InCoP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/35261 |
Resumo: | Resumo: O surdo não consegue estabelecer as relações sociais utilizando uma linguagem falada/oral, pois, a sua identidade cultural e a sua forma de expressão se traduzem de maneira principalmente visual. Os surdos querem ser respeitados como comunidade cultural bilíngue, para terem a sua identidade legitimada. Assim, é importante fornecer ferramentas computacionais que considerem as necessidades e peculiaridades destas comunidades a fim de minimizar as barreiras de comunicação e promover a inclusão social e o acesso ao conhecimento. O presente trabalho estuda o processo de criação do conhecimento em uma Comunidade de Prática (CoP) em torno do domínio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) formada por surdos e não-surdos. As observações permitiram determinar alguns aspectos, que foram compilados e apresentados como um framework conceitual para apoiar o design de ambientes colaborativos virtuais de cultivo à CoP inclusivos aos surdos. A inclusão, neste contexto, implica, principalmente, em garantir a possibilidade de mediação de um intérprete para a comunicação. As interações por meio de atividades colaborativas mediadas pelo computador têm significativa importância para a formação humana e social e podem contribuir para a construção do conhecimento e da identidade do surdo. No presente trabalho, foram analisados alguns ambientes virtuais colaborativos projetados e desenvolvidos especialmente para os surdos. Como estes ambientes ainda apresentam algumas limitações, buscou-se identificar as especificidades necessárias à garantia de acessibilidade para os surdos em ambientes mistos. Isto posto, foi criada e cultivada uma CoP por meio de reuniões colaborativas, de forma a fornecer um ambiente de interação que permitisse aos seus participantes colaborarem em prol de um objetivo comum. A partir da investigação e de alguns modelos de colaboração e aprendizagem foi proposto um framework conceitual, denominado InCoP, buscando dar mais um passo em direção à criação de ambientes computacionais acessíveis e inclusivos de apoio à construção social do conhecimento. Com o intuito de verificar a sua aplicabilidade, o InCoP apoiou o desenvolvimento de uma ferramenta para Videoconferência que considera os aspectos mais significativos e críticos para promover a interação entre surdos e não-surdos. |
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