Resiliência na educação do ensino noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kozlinskei, Francyanne
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55575
Resumo: Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
id UFPR_897bb9924ae5829de9fbf7db150bec79
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55575
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kozlinskei, FrancyanneCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-09T14:05:28Z2020-01-09T14:05:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/55575Orientadora : Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico sobre o tema, resiliência no ensino noturno, e utiliza como fundamentação o referencial de Costa e Koslinski (2006), Freire (1996), Freitas (2016), Silva e Lourencetti (1995), Bourdieu e Champagne (2007), dentre outros. O artigo apresenta uma abordagem que entende que os docentes, a escola como um todo e o governo devem assegurar o direito à participação social, a cidadania, educação de qualidade e ensinoaprendizagem de acordo com a realidade escolar dos alunos e da instituição, de modo consciente. Sob esta ótica, acredita-se que é possível, sim, que os alunos compreendam e tenham uma postura crítica e transformadora de sua realidade social. Todavia, para que esta educação emancipadora aconteça, como se deve ensinar? Conjecturando sobre este impasse, e buscando compreender, para rever e tentar superar práticas docentes há muito arraigadas, realizou-se esta pesquisa em uma escola da rede pública do estado do Paraná, através da aplicação de questionários semi-estruturados, que foram respondidos pelos estudantes. Desta forma, buscou-se analisar, sob a ótica discente, aspectos referentes à prática docente no Ensino Noturno, aos métodos e didáticas de ensino que são adotadas pelos professores deste período, nos anos finais do Ensino Fundamental. Existe uma crítica persistente, por parte dos docentes, de que os alunos do ensino noturno, diferente dos demais turnos, são de idade fora de série, indisciplinados, usam drogas e álcool, são de classe menos favorecida, moças grávidas, todavia, que tipo de aula está sendo planejada para a realidade desses alunos(as)? Está sendo igual aos outros turnos? Está sendo realizada a flexibilização curricular? Esta reflexão é necessária, pois um fator importante que difere os estudantes do ensino noturno dos demais alunos atendidos nos outros períodos é a baixa autoestima, a falta de motivação. Potencializadas por outro universo de vida, do aluno trabalhador, das violências domésticas, da falta de visão de futuro próprio, há muitos mais fatores imbricados neste contexto. Ao término da pesquisa,dentre outras considerações, constatou-se a importância de ouvir e de ser um professor que marque estas vidas, transforme parte delas e realize a maior forma de lecionar, que é, sob nosso ponto de vista, amar sua profissão e entendê-la para atendê-los, pois são seres humanos que precisam de pessoas que não desistam deles.21 p.application/pdfEstudantes de escolas noturnasEducação de adultosResiliência na educação do ensino noturnoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FRANCYANNE KOZLINSKEI.pdfapplication/pdf851894https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55575/1/R%20-%20E%20-%20FRANCYANNE%20KOZLINSKEI.pdf4b4107d99f61145b633f8877a654e076MD51open access1884/555752020-01-09 11:05:28.262open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-09T14:05:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resiliência na educação do ensino noturno
title Resiliência na educação do ensino noturno
spellingShingle Resiliência na educação do ensino noturno
Kozlinskei, Francyanne
Estudantes de escolas noturnas
Educação de adultos
title_short Resiliência na educação do ensino noturno
title_full Resiliência na educação do ensino noturno
title_fullStr Resiliência na educação do ensino noturno
title_full_unstemmed Resiliência na educação do ensino noturno
title_sort Resiliência na educação do ensino noturno
author Kozlinskei, Francyanne
author_facet Kozlinskei, Francyanne
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Fabiana Thomé da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Kozlinskei, Francyanne
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de escolas noturnas
Educação de adultos
topic Estudantes de escolas noturnas
Educação de adultos
description Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-09T14:05:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-09T14:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55575
url https://hdl.handle.net/1884/55575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55575/1/R%20-%20E%20-%20FRANCYANNE%20KOZLINSKEI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b4107d99f61145b633f8877a654e076
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898875621081088