O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26988 |
Resumo: | Orientadora : Tânia Maria Baibich |
id |
UFPR_8d0fe4cbbdd8c1c106edcc3c6f653b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26988 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-Albuquerque, Janeslei Aparecida2022-10-31T19:19:43Z2022-10-31T19:19:43Z2003https://hdl.handle.net/1884/26988Orientadora : Tânia Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo : Analisa o processo histórico de invisibilização da população negra na cidade de Curitiba, assim como discute o planejamento urbano como estratégia hegemônica do poder local. Reflete sobre o ordenamento social produzido por esse planejamento e também a participação dos intelectuais do século XIX e XX no construto do imaginário de Cidade Modelo para Curitiba, que seria um sucesso devido à intensa imigração européia, concepção esta que vem em detrimento das contribuições afrodescendentes na produção econômica, social e cultural do Estado do Paraná e especialmente de sua Capital. Investiga a repercussão desse ideário europeu da cidade sobre alunos/as negros/as das escolas públicas de Curitiba bem como as práticas que essa exclusão geram no interior das mesmas. Aborda a coleção didática Lições Curitibanas como manifestação curricular dessa imagem-síntese e busca saber, dos/as próprios alunos/as, o que é ser negro na Capital que se diz Européia e que afirma sua branquitude como elemento de superioridade sobre as demais capitais do país. Destaca-se nesta construção a valorização dos aspectos considerados "europeus" da Capital: a ordem, a disciplina para o trabalho, a limpeza. Reflete sobre o fato de que é paia este cidadão ideal que a cidade de Curitiba é pensada não existindo na arquitetura da cidade referências à etnia afrodescendente, tornando-se assim uma das marcas da exclusão promovida pelo pensamento hegemônico e como a educação contribui para a ratificação desse imaginário.O discurso oficial que valoriza a mistura de raças, oculta que as matrizes pensadas nesta mistura são as etnias brancas de origem européia, que através da coleção didática Lições curitibanas dá materialidade pedagógica ao discurso que pretende conformar a população ao modelo de sociedade a ser reproduzido. Investiga como esse ideário repercute na escola e no imaginário dos/as alunos negros/as que estão em nossas escolas mas que não se encontram representados na arquitetura da cidade e tampouco no currículo oficial e também considera a atitude dos/as professores/as diante das situações de preconceito e discriminação racial no cotidiano escolar.Abstract : This paper analyses the historical process of making the Afro descendent population invisible in the city of Curitiba, as it discusses the urban planning as an hegemonic strategy of the local power. It gives some thought about social ordering that was created by that planning and also about the participation of intellectuals from the 19th and 20th centuries in building an imagery of Model City for Curitiba, which would be a success due to the mass European immigration. That is a conception that denies the contributions of Afro descendents in the economical, social and cultural development of the state of Paraná, particularly in its Capital city. It investigates the strike of those European ideas of the city on black students from public schools in Curitiba, as well as the practices that this exclusion generates inside them. It looks at the school collection Lições Curitibanas as a curricular manifestation of that image and it intends to know, from the students themselves, what it means to be black in the Capital that refers to itself as being European and that states that this "whitity" is an element of superiority in comparison to the other capitals of the country. In this construction it is highlighted the aspects that are considered to be European in the Capital: the order, discipline for work, the neatness. It ponders about the fact that it is for this ideal citizen that the city of Curitiba is thought, and its architecture does not include any references to the Afro descendents, turning out to be one of the signs of exclusion promoted by the hegemonic thinking, and how education contributes for the validation of that imagery. The official discourse that values the mixing of races, also hides that the sources of that mixing are the European white people, which through the school collection Lições curitibanas materialize pedagogically the discourse that intends to conform the population to the model society to be reproduced. It investigates how those ideas have influences in school, and in black students imagery , who are in our schools but who are not represented in the city architecture or in the official curriculum. It also takes into consideration the attitude of the teachers facing situations of prejudice and racial discrimination in the school quotidian. Key-words: Racism; Education; Urbanism; School Books.128 f. : il., retrs.application/pdfDisponivel em formato digitalDiscriminação na educaçãoEscolas públicas - RacismoRaça negra - Curitiba (PR)Negros - BrasilDiscriminação racialRacismoEducação e EstadoRedação acadêmicaO racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ALBUQUERQUE, JANESLEI APARECIDA.pdfapplication/pdf15465497https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/1/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf9bf837c7ff20c5af5b852b207011d67dMD51open accessTEXTD - ALBUQUERQUE, JANESLEI APARECIDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain336336https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/2/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf.txt52033cfc81a4d87de94fecf82496663fMD52open accessTHUMBNAILD - ALBUQUERQUE, JANESLEI APARECIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/3/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf.jpg90b259f04fb50f9424d9296eaa4d0d73MD53open access1884/269882022-10-31 16:19:43.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-31T19:19:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
title |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
spellingShingle |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social Albuquerque, Janeslei Aparecida Discriminação na educação Escolas públicas - Racismo Raça negra - Curitiba (PR) Negros - Brasil Discriminação racial Racismo Educação e Estado Redação acadêmica |
title_short |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
title_full |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
title_fullStr |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
title_full_unstemmed |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
title_sort |
O racismo silencioso em escolas públicas de Curitiba : imaginário, poder e exclusao social |
author |
Albuquerque, Janeslei Aparecida |
author_facet |
Albuquerque, Janeslei Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Janeslei Aparecida |
contributor_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discriminação na educação Escolas públicas - Racismo Raça negra - Curitiba (PR) Negros - Brasil Discriminação racial Racismo Educação e Estado Redação acadêmica |
topic |
Discriminação na educação Escolas públicas - Racismo Raça negra - Curitiba (PR) Negros - Brasil Discriminação racial Racismo Educação e Estado Redação acadêmica |
description |
Orientadora : Tânia Maria Baibich |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T19:19:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T19:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26988 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponivel em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
128 f. : il., retrs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/1/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/2/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26988/3/D%20-%20ALBUQUERQUE%2c%20JANESLEI%20APARECIDA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bf837c7ff20c5af5b852b207011d67d 52033cfc81a4d87de94fecf82496663f 90b259f04fb50f9424d9296eaa4d0d73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860665011339264 |