Progressão referencial e reescrita em produções textuais do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24480 |
Resumo: | Orientador : Iara Bemquerer Costa |
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Lima, Siumara Aparecida deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCosta, Iara Bemquerer, 1948-2020-05-18T14:08:51Z2020-05-18T14:08:51Z2001https://hdl.handle.net/1884/24480Orientador : Iara Bemquerer CostaAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba : 23/11/2001Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos linguísticosResumo:Neste trabalho, toma-se por ponto de partida o que postula MARCUSCHI sobre diferenças nos processos de referenciação entre fala e escrita. Em seu estudo, ele objetiva observar a referência como processo discursivo e os referentes como objetos de discurso. Sua pesquisa teve como resultado um quadro geral das relações anafóricas em que apresenta um esquema categorial, o qual serve como instrumento para o levantamento das estratégias preférencias da fala e da escrita conforme a tipologia e o estilo do texto. Segundo o propositor do quadro, no geral, os resultados evidenciaram que a escrita prima pela lexicalização, mas varia muito quanto aos itens referidores, mesmo no caso de correferência, não manifestando tendência à co-significação. A fala opera mais com a repetição no caso de correferenciação. Nesta pesquisa, o propósito é testar essas hipóteses em textos produzidos por alunos do ensino médio do CEFET - PR da unidade de Ponta Grossa, para a observação das suas estratégias preferenciais com o objetivo de verificar a interferência de escolhas próprias da fala no texto escrito. Do conjunto de textos produzidos pelos informantes, foram selecionados os que continham dados indiciários e o olhar para esse tipo de dado objetiva tecer-lhe apreciação qualitativa mais que detectar o processo de construção. Concebeu-se texto como fonte de indícios sobre a relação sujeito/linguagem em que os dados que documentam a história dos apagamentos, refacções e reescritas de texto adquirem particular significação. Essas ações constituem-se em pistas que estão a nos revelar movimentos espontâneos do sujeito ao longo de seu processo de constituição e da aquisição da linguagem. Por isso, é também intenção, neste trabalho, apontar os estudos lingüísticos como apoio para a ação pedagógica através da reflexão do uso diferencial da língua falada e da escrita.Abstract: What MARCUSHI postulates about the differences in the referential processes between speaking and writing is the starting point for this work. The goal of his studies is to observe reference as discourse process and referents as discourse objects. His research resulted in a general chart of the anaphoric relations in a category fashion which has been very instrumental in assessing the most preferable strategies used in speaking and writing according to typology and text style. MARCUSHI says that, in general, the results show that lexicalization is a special feature of writing but it varies a great deal concerning referential items even when there is co-reference and it does not demonstrate any tendency to co-meaning. Repetition, on the other hand, is a feature of speech in the case of co-reference. The objective of this research is to corroborate the hypotheses put forward by MARCUSHI by means of texts produced by high school students from CEFET - PR , Campus of Ponta Grossa to observe their preferential strategies with intent to verify to what extent their personal speech choices interfere with written texts. Only the texts that had some from a qualitative point of view have been selected. Text has been conceived of as a source of evidences about the relation subject/language in which the most significant processes of rubbing-out, rewriting and re-doing are taken into consideration. These actions are looked upon as clues which give us an insight, into the spontaneous movements of the writer along his language acquisition process. Therefore, it is also our intention to make references to linguistic studies in search of support for our pedagogical action by means of reflection upon the differences between written and spoken language.vii, 129 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLinguagem e educaçãoLínguas - Estudo e ensinoCaligrafiaDissertações - LetrasCNPqProgressão referencial e reescrita em produções textuais do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LIMA, SIUMARA APARECIDA DE.pdfapplication/pdf3077858https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24480/1/D%20-%20LIMA%2c%20SIUMARA%20APARECIDA%20DE.pdf1ea06952afe2538c54bea566e5f08955MD51open accessTEXTD - LIMA, SIUMARA APARECIDA DE.pdf.txtExtracted Texttext/plain214430https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24480/2/D%20-%20LIMA%2c%20SIUMARA%20APARECIDA%20DE.pdf.txt03000dbccec0d67030558653f0e121a4MD52open accessTHUMBNAILD - LIMA, SIUMARA APARECIDA DE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24480/3/D%20-%20LIMA%2c%20SIUMARA%20APARECIDA%20DE.pdf.jpg40f82fb1445f1fa21d03803469061ae3MD53open access1884/244802020-05-18 11:08:51.44open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24480Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-18T14:08:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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