Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jociele dos Santos, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66386
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos
id UFPR_88987f430085669f3db507870df0332c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66386
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Jociele dos Santos, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalSantos, Carlos Henrique dos, 1951-2021-03-03T13:43:50Z2021-03-03T13:43:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/66386Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Defesa : Curitiba, 20/09/2019Inclui referências: p. 88Resumo: O principal objetivo do presente trabalho é causar no leitor uma reflexão sobre como o Teorema de Tales e o Teorema de Pitágoras vêm sendo abordado no Ensino Fundamental e Médio. Além de investigarmos como essa abordagem é feita, algumas sugestões são apresentadas. Outro objetivo, não menos importante, é mostrar que o Teorema de Pitágoras e o Postulado das Paralelas são equivalentes, diferente do que estamos acostumados a ver em livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), nos quais o Teorema de Pitágoras parte do Postulado das Paralelas. Palavras-chave: Teorema de Pitágoras, Teorema de Tales, Postula das Paralelas.Abstract: The main objective of this paper is to cause the reader to reflect on how the Tales Theorem and the Pythagorean Theorem have been approached in elementary and high school. In addition to investigating how this approach is made, some suggestions are presented. Another, not least, objective is to show that the Pythagoras Theorem and the Parallel Postulate are equivalent, different from what we are used to seeing in math textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD), in which the Pythagoras part of the Parallel Postulate. Keywords: Pythagorean Theorem, Thales Theorem, Parallel Postulate.88 p. : il. (algumas color.).application/pdfPitagoras, Teorema deEducação matemáticaUma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOCIELE DOS SANTOS SILVA.pdfapplication/pdf5863888https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66386/1/R%20-%20D%20-%20JOCIELE%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf81d4cb2b692839dee6a54d8369858015MD51open access1884/663862021-03-03 10:43:50.627open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66386Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-03T13:43:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
title Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
spellingShingle Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
Silva, Jociele dos Santos, 1987-
Pitagoras, Teorema de
Educação matemática
title_short Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
title_full Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
title_fullStr Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
title_full_unstemmed Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
title_sort Uma breve análise do ensino do teorema de Pitágoras e sua relação com o postulado das paralelas
author Silva, Jociele dos Santos, 1987-
author_facet Silva, Jociele dos Santos, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jociele dos Santos, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Carlos Henrique dos, 1951-
contributor_str_mv Santos, Carlos Henrique dos, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Pitagoras, Teorema de
Educação matemática
topic Pitagoras, Teorema de
Educação matemática
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-03T13:43:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-03T13:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66386
url https://hdl.handle.net/1884/66386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66386/1/R%20-%20D%20-%20JOCIELE%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81d4cb2b692839dee6a54d8369858015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860807217119232