A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oda, Indiamara Hummler, 1963-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65646
Resumo: Orientador: Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert
id UFPR_8af47ae272f8c658dbcfb6ef7b7537c5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65646
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oda, Indiamara Hummler, 1963-Lesama, Manoel Flores, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969-2022-02-10T21:11:02Z2022-02-10T21:11:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/65646Orientador: Dr. Luiz Fernando de Carli LautertCoorientador: Prof. Dr. Manoel Flores LesamaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 31/08/2019Inclui referências: p. 109-111Resumo: O interesse em escrever sobre as singularidades que caracterizam os caiçaras como um povo de tradição através de um estudo de campo, e estender essa experiência ao contexto de sala de aula, consistiu, respectivamente, na relevância de um saber inovador no âmbito da educação e de repensar a participação dos alunos na construção do conhecimento. Compreendendo o quão significante é esse proceder para educação, o objetivo traçado nesse trabalho foi, enquanto mediadora, possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, enquanto agentes integrantes na co-construção da cultura caiçara. Ao considerar a essência de um trabalho que se constrói coletivamente, seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação dando sentido para formas de sociabilidade encontradas, partilhadas e discutidas. Substanciadas por essas representações, os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas com questões abertas no estudo de campo com os caiçaras, e uma sequência didática no processo de desenvolvimento e aprendizagem com os alunos em sala de aula. O trabalho revelou que o processo de aprendizado onde os alunos participaram enquanto agentes construtores, transformou as aulas em um produto de dimensões ensináveis a contribuir para o seguimento de disciplinas que possam interessar-se a usufruir desses registros. Palavras-chave: Cultura Caiçara 1. Construção do Conhecimento 2. Alunos 3. Agentes Construtores 4. Professora Mediadora 5. Educação Inovadora 6.Abstract: The interest in writing about singularities that characterize caiçara as a tradition of people through a field of study, and to extend this experience to the classroom context, consisted, respectively, on the relevance of an innovative knowledge in the field of education and rethink student participation in the construction of knowledge. Understanding how significant is this to go about education, our objective in this work was, as a mediator,enable learning and development of students to be integral actors in the co-construction of the caiçara culture. When considering the essence of a work that is collectively constructed, he followed the methodology of action researchgiving meaning to forms of sociability found, shared and discussed. Substantiated by these representations, the methods used were semi-structured interviews with open questions in the field of study of the native population, and afollowing teaching in the process of development and learning with students in the classroom. The study revealed that the learning process where students participated as building agents, transformed the school into a product teachable dimensions to contribute to the follow-up of subjects that might be interested to take advantage of these records. Keywords: Caiçara Culture 1. Construction of Knowledge 2. students 3. Builders agents 4. Mediator Professor 5. Innovative education 61 arquivo (129 p.) : PDF.application/pdfCultura Popular - Litoral do ParanaCaiçaraEducação - CulturaA inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - INDIAMARA HUMMLER ODA.pdfapplication/pdf5646324https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65646/1/R%20-%20D%20-%20INDIAMARA%20HUMMLER%20ODA.pdf1b5c62605e49e3b9ad9bc0b7c3e6cc82MD51open access1884/656462022-02-10 18:11:02.186open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-10T21:11:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
title A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
spellingShingle A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
Oda, Indiamara Hummler, 1963-
Cultura Popular - Litoral do Parana
Caiçara
Educação - Cultura
title_short A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
title_full A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
title_fullStr A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
title_full_unstemmed A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
title_sort A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
author Oda, Indiamara Hummler, 1963-
author_facet Oda, Indiamara Hummler, 1963-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lesama, Manoel Flores, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Oda, Indiamara Hummler, 1963-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969-
contributor_str_mv Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Popular - Litoral do Parana
Caiçara
Educação - Cultura
topic Cultura Popular - Litoral do Parana
Caiçara
Educação - Cultura
description Orientador: Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T21:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T21:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65646
url https://hdl.handle.net/1884/65646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (129 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65646/1/R%20-%20D%20-%20INDIAMARA%20HUMMLER%20ODA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b5c62605e49e3b9ad9bc0b7c3e6cc82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860769544929280