A significância do passado para professores de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34678
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_870d8bc899e7dc7be0b467dc5d6f4cff
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34678
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dosBufrem, Leilah Santiago, 1942-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-15T19:45:02Z2020-07-15T19:45:02Z2013https://hdl.handle.net/1884/34678Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago BufremTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,27/03/2013Inclui bibliografiaResumo: Investigação sobre as relações existentes entre o conceito denominado de segunda ordem, significância histórica e o de passado. A pesquisa parte do pressuposto de que os professores são sujeitos importantes dentro do contexto escolar e que o entendimento de suas ideias e suas crenças auxilia o entendimento do processo de aprendizagem histórica. Estuda as formas como eles entendem a epistemologia da ciência de referência. Os sujeitos desta investigação são dezessete professores de História de dez colégios de Ensino Médio na cidade de Curitiba, atuantes no quadro próprio do Magistério, participantes do processo de seleção do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - (PNLEM) e que receberam o livro escolhido em 2008 para utilização entre os anos de 2008 e 2011. Questiona qual a significância do conceito epistemológico de passado para os professores de História. No caso dos professores de História do Ensino Médio, pergunta o que torna um fenômeno histórico significativo e como esses professores definem a significância histórica dos fenômenos passados importantes para o entendimento da História. Para os professores, sujeitos participantes desta pesquisa, questiona as ideias relacionadas ao conceito de passado por eles perceptíveis nos dois livros didáticos escolhidos e recebidos através do PNLEM/2008. Define universo durante o andamento da pesquisa exploratória, inicialmente de natureza documental e em fase subsequente, empírica. Inicia o processo de construção da pesquisa com a análise da legislação, passando pelas informações identificadas e selecionadas como pertinentes nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e SEED-PR, pela construção do "Questionário Preliminar", "Questionário Piloto 1" e pela realização de entrevistas semiestruturadas. Constrói a tese sobre suportes teóricos de análise e investigação desenvolvidos por Michael Oakeshott (2003) e David Lowenthal (1989, 1998) que fundamentam as análises sobre o conceito de passado. Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b) é o autor responsável pelo referencial teórico sobre a Educação Histórica e consciência histórica. Peter Seixas (1994, 1997, 2005), Keith C. Barton (2001), Mimi Coughlin (2001), Keith C. Barton e Linda Levstik (2001), Alaric Dickinson e Peter Lee (1978), Tim Lomas (1990) são os referenciais teóricos para a análise do conceito de segunda ordem e significância histórica. Apresenta e discute a categorização desenvolvida sobre as ideias de passado dos professores de História. Categoriza as respostas dos professores em cinco grupos: passado estático, passado para criar empatia, passado como memória ou memorização, passado exemplar e passado para orientação. Nas considerações finais apresenta os resultados da tese de doutoramento que podem contribuir para a discussão sobre como o professor de História compreende a epistemologia da História e como o entendimento do conceito de passado apresentado pelos professores pode interferir no ensino e aprendizagem histórica. Apresenta também sugestões para novas pesquisas relacionadas com as ideias e as relações que os professores estabelecem com a epistemologia da ciência histórica.Abstract: Qualitative research on the relationship between the concept called Second Order, and Historical Significance of the Past. The research assumes that teachers are important subjects in the school context and studying their ideas and beliefs helps the understanding of historical learning process. This research studies the ways teachers understand the epistemology of reference science. The subjects of this investigation are seventeen history teachers from ten schools of high school in the city of Curitiba, acting within the framework of the teaching, which participated in the textbook selection Of Process of the National Textbook for High School - (PNLEM) and receiving the book chosen in 2008 for use between the years 2008 and 2011. The question that guided the research can be defined, what is the significance epistemological of Past for history teachers? For history teachers in high school which makes it a significant historical phenomenon? As these teachers define the Historical Significance of past phenomena, which are important for the understanding of history? For teachers, participants in this study, those ideas related to the concept of Past they perceive to be present in the two textbooks chosen and received via PNLEM/2008. The universe is defined during exploratory research, initially of documentary nature and subsequently empirical stage. This construction process was being conducted from research legislation, passing the information identified and selected as the relevant sites of the National Fund for Education Development (FNDE) and SEED-PR, by building the "Preliminary Survey", "Survey Pilot 1 "and carrying out semi-structured interviews. The thesis was built on theoretical framework support developed by Michael Oakeshott (2003) and David Lowenthal (1989, 1998) which underlies the analyzes of the concept of the Past. Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b) is the lead author on the theoretical and historical consciousness and Historical Education. Peter Seixas (1994, 1997, 2005), Keith C. Barton (2001), Mimi Coughlin (2001), Keith C. Barton and Linda Levstik (2001), Alaric Dickinson and Peter Lee (1978), Tim Lomas (1990) were the main theoretical framework for analyzing the concept of Second Order and Historical Significance. It presents and discusses the categorization developed on the ideas of the Past from history teachers. The teachers' responses were categorized into five groups: static past, past to create empathy, past as memory or storage, exemplary past and past for guidance. The final results presented contributions which may help in the discussion of how a history teacher understands History and epistemology and how understanding the concept of Past presented by teachers can interfere with History teaching and learning. It also presents suggestions for further research related to the ideas and relationships that teachers establish with the epistemology of historical science.262 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesHistoria - Estudo e ensinoProfessores de historiaEducaçãoA significância do passado para professores de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RITA DE CASSIA GONCALVES PACHECO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2130099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/1/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf5a4b000bcc85735b9d4ae17527fb1870MD51open accessTEXTR - T - RITA DE CASSIA GONCALVES PACHECO DOS SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain564578https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/2/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf.txt7ff03bdc0f4acacdd34a90ca7f2b9b1dMD52open accessTHUMBNAILR - T - RITA DE CASSIA GONCALVES PACHECO DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/3/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg4c325328aa444a3bf51a13b176a9f1b6MD53open access1884/346782020-07-15 16:45:02.912open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34678Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-15T19:45:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A significância do passado para professores de história
title A significância do passado para professores de história
spellingShingle A significância do passado para professores de história
Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
Teses
Historia - Estudo e ensino
Professores de historia
Educação
title_short A significância do passado para professores de história
title_full A significância do passado para professores de história
title_fullStr A significância do passado para professores de história
title_full_unstemmed A significância do passado para professores de história
title_sort A significância do passado para professores de história
author Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
author_facet Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Historia - Estudo e ensino
Professores de historia
Educação
topic Teses
Historia - Estudo e ensino
Professores de historia
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-15T19:45:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-15T19:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34678
url https://hdl.handle.net/1884/34678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/1/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/2/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34678/3/R%20-%20T%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20GONCALVES%20PACHECO%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a4b000bcc85735b9d4ae17527fb1870
7ff03bdc0f4acacdd34a90ca7f2b9b1d
4c325328aa444a3bf51a13b176a9f1b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860319468847104