As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79842
Resumo: Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_869b3183a91635fb06e2880966ffd425
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79842
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-Nadolny, Lorena de FatimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-10-26T18:56:10Z2022-10-26T18:56:10Z2010https://hdl.handle.net/1884/79842Orientador: Marynelma Camargo GaranhaniCoorientador: Lorena de Fátima NadolnyMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : O objetivo da pesquisa é compreender de que modo a criança se apropria dos saberes da capoeira no contexto da Educação Física escolar e, a investigação foi realizada com as crianças de cinco/seis anos inseridas no 1o. ano do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Curitiba em que o professor apresenta práticas com a capoeira, como conteúdo da Educação Física escolar. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da capoeira na escola foram: Falcão (1996), Nadolny (2002) e Soares (2004); para culturas da infância foram: Sarmento (2003 e 2004) e Corsaro (2009); e para a pesquisa com crianças foram: Delgado e Müller (2005), Cerisara (2004) e Leite (1996). A coleta de dados envolveu o planejamento e a docência de aulas de capoeira em parceria com o professor de Educação Física da escola, onde as aulas eram fotografadas e serviam de mobilizador das conversas das crianças nas rodas de conversa que foram filmadas. Portanto a roda de conversa foi o instrumento metodológico. O estudo foi organizado em quatro eixos de análise: sequência de interações, a imaginação do real, o suporte do brincar e ideomovimentos. O suporte do brincar e ideomovimentos são os mediadores entre a interação e a imaginação do real. A cada interação a criança imagina o real, como uma projeção da situação vivida, a na sequência de interações esta imaginação se torna mais significativa onde os saberes se tornam próprios da criança.1 recurso online : PDF.application/pdfCapoeiraCriançasAtividade físicaAs culturas da infância na capoeira : o que falam as criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGO ANGELO DADALT 419633.pdfapplication/pdf695687https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79842/1/RODRIGO%20ANGELO%20DADALT%20419633.pdf0ec27ed8e5c28602b196e17cd29e6cdeMD51open access1884/798422022-10-26 15:56:10.835open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-26T18:56:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
title As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
spellingShingle As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-
Capoeira
Crianças
Atividade física
title_short As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
title_full As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
title_fullStr As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
title_full_unstemmed As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
title_sort As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
author Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-
author_facet Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Nadolny, Lorena de Fatima
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Crianças
Atividade física
topic Capoeira
Crianças
Atividade física
description Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T18:56:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T18:56:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79842
url https://hdl.handle.net/1884/79842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79842/1/RODRIGO%20ANGELO%20DADALT%20419633.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ec27ed8e5c28602b196e17cd29e6cde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860728418729984