A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79078 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza |
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Reis, Maria das Graças da Silva, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2022-10-14T19:44:45Z2022-10-14T19:44:45Z2022https://hdl.handle.net/1884/79078Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/07/2022Inclui referênciasResumo: O presente estudo versa sobre a "A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre", analisando as formas e processos educacionais desenvolvidos pela direção escolar que se traduzem como influências marcantes no desempenho da escola pública no IDEB. Para tanto, toma como ideia central a ação do diretor, movida por formas de dominação prevista em Weber (2004) associando-se ao que propõe Souza (2007,2014) que considera que há escola uma mistura entre as formas de dominação, sejam estas: racional – legal, tradicional e carismática, posicionando assim o diretor escolar como um sujeito que operacionaliza suas ações políticas na instituição escolar para o alcance de desempenho fazendo uso das relações de poder. As discussões desenvolvidas nesse estudo são balizadas pelos pressupostos teóricos de: Weber (1999, 2004, 2007, 2011, 2015); Souza (2003, 2006, 2007,2012, 2014, 2018), Lima (1998, 2011); Crozier (1964); Motta (1986,1994,1999); Bourdieu (2004, 2012); Brooke, Soares (2008); Soares (2007); Walzzer (1999); Dubet (2004); Etzioni (1974); Tragtenberg (1982, 2004); Sader (2012); Saviani (1996); Bobbio (2000); Paro (2002, 2015, 2016) e Sennet (2016) que são vistos como elementos – chave para ampliar esse debate acerca da influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB. O plano metodológico para esta pesquisa se constituiu em trabalhar primeiramente com um banco de dados quantitativo – selecionando-se primeiramente o questionário do diretor aplicado pela Prova Brasil das edições (2007,2013,2019) das escolas públicas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino do Acre. Do instrumento utilizado se selecionou questões voltadas para o perfil e processos de gestão, tomando como base as 98 escolas selecionadas verificando-se sua curva de crescimento, escolas que cresceram, que estabilizaram e que decresceram no IDEB, criando-se grupos a partir do demonstrativo de clusters que foram classificados em 5 grupos: grupo AAA1 (grupo de alta), AAA2 (grupo de alta moderada), AEA (grupo de alta/estabilidade/alta), EAA/EEE (grupo de estabilidade) e Q (queda no IDEB). A segunda etapa tomou como base o perfil dos diretores e os processos de gestão buscando-se conhecer como estão organizadas as escolas em termo de Projeto Político Pedagógico, Conselho de Escola, Conselho de Classe e forma de escolha para o cargo ou função. As análises realizadas em torno das variáveis contida nos grupos criados, ilustram a tendência dos elementos que apontam a influência do diretor sobre os resultados do IDEB. Em síntese é possível se afirmar que todos os elementos interligados ao perfil influenciam, com exceção do salário do diretor e a experiência com curto espaço de tempo especificamente em uma escola, seguido também do Conselho de Classe que representa os processos de gestão. Percebeu-se a partir desse estudo que a influência do diretor se movimenta com determinadas forças que são traduzidas pela forma de dominação mais comum existente no nível micro escolar, que diz respeito à dominação racional – legal, visto que elementos do perfil e processos de gestão são parametrizados por esta dimensão, projetando - se assim os aspectos técnico, administrativos e políticos como determinantes para apresentar bons resultados.Abstract: The present study treats "the school principal influence on IDEB results in the Acre state school system," analyzing the educational forms and processes developed by school principals that translate into notable influence in public school performance in the IDEB index. To achieve this, the principal’s actions are taken as the central idea, driven by forms of domination, as predicted in Weber (2004) and in association with what Souza proposes (2007, 2014), considering that in schools there is a hybrid of rational – legal, traditional and charismatic forms of domination, thus positioning the school principal as a subject that operationalizes policy actions within the school institution to achieve performance objectives using power relations. The discussions developed in this study are guided by the theoretical work of: Weber (1999, 2004, 2007, 2011, 2015); Souza (2003, 2006, 2007, 2012, 2014, 2018), Lima (1998, 2011); Crozier (1964); Motta (1986, 1994, 1999); Bourdieu (2004, 2012); Brooke, Soares (2008); Soares (2007); Walzzer (1999); Dubet (2004); Etzioni (1974); Tragtenberg (1982, 2004); Sader (2012); Saviani (1996); Bobbio (2000); Paro (2002, 2015, 2016) and Sennet (2016). Their work is approached as key elements to broaden the debate on the influence of school principals on IDEB results. The methodological plan for this research consisted primarily in working with a quantitative database – selecting initially the principal’s questionnaire used by the Prova Brasil in its 2007, 2013, and 2019 public elementary school editions for the Acre state school system. From this were selected questions focused on profile and management processes, based on the 98 selected schools and verifying their growth curve (schools that saw improvements, stabilized, and decreased in the IDEB), creating groups from the clusters classified into 5 groups: group AAA1 (high increase in the IDEB), AAA2 (moderate high), AEA (high/stable/high), EAA/EEE (stable) and Q (decrease in the IDEB). The second stage was based on the profile of the principals and management processes, seeking to know how the schools are organized in terms of the Pedagogical Policy Project, School Board, Student Evaluation Board and the procedures for choosing the role or function. The analyses carried out in relation to the variables contained in the five groups illustrate the tendency of the elements to point to principal’s influence on the results of the IDEB. In summary, it is possible to affirm that all of the elements linked to the profile do indeed have influence, with the exception of the principal’s salary and brief time period specifically at that school, followed also by the Student Evaluation Board, representing the management processes. From this study it was possible to see that the influence of the principal moves with certain forces expressed by the most common form of domination at the micro school level, that is rational – legal domination, given that the elements of the profile and management process are configured and defined by this dimension – thus projecting the technical, administrative and policy aspects as decisive for presenting good results.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação e EstadoDiretores escolaresEscolas públicas - Organização e administraçãoEducaçãoA influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARIA DAS GRACAS DA SILVA REIS.pdfapplication/pdf4825977https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79078/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20DAS%20GRACAS%20DA%20SILVA%20REIS.pdfc53a4628d36aa56de8f63badc4054faeMD51open access1884/790782022-10-14 16:44:45.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79078Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-14T19:44:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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