Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72530 |
Resumo: | Orientador: Profa. Dra. Ivanilda Higa |
id |
UFPR_88a3ca9ae524f37e4dd82d8c2851eca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72530 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Milani, Iankie Gabriel, 1987-Higa, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-11-29T18:37:15Z2021-11-29T18:37:15Z2021https://hdl.handle.net/1884/72530Orientador: Profa. Dra. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/04/2021Inclui referências: p. 123-128Resumo: Esta pesquisa localiza-se no campo de formação de professores, onde defende-se os modelos de racionalidade crítica de formação docente a partir de Diniz-Pereira (2014). O objetivo geral do estudo é o analisar as dimensões constituintes dos alunos, a partir da perspectiva histórico-cultural, a serem consideradas em ações docentes de estagiários, num modelo crítico de formação professores de Física. A partir da teoria de Vygotsky, em conjunto com uma revisão de literatura, definiram-se quatro dimensões constituintes dos alunos: cognitiva, cultural, socioeconômica e ambiental. O referencial teórico acerca da perspectiva histórico-cultural é pautado, além de Vygotsky (1991; 2008), em Stoltz (2012) de maneira geral, Martins e Rabatini (2009) acerca da concepção de cultura em Vygotsky e Rosa e Rosa (2004) na relação entre Vygotsky e a escola. Assim, foram elaborados quatro objetivos específicos: (1) Propor dimensões constituintes dos alunos, a partir da perspectiva histórico-cultural, que podem ser consideradas nas ações docentes em aulas de Física; (2) Identificar quais dimensões constituintes dos alunos são indicadas por estagiários de Física para o planejamento de aulas; (3) Identificar quais dimensões constituintes dos alunos foram privilegiadas nas ações docentes de estagiários de Física; e (4) Analisar de que forma as dimensões constituintes dos alunos foram incorporadas às aulas ministradas no estágio por estagiários de Física. A partir de uma abordagem qualitativa, foram utilizados questionários em dois momentos, um junto a vinte e um estagiários no que denominamos de estudo piloto e outro, devido ao contexto da pesquisa, frente a três licenciandos em Física que haviam realizado recentemente seus estágios de docência. Foi possível perceber que os estagiários priorizam a dimensão cognitiva através da utilização das concepções prévias dos alunos. Em seguida, foi realizada uma análise da produção acadêmica no âmbito do estágio, de dois dos três licenciandos e entrevistas compreensivas (Zago, 2003) junto aos mesmos. Após as análises percebeu-se que um dos estagiários desenvolveu posturas que consideram os alunos como os sujeitos historicamente situados e o contexto social e cultural dos sujeitos, visto as dimensões cognitiva, socioeconômica e cultural dos alunos que o estagiário se apropriou durante as ações docentes no estágio. Os elementos pertencentes às dimensões cognitiva e cultural foram bastante explorados pelo futuro professor durante o planejamento e implementação das aulas e acabaram influenciando a investigação realizada no âmbito de seu estágio de docência. O segundo licenciando investigado esteve bem atento à dimensão cognitiva de seus alunos, visto que desenvolveu suas atividades de estágio norteado pela proposta de perfil conceitual. Por outro lado, não foi possível evidenciar apropriações das dimensões socioeconômicas, culturais e ambientais dos alunos, pelo licenciando, em suas ações docentes. Por fim, considera-se que o presente trabalho contribui para um exercício de articulação entre duas importantes linhas de pesquisa no Ensino de Ciências, as pesquisas que se preocupam com as concepções prévias e as que consideram o contexto dos alunos e/ou das escolas. Nessa proposta a perspectiva histórico-cultural é o ponto de partida para que se pense uma formação de professores de física à luz dos modelos de racionalidade crítica.Abstract: This research is situated on the field of teacher education, in which the models of critical rationality of teacher education are defended by Diniz-Pereira (2014). The general objective of the study is to analyze the constituent dimensions of students considered by interns in teaching practices, from the historical-cultural perspective in a critical model of physics teacher training. Based in Vygotsky's theory, along with a literature review, four constituent dimensions of the students were defined: cognitive, cultural, socioeconomic and environmental. The theoretical framework about the historical-cultural perspective is based, in addition to Vygotsky (1991; 2008), on Stoltz (2012), and also in the researches of Martins and Rabatini (2009) about the conception of culture in Vygotsky and Rosa and Rosa (2004) in the relationship between Vygotsky and the school. Thus, four specific objectives were elaborated: (1) Propose constituent dimensions of the students, from the historical-cultural perspective, which can be considered in teaching practice in physics classes; (2) Identify which constituent dimensions of the students are indicated by physics interns for the planning of classes; (3) Identify which constituent dimensions of the students were privileged in the teaching practices of physics interns; and (4) Analyze how the constituent dimensions of the students were incorporated into the classes taught in the internship by physics interns. From a qualitative approach, questionnaires were used in two moments, the first with twenty-one interns in what we call a pilot study and the other, due to the context of the research, with three physics undergraduates students who had recently completed their teaching internships. It was possible to notice that the interns prioritize the cognitive dimension through the use of the students' previous conceptions. Then an analysis of the academic production under the internship was carried out of two of the three undergraduate students and also comprehensive interviews (Zago, 2003) with them. After the analyses it was noticed that one of the interns developed postures that consider the students as subjects historically situated and the social and cultural context of the subjects given the cognitive, socioeconomic and cultural dimensions of the students that the intern appropriated during the teaching actions in the internship. The elements belonging to the cognitive and cultural dimensions were greatly explored by the future teacher during the planning and implementation of the classes and ended up influencing the research carried out within the scope of his teaching internship. The second undergraduate student investigated was very attentive to the cognitive dimension of his students, because he developed his internship activities under the proposal of concept appropriations of the socioeconomics, cultural and environmental dimensions of the students, by undergraduate student on his teaching practices. Finally, it is considered that the present work contributes to an exercise of articulation between two important lines of research in Science Teaching, researches that are concerned with previous conceptions and those that consider the context of students and/or schools. In this proposal, the historical-cultural perspective is a starting point for thinking about the formation of physics teachers in the light of models of critical rationality.1 arquivo (139 p.) : PDF.application/pdfFísica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoCiências - Estudo e ensinoEstágio supervisionadoEducaçãoDimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IANKIE GABRIEL MILANI.pdfapplication/pdf2107984https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72530/1/R%20-%20D%20-%20IANKIE%20GABRIEL%20MILANI.pdf0997314f87e583b926562d708f9d2396MD51open access1884/725302021-11-29 15:37:15.954open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72530Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:37:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
title |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
spellingShingle |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos Milani, Iankie Gabriel, 1987- Física - Estudo e ensino Professores - Formação Ciências - Estudo e ensino Estágio supervisionado Educação |
title_short |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
title_full |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
title_fullStr |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
title_full_unstemmed |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
title_sort |
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos |
author |
Milani, Iankie Gabriel, 1987- |
author_facet |
Milani, Iankie Gabriel, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Higa, Ivanilda, 1970- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Iankie Gabriel, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Professores - Formação Ciências - Estudo e ensino Estágio supervisionado Educação |
topic |
Física - Estudo e ensino Professores - Formação Ciências - Estudo e ensino Estágio supervisionado Educação |
description |
Orientador: Profa. Dra. Ivanilda Higa |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T18:37:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-29T18:37:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72530 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (139 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72530/1/R%20-%20D%20-%20IANKIE%20GABRIEL%20MILANI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0997314f87e583b926562d708f9d2396 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898867254493184 |