As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Angelo Hartmann, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72718
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Helena Midori Kashiwagi
id UFPR_86e6545c316bacbc6bd8e4a69e589390
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72718
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pires, Angelo Hartmann, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisKashiwagi, Helena Midori, 1967-2022-04-11T18:59:48Z2022-04-11T18:59:48Z2021https://hdl.handle.net/1884/72718Orientadora: Profª. Drª. Helena Midori KashiwagiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 19/02/2021Inclui referências: p. 88-91Resumo: Conhecer o espaço geográfico e suas características físicas, bióticas e sociais é de relevância para o entendimento do mesmo, e consequentemente proporcionar afetividade e sentimento de pertencimento aos lugares. Neste contexto, a presente dissertação de mestrado objetivou analisar a utilização e potencialidades das Geotecnologias no ensino das Ciências Ambientais em professores da educação básica matriculados no Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da UFPR Setor Litoral. Traz essa análise buscando entender qual é a contribuição e relação entre estas áreas. Serão elas complementares? Para encontrar estas respostas esse trabalho foi conduzido por meio de uma adaptação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, que neste caso, se constitui pela aplicação da pesquisa em fases, com ações específicas a partir de uma realidade, sendo: fase de observação onde são contemplados aspectos como definição do problema e objetivos, fase de discussão / teorização que corresponde a pesquisa bibliográfica e pôr fim a fase de execução, englobando a elaboração, aplicação e análise de questionários e também a produção de um curso de extensão online, até concluir a metodologia em uma nova realidade. Destaca-se que na fase de execução foram aplicadas estrategicamente duas técnicas de pesquisa, sendo: questionários via Google Formulários a um grupo específico com discentes do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB e a técnica Grupo Focal a outro grupo também deste programa. No entanto, além dessas técnicas de análise, o trabalho também se propôs a evidenciar as potencialidades das Geotecnologias através da indicação de ferramentas que podem ser aplicadas para a área das Ciências Ambientais, que estão em crescimento e podem ser abordadas a partir de diversos enfoques. Assim, na busca de contemplar esses objetivos, foi desenvolvido um curso de extensão online como produto final da dissertação. O curso foi elaborado na plataforma de criação de produtos e cursos Monetizze, é dividido em módulos temáticos, contempla videoaulas, descrições, materiais para download, relação de endereços eletrônicos para acesso a aplicativos, a web mapping e a base de dados geográficos. Sendo que este produto será disponibilizado de forma gratuita para a rede PROFCIAMB e docentes do ensino básico, como forma de gratidão e contribuição para o ensino das Ciências Ambientais.Abstract: Knowing the geographical space and its physical, biotic and social characteristics is of relevance to understand it and consequently promote affectivity and a feeling of belonging to the places. In this context, the present Master's dissertation analyses the use of Geotechnologies in the teaching of Environmental Sciences, attempting to understand the contribution and relationship between these areas. Are they complementary? To find these answers this work was carried out through an adaptation of the Methodology of Problematization with the Arch of Maguerez, which in this case consists in the application of the research in phases, with specific actions from a given reality. They are: observation phase, where aspects such as definition of the problem and objectives are considered, discussion / theorization phase, corresponding to the bibliographic research and finally the execution phase, comprising the elaboration, application and analysis of questionnaires and the production of an online extension course, until the conclusion of the methodology to a new reality. It is worth mentioning that in the execution phase two research techniques were strategically applied: questionnaires via Google Forms to a specific group with students from the Post-Graduate National Network for the teaching of Environmental Sciences - (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais) PROFCIAMB and the Focal Group technique was also applied to another group from the same programme. Besides these techniques of analysis, the paper also intended to highlight the potential of Geotechnologies by indicating tools that can be applied to the area of Environmental Sciences, which are undergoing growth and can be approached from various standpoints. Thus, in order to contemplate these objectives, an online extension course was developed as the final product of the dissertation. The course was developed through the Monetizze courses and product creation platform. It was divided into thematic modules and includes video lessons, descriptions, materials for download, list of addresses to access applications, web mapping and the geographical database. This product will be made available free of charge to the PROFCIAMB network and primary school teachers, as a form of gratitude and contribution to the teaching of Environmental Sciences.1 arquivo (100 p.) : PDF.application/pdfEducação ambientalGeotecnologiasCiencias ambientaisAs geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANGELO HARTMANN PIRES.pdfapplication/pdf7519051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72718/1/R%20-%20D%20-%20ANGELO%20HARTMANN%20PIRES.pdf8e081d55c680b3f0fda3d187403c706bMD51open access1884/727182022-04-11 15:59:48.609open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72718Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T18:59:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
title As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
spellingShingle As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
Pires, Angelo Hartmann, 1982-
Educação ambiental
Geotecnologias
Ciencias ambientais
title_short As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
title_full As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
title_fullStr As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
title_full_unstemmed As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
title_sort As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades
author Pires, Angelo Hartmann, 1982-
author_facet Pires, Angelo Hartmann, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Angelo Hartmann, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kashiwagi, Helena Midori, 1967-
contributor_str_mv Kashiwagi, Helena Midori, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Geotecnologias
Ciencias ambientais
topic Educação ambiental
Geotecnologias
Ciencias ambientais
description Orientadora: Profª. Drª. Helena Midori Kashiwagi
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T18:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T18:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72718
url https://hdl.handle.net/1884/72718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (100 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72718/1/R%20-%20D%20-%20ANGELO%20HARTMANN%20PIRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e081d55c680b3f0fda3d187403c706b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860683736809472