Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valcanover, Camila Augusta, 1976-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60915
Resumo: Orientadora: Profa Dra Elisa Maria Dalla-Bona
id UFPR_8a684b0b84058152aa7132ddefc63578
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60915
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Valcanover, Camila Augusta, 1976-Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2019-05-28T17:52:47Z2019-05-28T17:52:47Z2018https://hdl.handle.net/1884/60915Orientadora: Profa Dra Elisa Maria Dalla-BonaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 03/09/2018Inclui referências: p.151-159Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação teórica foi construída principalmente com base nas noções de letramento literário de Cosson (2014 a,b); na caracterização das estruturas narrativas de Reuter (2014); na concepção de aluno-autor de Tauveron 92014); na análise de textos de autores debutantes de Ferreiro e Siro (2010); na construção do ethos discursivo segundo a perspectiva de Calkins (1989). A metodologia empregada exigiu a inserção da pesquisadora na escola onde é professora de Língua Portuguesa das turmas envolvidas, o planejamento das atividades para realização da sequência didática expandida sugerida por Cosson (2014 a), a aplicação dessa sequência e a avaliação dos resultados. Foram analisados textos de natureza literária produzidos por alunos-autores, na perspectiva de Ferreiro e Siro, Calkins e Reuter. Para o estudo desses textos, escritos com intenção literária pelos alunos-autores, foram consideradas a escolha de fatores estruturantes: a verossimilhança, a mimese, a expressividade, a lógica e a progressão textual. Os resultados apontam para a eficácia da sequência didática expandida como metodologia para construção e consolidação do letramento literário na escola, para a importância da partilha de leituras entre estudantes como forma de incentivo à formação do leitor. Apontam também que, além do incentivo à criatividade, é necessário ensinar ao aluno-autor modos para explorar a construção do ethos discursivo. Palavras-chave: Letramento Literário. Ensino Fundamental. Sequência Didática Expandida. Aluno-Autor.Abstract: This paper brings by means of a qualitative research, based on the research- action method, the analysis of the literary literacy process in three sixth year's classes in a public school from Curitiba. The theoretical foundation was mainly built on Cosson's literary literacy concepts (2014 a,b); on Reuter's narrative structures characterization (2014); on Tauveron's student- author conception (2014); on Ferreira and Siro's beginner authors' text analysis (2010); on the discursive ethos construction, according to Calkin's prospect (1989). The methodology used has required the researcher's insertion in the school where she teaches the Portuguese Language to the involved classes, the activity planning for implementing the expanded pedagogic sequence suggested by Cosson (2014 a), the implementation of this sequence and the results evaluation. Texts of literary nature, produced by student-authors, were analyzed on Ferreiro and Siro's, Calkins' and Reuter's prospects. For the study of these texts, written with literary intent by the student-authors, there has been considered the choice of structuring factors: the verisimilitude, the mimesis, the expressiveness, the logic and the textual progression. The results aim at the effectiveness of the expanded pedagogic sequence as a methodology for school's literary literacy construction and consolidation, and at the importance of shared readings between students as an incentive for the formation of the reader. They also point out that, in addition to encouraging creativity, it is necessary to teach the student author strategies to explore the construction of the discursive ethos. Keywords: Literary Literacy. Elementary School. Expanded Pedagogic Sequence. Student-Author.165 p. : il. (algumas color.).application/pdfLetramentoEducaçãoEnsino fundamentalPratica de ensinoTrabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA AUGUSTA VALCANOVER.pdfapplication/pdf12124870https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60915/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20AUGUSTA%20VALCANOVER.pdff7283f300a4a118788a7770e6adeaa27MD51open access1884/609152019-05-28 14:52:47.456open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:52:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
title Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
spellingShingle Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
Valcanover, Camila Augusta, 1976-
Letramento
Educação
Ensino fundamental
Pratica de ensino
title_short Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
title_full Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
title_fullStr Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
title_full_unstemmed Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
title_sort Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
author Valcanover, Camila Augusta, 1976-
author_facet Valcanover, Camila Augusta, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Valcanover, Camila Augusta, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação
Ensino fundamental
Pratica de ensino
topic Letramento
Educação
Ensino fundamental
Pratica de ensino
description Orientadora: Profa Dra Elisa Maria Dalla-Bona
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T17:52:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T17:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60915
url https://hdl.handle.net/1884/60915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60915/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20AUGUSTA%20VALCANOVER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7283f300a4a118788a7770e6adeaa27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898867672875008