Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Bárbara Martins, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65499
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dra. Adriane Knoblauch
id UFPR_8cd5e6902d0651683baf2403f9fdff1d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65499
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Branco, Bárbara Martins, 1989-Knoblauch, Adriane, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-02-13T18:08:37Z2020-02-13T18:08:37Z2019https://hdl.handle.net/1884/65499Orientadora: Prof(a). Dra. Adriane KnoblauchDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 01/08/2019Inclui referências: p. 136-141Resumo: Este trabalho analisa questões relativas ao processo de adesão ao magistério das professoras da rede municipal de educação de Guaratuba/PR, em relação ao habitus, à escolha profissional, ao tempo de carreira e às condições de trabalho. Além de analisar tais questões, este trabalho também objetivou caracterizar as professoras no que se refere à origem social, práticas culturais e escolaridade, investigar as principais dificuldades que elas vinham enfrentando em sua prática, discutir os motivos que levaram à escolha pela docência e estabelecer relações entre condições de trabalho e tempo de carreira no processo de adesão ao magistério. A metodologia de pesquisa aliou instrumentos quantitativos a qualitativos. Os resultados foram obtidos a partir dos 231 questionários devolvidos e, posteriormente, com análise das entrevistas de dez professoras. Com base na teoria de Pierre Bourdieu, foi possível apontar que as professoras da rede compõem um grupo com baixa posse de capitais, que se originaram de famílias com tendência crescente à escolarização e que tiveram a escolarização básica em escolas públicas, mas a superior em instituições privadas e de baixo prestígio social. Em relação ao processo de adesão ao magistério, foi perceptível que ele é atravessado por alguns aspectos além do habitus do grupo, tais como os relacionados à escolha profissional, ao tempo de carreira e às condições de trabalho. As professoras que expressaram, em sua escolha pela profissão, ajustamento à cultura da escola e à prática docente, chegaram às salas de aula com alguma adesão ao magistério ou, então, com grande propensão à adesão. Já as que, ao ingressarem na docência, tinham outra intenção profissional ou não desejavam ser professoras, apresentaram maior resistência ao processo. No entanto, o atravessamento das questões objetivas próprias do grupo social, aliadas ao tempo de carreira, mostraram-se como fatores favoráveis à adesão. Em contrapartida, as condições de trabalho a que as professoras estão submetidas, se relevaram como aspectos que dificultam à adesão ao magistério. Palavras-chave: Adesão ao magistério. Habitus. Escolha profissional. Cultura da escola. Docência.Abstract: This paper analyzes issues related to the process of adherence to the teaching profession of teachers of the municipal education in Guaratuba/PR, in relation to habitus, professional choice, career time and working conditions. In addition to analyzing such questions, this study also aimed to characterize teachers regarding social origin, cultural practices and schooling, to investigate the main difficulties they were facing in their practice, to discuss the reasons that led to the choice of teaching and to establish relationships between working conditions and career time in the process of joining the teaching profession. The research methodology alied quantitative to qualitative instruments. The results were obtained from the 231 returned questionnaires and, later, with the analysis of the interviews of ten teachers. Based on Pierre Bourdieu's theory, it was possible to point out that the teachers make up a group with low capital possession, which originated from families with an increasing tendency to schooling and who had basic schooling in public schools, but the higher in institutions private and of low social prestige. In relation to the process of joining the teaching profession, it was perceptible that it is crossed by aspects other than the group's habitus, such as those related to professional choice, career time and working conditions. The teachers who expressed, in their choice of profession, adjustment to the school culture and teaching practice, arrived in the classrooms with some adhesion to the teaching profession or, therefore, with a high propensity to join. Those who, when entering the teaching, had another professional intention or did not want to be teachers, presented greater resistance to the process. However, the crossing of the objective questions of the social group, allied to the career time, were shown as favorable factors for adherence. On the other hand, the working conditions to which the teachers are subjected, have been highlighted as aspects that make it difficult to join the teaching profession. Keywords: Adherence to teaching. Habitus. Professional choice. School culture. Teaching.148 p. : il. (algumas color.).application/pdfEscolas municipais - Guaratuba (PR)Professores - Guaratuba (PR)Professores - Condições de trabalhoProfessores - FormaçãoSociologia educacionalEducaçãoAdesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BARBARA MARTINS BRANCO.pdfapplication/pdf1034927https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65499/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20MARTINS%20BRANCO.pdfec8b6c8409e297b317a8d16b1b6c99a0MD51open access1884/654992020-02-13 15:08:37.428open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65499Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T18:08:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
title Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
spellingShingle Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
Branco, Bárbara Martins, 1989-
Escolas municipais - Guaratuba (PR)
Professores - Guaratuba (PR)
Professores - Condições de trabalho
Professores - Formação
Sociologia educacional
Educação
title_short Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
title_full Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
title_fullStr Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
title_full_unstemmed Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
title_sort Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
author Branco, Bárbara Martins, 1989-
author_facet Branco, Bárbara Martins, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Bárbara Martins, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas municipais - Guaratuba (PR)
Professores - Guaratuba (PR)
Professores - Condições de trabalho
Professores - Formação
Sociologia educacional
Educação
topic Escolas municipais - Guaratuba (PR)
Professores - Guaratuba (PR)
Professores - Condições de trabalho
Professores - Formação
Sociologia educacional
Educação
description Orientadora: Prof(a). Dra. Adriane Knoblauch
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T18:08:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-13T18:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65499
url https://hdl.handle.net/1884/65499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65499/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20MARTINS%20BRANCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec8b6c8409e297b317a8d16b1b6c99a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860615901282304