A análise Schenkeriana e a ornamentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/28018 |
Resumo: | Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional. |
id |
UFPR_87a5e6653faca01f92a1c687cb38be61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28018 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vasconcelos, Renato Luciano deDudeque, Norton Eloy, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-09-11T18:23:15Z2012-09-11T18:23:15Z2012-09-11http://hdl.handle.net/1884/28018Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional.application/pdfSchenker, Heinrich, 1868-1935Dissertações - MusicaMusica - Analise, apreciaçãoAnalise schenkerianaTeoria musicalA análise Schenkeriana e a ornamentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdfapplication/pdf9747087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/1/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdfb544b103bc60aa5ae2ad81e243ae9d5cMD51open accessTEXTR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.txtR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain281659https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/2/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.txt8dc2b1505a78d1ae08659b41c111cf26MD52open accessTHUMBNAILR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.jpgR - D - RENATO LUCIANO DE VASCONCELOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/3/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpga9691bfb91d03068bd5e389f380ae9b1MD53open access1884/280182016-04-07 08:51:56.059open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28018Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
title |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
spellingShingle |
A análise Schenkeriana e a ornamentação Vasconcelos, Renato Luciano de Schenker, Heinrich, 1868-1935 Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Analise schenkeriana Teoria musical |
title_short |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
title_full |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
title_fullStr |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
title_full_unstemmed |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
title_sort |
A análise Schenkeriana e a ornamentação |
author |
Vasconcelos, Renato Luciano de |
author_facet |
Vasconcelos, Renato Luciano de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dudeque, Norton Eloy, 1958- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Renato Luciano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Schenker, Heinrich, 1868-1935 Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Analise schenkeriana Teoria musical |
topic |
Schenker, Heinrich, 1868-1935 Dissertações - Musica Musica - Analise, apreciação Analise schenkeriana Teoria musical |
description |
Resumo: A análise schenkeriana é uma teoria controversa, causadora de diversos debates no decorrer do século XX devido ao seu vigor, precisão crítica e repercussão nas universidades americanas. Heinrich Schenker (1868-1935), teórico musical e crítico radicado em Viena, adotou a tradição clássica austro-germânica como modelo musical e ideológico. Para isso, fundamentou sua teoria analítica em tratados teóricos e práticos do século XVIII e nas obras do cânone clássico tonal. No entanto, temas abertamente relacionados ao emprego prático dos ornamentos em sua teoria - bem como o contexto e analogia com as "diminuições" com os tratados de ornamentação - ainda não foram enfocados com precisão pela musicologia. Neste trabalho, esclarecemos a influência dos ornamentos práticos neste pensamento analítico traçando um paralelo entre os seus significados práticos e estruturais. Para tal finalidade, percorremos os textos de Schenker (com ênfase especial em Der Freie Satz [1935]); os textos dos seguidores americanos Adele T. Katz (1887-1979), Allen Forte (1926), Felix Salzer (1904-1986) e Oswald Jonas (1897-1978); e o tratado de ornamentação Versuch über die wahre Art, das Clavier zu Spielen (1753) de C.P.E. Bach (1714-1788), no qual Schenker embasou sua obra. Contudo, o propósito maior deste trabalho, que visa refletir, revisar e expor novas possibilidades para uma adequada compreensão musical, não foi exatamente dirigido em defesa da "ideologia schenkeriana", ou qualquer outra que seja. Assim, nossa abordagem será útil não somente aos analistas, mas também aos intérpretes e aos compositores - principalmente, os últimos de linhagem pós-moderna que utilizam ferramentas analíticas como um recurso composicional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-11T18:23:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-11T18:23:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/28018 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/28018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/1/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/2/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28018/3/R%20-%20D%20-%20RENATO%20LUCIANO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b544b103bc60aa5ae2ad81e243ae9d5c 8dc2b1505a78d1ae08659b41c111cf26 a9691bfb91d03068bd5e389f380ae9b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860357400035328 |