Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogawa, Rui
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/49570
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Letícia Mara Peres
id UFPR_8b46beea2bd48ebe189b987504353525
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49570
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ogawa, RuiKutzke, Alexander RobertUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaPeres, Letícia Mara2018-01-31T20:51:04Z2018-01-31T20:51:04Z2017http://hdl.handle.net/1884/49570Orientadora : Profª. Drª. Letícia Mara PeresCoorientador : Prof. Dr. Alexander Robert KutzkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 25/09/2017Inclui referências : f. 121-126Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia direcionada ao aumento da interação entre professores e alunos que usam a FARMA-ALG. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa usando a abordagem sociointeracionista do relacionamento professor aluno através de um ambiente virtual de mediação do erro escolar no ensino de algoritmos e a possível melhoria do seu processo pedagógico por meio de estudos empíricos, análises estatísticas descritivas e inferenciais. Na fundamentação teórica são abordados os aspectos sobre a importância do ensino de programação, em especial da disciplina de algoritmos. São feitas considerações sobre a desistência e a evasão de alunos dos cursos de Computação, sua associação com o erro escolar e com as relações das intervenções sociointeracionistas dos professores com relação às respostas submetidas por alunos, realizadas por meio de comentários. É mostrada a importância do erro escolar e sua mediação com uso de sistemas computacionais, bem como da interação do professor com o aluno. Para obtenção de informações sobre a experiência de uso da ferramenta FARMA-ALG pelo professor, foi realizada uma pesquisa empírica, cujos métodos são descritos nos fundamentos da solução adotada. Também são explicados os métodos e técnicas de análise estatística descritiva e inferencial que possibilitam buscar padrões indicativos da correlação da interação entre professores, alunos e os níveis de acerto. São apresentados os resultados, a relação entre as informações obtidas e o processo de interação. Ao final, é proposta uma metodologia para utilização da ferramenta pelo professor, com enfoque em suas características interacionistas e apresentados os resultados e novas ideias de pesquisa futura. Palavras-chave: mediação, sociointeracionismo, erro escolar, ensino-aprendizagem, algoritmos, metodologia, FARMA-ALG.Abstract: This dissertation has its focus on proposing a methodology aimed to increase the interaction amid lectures and students using FARMA-ALG. A research of this interaction was conducted using a social-interactionist approach through a virtual environment of learning error on the algorithmic subject to achieve that goal. It was also researched possible improvements of pedagogical process, by means of empirical studies, descriptive and inferential statistical analysis. On the theoric fundamentaion, are addressed aspects of the importance of programming teaching, in particular algorithims. Considerations are made on withdrawals and dropouts of the computational lecture, its association with learning error and its relation amid social-interactionists interventions from lecturers with answers submitted by students, made through comments. The importance of learning error and its mediation is shown with the use of computational systems, as well as the lecturer-student interaction. Information on the user experience of FARMA-ALG by the lecturer was gathered through an empirical research, whose methods are described on the fundaments of the adopted solution. Also explained are methods and techniques of descriptive and inferential statistical analysis which allows search of indicative patterns of interaction between lecturers, students and rate of success. Results are presented, as well as the relation between gathered information and interaction process. At the end, a methodology for the lecturer's use of the tool is proposed, focusing on its interactionist characteristics. Results are presented and new research ideas are proposed. Keywords: mediation, social-interactionism, learning error, teaching-learning, algorithms, methodology, FARMA-ALG.143 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoAlgoritmos de computadorAnalise de erros (Matematica)TesesEstudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RUI OGAWA.pdfapplication/pdf3564053https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49570/1/R%20-%20D%20-%20RUI%20OGAWA.pdfbd5779dbdd6f8d47dff0de5ad3ce89d3MD51open access1884/495702018-01-31 18:51:05.16open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-01-31T20:51:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
title Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
spellingShingle Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
Ogawa, Rui
Ciência da computação
Algoritmos de computador
Analise de erros (Matematica)
Teses
title_short Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
title_full Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
title_fullStr Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
title_full_unstemmed Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
title_sort Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação
author Ogawa, Rui
author_facet Ogawa, Rui
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kutzke, Alexander Robert
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogawa, Rui
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peres, Letícia Mara
contributor_str_mv Peres, Letícia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Algoritmos de computador
Analise de erros (Matematica)
Teses
topic Ciência da computação
Algoritmos de computador
Analise de erros (Matematica)
Teses
description Orientadora : Profª. Drª. Letícia Mara Peres
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-31T20:51:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-31T20:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/49570
url http://hdl.handle.net/1884/49570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49570/1/R%20-%20D%20-%20RUI%20OGAWA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd5779dbdd6f8d47dff0de5ad3ce89d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860415822495744