O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73502 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva |
id |
UFPR_8ed1a2e5bbe986c11797b6f815dc29fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73502 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moreno, Daniel, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras LibrasSilva, Lídia da2022-02-21T15:33:18Z2022-02-21T15:33:18Z2021https://hdl.handle.net/1884/73502Orientadora: Profa. Dra. Lídia da SilvaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasInclui referências: p. 30-31Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma proposta de ensino de vocabulário para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2, ancorando-se na perspectiva da teoria da complexidade (LARSENFREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). A metodologia adotada no trabalho é bibliográfica, qualitativa e descritiva. Como resultado, obteve-se uma proposta didática intitulada "Quem e como somos", que foi apresentada e discutida tendo em vista as bases da teoria da complexidade e aproximações das concepções do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). A análise aponta para o fato de que as tarefas apresentam as mesmas características do sistema complexo: são abertas e suscetíveis a ações externas, imprevisíveis, dinâmicas, adaptáveis, caóticas, não lineares, sensíveis às condições iniciais, auto-organizáveis e sensíveis a feedbacks. Conclusivamente, o trabalho indica a existência de possibilidades de ensino de vocabulário de uma forma contextualizada, complexa e dinâmica.Abstract: This paper aims to present and discuss a proposal for teaching vocabulary for basic level learners of Brazilian Sign Language (Libras) as L2, anchoring itself in the perspective of complexity theory (LARSEN-FREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). The methodology adopted in this paper is bibliographical, qualitative, and descriptive. As a result, a didactic proposal entitled "Who and how we are" was developed, and then presented and discussed based on the complexity theory and approaches to the concepts of task-based teaching (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). Analysis points out that tasks present the same characteristics of the complex system, namely: they are open and susceptible to external actions, unpredictable, dynamic, adaptable, chaotic, non-linear, sensitive to initial conditions, self-organizing and sensitive to feedbacks. In conclusion, this paper indicates possibilities for teaching vocabulary in a contextualized, complex, and dynamic way.1 recurso online (37 p.) : PDF.application/pdfLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Vocabulario - Estudo e ensinoDidática - EducaçãoO ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-M-DANIEL_MORENO.pdfapplication/pdf1418684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73502/1/R-M-DANIEL_MORENO.pdf5190fdb81d9182ce442f631b929942ceMD51open access1884/735022022-02-21 12:33:18.452open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73502Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T15:33:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
title |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
spellingShingle |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade Moreno, Daniel, 1978- LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Vocabulario - Estudo e ensino Didática - Educação |
title_short |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
title_full |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
title_fullStr |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
title_full_unstemmed |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
title_sort |
O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade |
author |
Moreno, Daniel, 1978- |
author_facet |
Moreno, Daniel, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Daniel, 1978- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lídia da |
contributor_str_mv |
Silva, Lídia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Vocabulario - Estudo e ensino Didática - Educação |
topic |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Vocabulario - Estudo e ensino Didática - Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T15:33:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-21T15:33:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73502 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (37 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73502/1/R-M-DANIEL_MORENO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5190fdb81d9182ce442f631b929942ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860423212859392 |