O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67670
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
id UFPR_87d4b984b1bc4fe453badf238571886f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67670
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-Lorenzetti, Leonir, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T21:10:53Z2021-05-05T21:10:53Z2020https://hdl.handle.net/1884/67670Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 13/02/2020Inclui referências: p. 179-186Resumo: O conhecimento químico, representado pelos conteúdos relacionados à Química, faz parte do componente curricular de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), legislação em vigor atualmente. Assim, de acordo com o edital de 2019 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para os Anos Iniciais, os livros voltados à esta área e a este segmento devem estar alinhados à BNCC. O conhecimento químico nesse nível de ensino é um assunto pouco estudado academicamente. O problema de pesquisa que originou este trabalho consiste em: como as práticas científicas e epistêmicas estão presentes nos conteúdos que envolvem o conhecimento químico dispostos nos livros didáticos de Ciências, voltados aos anos iniciais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático? As práticas científicas correspondem a ações que remetem às realizadas por cientistas, como fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las. As práticas epistêmicas estão relacionadas a processos investigativos, como a proposição, a comunicação, a avaliação e a legitimação de ideias. A pesquisa é de natureza qualitativa, fazendo uso da análise documental como metodologia de pesquisa, tendo como metodologia de análise a Análise de Conteúdo de Bardin, com a construção de categorias que remetessem a busca de verbos e termos de ação dentro das unidades didáticas analisadas. Foram selecionadas 9 coleções de livros de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovadas pelo Guia do PNLD 2019, totalizando 45 exemplares, tendo como parâmetros de análise o conhecimento químico e as práticas científicas e epistêmicas, sendo selecionadas 604 páginas que continham o conhecimento químico. Dessas, 26,3% e 20,8% correspondiam ao 1º e ao 2º ano, respectivamente. Com relação ao 4º ano, foram encontrados 41,2% das páginas, representando a maior parte. Para o 3º ano e 5º ano, foram encontrados 1,82% e 9,76%. Como resultados principais, temos: a presença de 385 verbos ou termos de ação relacionados às práticas científicas, com destaque para ações de observação, investigação e questionamentos e a presença de 282 verbos ou termos de ação relativos às práticas epistêmicas, com destaque para práticas que fomentavam a emissão de opinião, a escrita, a escolha e a discussão de ideias. A alta frequência de práticas científicas, em detrimento das práticas epistêmicas, pode ser justificada pelo modo histórico e tradicional que o ensino de Ciências foi desenvolvido ao longo dos anos, no qual eram valorizadas abordagens tradicionais que tendiam para o tecnicismo. Com a implementação da BNCC e o apoio ao Ensino por Investigação, dentro da componente curricular de Ciências, espera-se que esse cenário evolua, de modo que as práticas científicas e epistêmicas apareçam concomitantemente nos livros didáticos. Palavras-chave: Conhecimento químico. Anos iniciais. Práticas científicas. Práticas epistêmicas. PNLD.Abstract: Chemical knowledge, represented by the contents related to Chemistry, is one of the subjects in elementary school science curriculum, according to Brazilian official documents, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - legislation currently in force. Based on the 2019 notice of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) for elementary school, teaching books aimed at this area and this segment must be aligned with the BNCC document. Carrying out research about Chemical knowledge at this age range is not very common, as shown CAPES thesis and dissertation database. The main question that guided and motivated this academic paper was: How scientific and epistemic practices are present in the contents that involve chemical knowledge in science textbooks, focused on the elementary school, approved by the Programa Nacional do Livro Didático? Scientific practices are related to actions that refer to those carried out by scientists, such as making observations, thinking hypotheses, and then trying to prove the scientific object. Epistemic practices are related to investigative processes, with the proposition of, communication, evaluation, and legitimization of ideas. This academic research is grounded in qualitative research. Bardin's content analysis was the base to analysis and develop different categories to refer to action verbs and action terms withing the didactic units analyzed. Nine Science book collections from the elementary school were approved by PNLD Guide 2019, 45 copies, being part of the subject chemical knowledge the scientific and epistemic practices as parameters of analysis. Also, those 45 copies were analyzed, being selected, and analyzed 604 pages of the initial years. These 604 pages, 26.3% and 20.8% correspond to the chemical knowledge in 1st and 2nd grade. In relation to the number of pages to the 4th grade, 41.2% of the pages were found chemical knowledge, representing the majority. For the 3rd grade and 5th grade, 1.82% and 9.76% were found chemical knowledge. The main results are the presence of 385 verbs or terms of action related to scientific practices, with emphasis on observation, investigation and questioning actions and the presence of 282 verbs or terms of action related to epistemic practices, with emphasis on practices that encouraged to share his or her opinions', the writing, choice and discussion of ideas. The regular frequency of scientific practices, to the detriment of epistemic practices, can be founded by the historical and traditional way that science has been taught and developed over the years, and also where traditional approaches were valued tended towards technicality. The BNCC document and the support for Teaching by Research, within the curricular component of Sciences, it is expected that this scenario will evolve to scientific and epistemic practices work simultaneously in textbooks. Keywords: Chemical knowledge. Elementary school. Scientific practice. Epistemic practice.1 arquivo (186 p.) : il. (algumas color.).application/pdfLivro didáticoCiências (Ensino fundamental)Ciencias - Estudo e ensinoQuímica (Primeiro grau)MatemáticaO conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLARIANNA FERREIRA DE MATOS.pdfapplication/pdf7845191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67670/1/R%20-%20D%20-%20CLARIANNA%20FERREIRA%20DE%20MATOS.pdfd131d88320c9dd58b9651c1c4a892facMD51open access1884/676702021-05-05 18:10:53.555open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67670Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:10:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
title O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
spellingShingle O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-
Livro didático
Ciências (Ensino fundamental)
Ciencias - Estudo e ensino
Química (Primeiro grau)
Matemática
title_short O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
title_full O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
title_fullStr O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
title_full_unstemmed O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
title_sort O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
author Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-
author_facet Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Clarianna Ferreira de, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ciências (Ensino fundamental)
Ciencias - Estudo e ensino
Química (Primeiro grau)
Matemática
topic Livro didático
Ciências (Ensino fundamental)
Ciencias - Estudo e ensino
Química (Primeiro grau)
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T21:10:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T21:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67670
url https://hdl.handle.net/1884/67670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (186 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67670/1/R%20-%20D%20-%20CLARIANNA%20FERREIRA%20DE%20MATOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d131d88320c9dd58b9651c1c4a892fac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860725973450752