Tecnologia educacional para cuidadores de pessoas idosas com limitações pós-acidente vascular cerebral
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87875 |
Resumo: | Orientador (a): Profª. Drª. Tatiane Prette Kuznier |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeKuznier, Tatiane Prette, 1979-Borba, Fabrícia Lucca2024-05-08T12:51:49Z2024-05-08T12:51:49Z2024https://hdl.handle.net/1884/87875Orientador (a): Profª. Drª. Tatiane Prette KuznierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 29/02/2024Inclui referênciasResumo: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é caracterizado como um déficit neurológico atribuído a uma lesão aguda do sistema nervoso central por uma causa vascular. Constitui-se uma das principais causas de mortes, acometendo principalmente a população idosa e, diante das incapacidades impostas pelo AVC, surge a necessidade de cuidados, que são frequentemente realizados pelo cuidador familiar. Este estudo teve como objetivo construir uma tecnologia educacional direcionada aos cuidadores familiares de pacientes idosos pós-Acidente Vascular Cerebral, dependentes de cuidados básicos para as atividades de vida diária, isto é, uma tecnologia em formato de vídeo, constituindo o produto desta pesquisa. Trata-se de estudo metodológico, realizado em uma unidade de internamento de pacientes neurológicos em um hospital universitário de grande porte localizado na região Sul do país. A amostra foi composta por 14 juizes especialistas em neurologia e/ou gerontologia do território nacional e 15 cuidadores familiares de idosos. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro a fevereiro de 2024. O estudo foi composto por três etapas: 1) Pré-produção: construção da sinopse, argumento, roteiro e storyboard do vídeo educacional, para essa etapa foi realizada uma revisão integrativa, visando fundamentação teórica para o desenvolvimento do roteiro para tecnologia educacional com posterior validação do conteúdo do vídeo por juízes especialistas, por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES). Para análise do instrumento foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o valor considerado aceitável quando o resultado da proporção de concordância entre os juízes especialistas foi igual ou superior a 0,78; 2) Produção: construção do vídeo educacional e avaliação do vídeo pelos cuidadores familiares dos idosos internados na Neurologia, por meio do instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), com avaliação do conteúdo, exigência de alfabetização, ilustrações, layout e apresentação e adequação cultural; 3) Pós-produção: edição e versão final do vídeo educacional para posterior divulgação. Como resultado da pesquisa, identificado na literatura quais orientações os cuidadores e/ou familiares de pessoa idosas que sofreram AVC deveriam receber sobre os cuidados pós-AVC no preparo para a alta hospitalar. Realizada produção do roteiro do vídeo, que foi validado pela concordância dos juízes especialistas (IVC= 0,93). O vídeo foi composto por 51 cenas em resolução Full HD, com duração de 8 minutos. Houve 99% de concordância entre os cuidadores familiares de idosos participantes, tornando-o adequado e validado. Após finalização dessa etapa, foi preenchido o requerimento para emissão do certificado de produto brasileiro do vídeo educacional na Agência Nacional do Cinema, divulgado em plataforma digital YouTube. O vídeo demonstrou-se uma ferramenta que auxiliou na aquisição de conhecimentos fundamentais sobre o tema, uma vez que é uma forma de disseminar informações de forma atraente, simples, dinâmica e democrática. O produto desenvolvido tem a potencialidade de ser replicado em outras unidades da instituição que atendam ao mesmo perfil de pacientes, uma vez que a tecnologia proporciona orientações e esclarecimentos aos cuidadores familiares de idosos sobre o tema.Abstract: Cerebral Vascular Accident (CVA) is characterized as a neurological deficit attributed to an acute injury of the central nervous system due to a vascular cause. It is one of the main causes of death, affecting mainly the elderly population and, given the disabilities imposed by stroke, the need for care arises, which is often carried out by the family caregiver. This study aimed to build an educational technology aimed at family caregivers of elderly post-stroke patients, dependent on basic care for activities of daily living, that is, a technology in video format, constituting the product of this research. This is a methodological study, carried out in an inpatient unit for neurological patients in a large university hospital located in the southern region of the country. The sample was made up of 14 judges specializing in neurology and/or gerontology from the national territory and 15 family caregivers of the elderly. Data collection took place from December to February 2024. The study consisted of three stages: 1) Preproduction: construction of the synopsis, argument, script and storyboard of the educational video, for this stage an integrative review was carried out, aiming at theoretical foundation for the development of the script for educational technology with subsequent validation of the video content by expert judges, through the Health Educational Content Validation Instrument (IVCES). To analyze the instrument, the Content Validity Index (CVI) was used and the value was considered acceptable when the result of the proportion of agreement between the expert judges was equal to or greater than 0.78; 2) Production: construction of the educational video and evaluation of the video by family caregivers of elderly people hospitalized in Neurology, using the Suitability Assessment of Materials (SAM) instrument, with content evaluation, literacy requirements, illustrations, layout and presentation and cultural suitability; 3) Postproduction: editing and final version of the educational video for subsequent dissemination. As a result of the research, the literature identified what guidance caregivers and/or family members of elderly people who suffered a stroke should receive regarding post-stroke care in preparation for hospital discharge. The video script was produced, which was validated by the agreement of the expert judges (IVC= 0.93). The video was composed of 51 scenes in Full HD resolution, lasting 8 minutes. There was 99% agreement among family caregivers of participating elderly people, making it appropriate and validated. After completing this stage, the application was completed to issue the Brazilian product certificate for the educational video at the National Cinema Agency, published on the YouTube digital platform. The video proved to be a tool that helped in the acquisition of fundamental knowledge on the topic, as it is a way of disseminating information in an attractive, simple, dynamic and democratic way. The developed product has the potential to be replicated in other units of the institution that serve the same patient profile, as the technology provides guidance and clarification to family caregivers of elderly people on the topic.1 recurso online : PDF.application/pdfAcidente vascular cerebralIdososCuidadoresEnfermagemTecnologia educacional para cuidadores de pessoas idosas com limitações pós-acidente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABRICIA LUCCA BORBA.pdfapplication/pdf8640016https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87875/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIA%20LUCCA%20BORBA.pdf2a6c72f308fdad9e7711c8eef7956250MD51open access1884/878752024-05-08 09:51:49.213open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87875Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-08T12:51:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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