A análise Schenkeriana e a ornamentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Renato Luciano de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/28018
Resumo: Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional.
id UFPR_87a5e6653faca01f92a1c687cb38be61
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28018
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vasconcelos, Renato Luciano deDudeque, Norton Eloy, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-09-11T18:23:15Z2012-09-11T18:23:15Z2012-09-11http://hdl.handle.net/1884/28018Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional.application/pdfSchenker, Heinrich, 1868-1935Dissertações - MusicaMusica - Analise, apreciaçãoAnalise schenkerianaTeoria musicalA análise Schenkeriana e a ornamentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdfapplication/pdf9747087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/1/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdfb544b103bc60aa5ae2ad81e243ae9d5cMD51open accessTEXTR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.txtR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain281659https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/2/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.txt8dc2b1505a78d1ae08659b41c111cf26MD52open accessTHUMBNAILR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.jpgR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/3/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpga9691bfb91d03068bd5e389f380ae9b1MD53open access1884/280182016-04-07 08:51:56.059open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28018Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A análise Schenkeriana e a ornamentação
title A análise Schenkeriana e a ornamentação
spellingShingle A análise Schenkeriana e a ornamentação
Vasconcelos, Renato Luciano de
Schenker, Heinrich, 1868-1935
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Analise schenkeriana
Teoria musical
title_short A análise Schenkeriana e a ornamentação
title_full A análise Schenkeriana e a ornamentação
title_fullStr A análise Schenkeriana e a ornamentação
title_full_unstemmed A análise Schenkeriana e a ornamentação
title_sort A análise Schenkeriana e a ornamentação
author Vasconcelos, Renato Luciano de
author_facet Vasconcelos, Renato Luciano de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dudeque, Norton Eloy, 1958-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Renato Luciano de
dc.subject.por.fl_str_mv Schenker, Heinrich, 1868-1935
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Analise schenkeriana
Teoria musical
topic Schenker, Heinrich, 1868-1935
Dissertações - Musica
Musica - Analise, apreciação
Analise schenkeriana
Teoria musical
description Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-11T18:23:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-11T18:23:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/28018
url http://hdl.handle.net/1884/28018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/1/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/2/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/3/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b544b103bc60aa5ae2ad81e243ae9d5c
8dc2b1505a78d1ae08659b41c111cf26
a9691bfb91d03068bd5e389f380ae9b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860357400035328