As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79842 |
Resumo: | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani |
id |
UFPR_869b3183a91635fb06e2880966ffd425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79842 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982-Nadolny, Lorena de FatimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-10-26T18:56:10Z2022-10-26T18:56:10Z2010https://hdl.handle.net/1884/79842Orientador: Marynelma Camargo GaranhaniCoorientador: Lorena de Fátima NadolnyMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : O objetivo da pesquisa é compreender de que modo a criança se apropria dos saberes da capoeira no contexto da Educação Física escolar e, a investigação foi realizada com as crianças de cinco/seis anos inseridas no 1o. ano do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Curitiba em que o professor apresenta práticas com a capoeira, como conteúdo da Educação Física escolar. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da capoeira na escola foram: Falcão (1996), Nadolny (2002) e Soares (2004); para culturas da infância foram: Sarmento (2003 e 2004) e Corsaro (2009); e para a pesquisa com crianças foram: Delgado e Müller (2005), Cerisara (2004) e Leite (1996). A coleta de dados envolveu o planejamento e a docência de aulas de capoeira em parceria com o professor de Educação Física da escola, onde as aulas eram fotografadas e serviam de mobilizador das conversas das crianças nas rodas de conversa que foram filmadas. Portanto a roda de conversa foi o instrumento metodológico. O estudo foi organizado em quatro eixos de análise: sequência de interações, a imaginação do real, o suporte do brincar e ideomovimentos. O suporte do brincar e ideomovimentos são os mediadores entre a interação e a imaginação do real. A cada interação a criança imagina o real, como uma projeção da situação vivida, a na sequência de interações esta imaginação se torna mais significativa onde os saberes se tornam próprios da criança.1 recurso online : PDF.application/pdfCapoeiraCriançasAtividade físicaAs culturas da infância na capoeira : o que falam as criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGO ANGELO DADALT 419633.pdfapplication/pdf695687https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79842/1/RODRIGO%20ANGELO%20DADALT%20419633.pdf0ec27ed8e5c28602b196e17cd29e6cdeMD51open access1884/798422022-10-26 15:56:10.835open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-26T18:56:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
title |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
spellingShingle |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982- Capoeira Crianças Atividade física |
title_short |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
title_full |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
title_fullStr |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
title_full_unstemmed |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
title_sort |
As culturas da infância na capoeira : o que falam as crianças |
author |
Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982- |
author_facet |
Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Nadolny, Lorena de Fatima Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dadalt, Rodrigo Angelo, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
contributor_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira Crianças Atividade física |
topic |
Capoeira Crianças Atividade física |
description |
Orientador: Marynelma Camargo Garanhani |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T18:56:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T18:56:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79842 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79842/1/RODRIGO%20ANGELO%20DADALT%20419633.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ec27ed8e5c28602b196e17cd29e6cde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898846875418624 |