refratárias, entre outras, estenderam sua aplicação a diversas áreas da construção. Entretanto, no Brasil não há um número razoável de estudos ou pesquisas publicadas relacionados à utilização do cimento aluminoso em aplicações estruturais ou quaisquer outras áreas da construção civil. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo principal a contribuição ao estudo do comportamento mecânico do concreto de alta resistência contendo cimentos aluminosos, mais especificamente, alguns dos fatores que influenciam a resistência à compressão e resistência à tração, como a adição de sílica ativa, relação água/aglomerante e o grau de hidratação. Para uma melhor compreensão do comportamento mecânico do concreto realiza-se uma investigação em sua microestrutura. Além disso, através de ensaios de compatibilidade, são analisados os efeitos de alguns dos principais aditivos superplastificantes comumente utilizados na produção de concreto de alta resistência com cimento Portland na reologia de misturas contendo cimentos aluminosos.Abstract: The dissemination of some principles related to the science of materials provided significant technological development of the concrete in the last past years. The mechanical performance, beyond the durability of such material, is some of the properties that had more evolved in this period, resulting in a product with singular characteristics, called High-Strength Concrete. The use of this material is interesting when allowing the reduction of deformations, permeability, sections of structural members, costs, besides providing a greater execution speed, and diverse other characteristics. The search for a better product related to the constant progress of the engineering of materials has directed studies related to the use of calcium-aluminate cements as constituents of concrete. The calcium-aluminate cement was originally developed in France, whose objective was to provide improve durability of concrete in sulphate bearing environments. However, due some unique properties comparing to Portland cements, as high initial resistance, abrasion resistance, rapid hardening under very cold climatic conditions, refractory properties, among others, extended the range of application to many other areas around the world. However, in Brazil there are not a reasonable number of studies or research published relating the use of the calcium-aluminate cements in structural applications or any other areas of civil engineering. Therefore, this work has as main objective the contribution to study the mechanical behavior of high-strength concrete using calcium-aluminate cements, more specifically, some of the factors that can influence the compressive strength and tensile splitting strength, as the use of silica fume, water/binder relation and age. For a better understanding of the mechanical behavior of concrete, a research on its microstructure is performed. Moreover, through compatibility assays, the effect of some of main superplasticizers admixtures frequently used to produce high-strength concretes using Portland cement are analyzed on the rheology of mixtures containing calcium-aluminate cements.xiii, 161f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalConcreto de alta resistenciaCimento de aluminaEngenharia CivilCaracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoRaeder.pdfapplication/pdf3927576https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf3206cc1d4ff295195596049aa58bb743MD51open accessTEXTDissertaçãoRaeder.pdf.txtExtracted Texttext/plain300747https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf.txta1309b58e080da45f5b8d9740a79cff1MD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoRaeder.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf.jpg91efc2e4f9da186c149a41d81dc7bea0MD53open access1884/25702024-06-11 12:47:43.029open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-11T15:47:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
title |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
spellingShingle |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) Raeder Filho, Marcos Concreto de alta resistencia Cimento de alumina Engenharia Civil |
title_short |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
title_full |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
title_fullStr |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
title_full_unstemmed |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
title_sort |
Caracterização do cimento aluminoso e sua aplicação em concretos de alta resistência (CAR) |
author |
Raeder Filho, Marcos |
author_facet |
Raeder Filho, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marques Filho, José, 1958- Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulon, Vladimir Antonio, 1938- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raeder Filho, Marcos |
contributor_str_mv |
Paulon, Vladimir Antonio, 1938- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concreto de alta resistencia Cimento de alumina Engenharia Civil |
topic |
Concreto de alta resistencia Cimento de alumina Engenharia Civil |
description |
Orientador: Vladimir Antonio Paulon |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-11T15:47:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-11T15:47:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/2570 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/2570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 161f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2570/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oRaeder.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3206cc1d4ff295195596049aa58bb743 a1309b58e080da45f5b8d9740a79cff1 91efc2e4f9da186c149a41d81dc7bea0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860199502315520 |