Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rodrigo José Leamari
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/90079
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dr(a). Caroline da Ros Montes D’ Oca
id UFPR_8ea5e93c3462beaba24bb8253460d49e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/90079
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sakae, George Hideki, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalD'Oca, Caroline da Ros MontesMagalhães, Rodrigo José Leamari2024-10-08T18:29:32Z2024-10-08T18:29:32Z2024https://hdl.handle.net/1884/90079Orientadora: Prof(a). Dr(a). Caroline da Ros Montes D’ OcaCoorientador: Prof. Dr. George Hideki Rossini SakaeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 24/04/2024Inclui referênciasResumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição de atividades experimentais investigativas para um ensino mais envolvente e significativo de conceitos relacionados à eletroquímica para alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em um colégio particular em Itajaí-SC. Participaram 29 alunos, sendo 15 meninas e 14 meninos, com idades entre 15 e 16 anos. A aplicação da pesquisa durou 12 semanas, com duas aulas semanais de 50 minutos cada. Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma metodologia interpretativa, visando criar estratégias pedagógicas para minimizar as dificuldades dos alunos em relação aos conceitos de eletroquímica. O propósito central foi tornar esses temas mais acessíveis e detalhados, alinhando-os ao cotidiano dos estudantes. A pesquisa descreve uma série de atividades experimentais na área de eletroquímica, focadas em promover uma aprendizagem mais significativa e consciente deste conteúdo relevante para a vida cotidiana dos alunos. O produto educacional desenvolvido foi projetado para ser utilizado em escolas, independentemente da presença de laboratórios de Química. Reconhecemos que incorporar a experimentação prática na área de Química antes das aulas teóricas é um desafio para muitos educadores. No entanto, os resultados da pesquisa demonstraram impactos positivos dessa abordagem, mostrando que é possível superar essas dificuldades e melhorar o ensino da eletroquímica.Abstract: This work aimed to analyze the contribution of investigative experimental activities to a more engaging and meaningful teaching of concepts related to electrochemistry for high school students. The research was carried out in the first semester of 2023, in a 2nd year high school class at a private school in Itajaí-SC. 29 students participated, 15 girls and 14 boys, aged between 15 and 16 years old. The survey lasted 12 weeks, with two weekly classes of 50 minutes each. A qualitative approach was adopted, based on an interpretative methodology, aiming to create pedagogical strategies to minimize students' difficulties in relation to electrochemistry concepts. The central purpose was to make these themes more accessible and detailed, aligning them with students' daily lives. The research describes a series of experimental activities in the area of electrochemistry, focused on promoting more meaningful and conscious learning of this content relevant to students' everyday lives. The educational product developed was designed to be used in schools, regardless of the presence of Chemistry laboratories. We recognize that incorporating practical experimentation in the area of Chemistry before theoretical classes is a challenge for many educators. However, the research results demonstrated positive impacts of this approach, showing that it is possible to overcome these difficulties and improve the teaching of electrochemistry.1 recurso online : PDF.application/pdfEletroquímicaCorrosãoQuímica - Estudo e ensinoQuímicaExperimentação investigativa para o ensino de eletroquímicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODRIGO JOSE LEAMARI MAGALHAES.pdfapplication/pdf3285445https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/90079/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20JOSE%20LEAMARI%20MAGALHAES.pdfe8f994c72222a5ec8b3731ca62ab40d7MD51open access1884/900792024-10-08 15:29:32.679open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/90079Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-10-08T18:29:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
title Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
spellingShingle Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
Magalhães, Rodrigo José Leamari
Eletroquímica
Corrosão
Química - Estudo e ensino
Química
title_short Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
title_full Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
title_fullStr Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
title_full_unstemmed Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
title_sort Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
author Magalhães, Rodrigo José Leamari
author_facet Magalhães, Rodrigo José Leamari
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sakae, George Hideki, 1987-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Oca, Caroline da Ros Montes
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Rodrigo José Leamari
contributor_str_mv D'Oca, Caroline da Ros Montes
dc.subject.por.fl_str_mv Eletroquímica
Corrosão
Química - Estudo e ensino
Química
topic Eletroquímica
Corrosão
Química - Estudo e ensino
Química
description Orientadora: Prof(a). Dr(a). Caroline da Ros Montes D’ Oca
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-08T18:29:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-10-08T18:29:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/90079
url https://hdl.handle.net/1884/90079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/90079/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20JOSE%20LEAMARI%20MAGALHAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8f994c72222a5ec8b3731ca62ab40d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526917026873344