Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72760 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito |
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Menz, Dione Maria, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Gláucia da Silva, 1961-2022-02-22T17:32:10Z2022-02-22T17:32:10Z2021https://hdl.handle.net/1884/72760Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva BritoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/09/2021Inclui referências: p. 152-157Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita relação entre a pesquisa e a extensão e teve como objeto de estudo a formação docente em um curso híbrido para a prevenção do suicídio. Postula que a escola contribui para a construção de redes de cuidados, identificação, proteção e acolhimento de crianças e adolescentes em risco para tentativas e consumação do suicídio; dessa maneira, formar professores configura um desafio aos comprometidos com o tema (BERTOLOTE, 2012; BOTEGA, 2014; FAÇANHA, 2010). Seu objeto de estudo, a prevenção do suicídio no ambiente escolar, construiu o problema de pesquisa: que estética de formação continuada de professoras e professores, para prevenção do suicídio, pode ser elaborada em um processo de educação híbrida com uso de tecnologias? Para respondê-lo, o estudo fundamentou-se na metodologia da pesquisa-ação (RICHARDSON, 2004), que pressupõe quatro etapas: diagnóstico, ação, avalição e reflexão, tendo como objetivo geral propor e analisar uma estética de formação de professoras e professores para prevenção do suicídio, em um processo de educação híbrida. Nesta tese a estética é entendida como a forma e o conteúdo que sustentou a formação continuada orientada pela educação híbrida. Para tanto, descrevemos as demandas da comunidade escolar, desenvolvemos e ofertamos um curso de extensão em parceria com a SEED a docentes de Curitiba e Região Metropolitana. O referencial teórico-conceitual sustentou-se na inter-relação entre as políticas públicas propostas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do suicídio (BRASIL, 2005, 2006, 2019), orientações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde para sua prevenção em contextos educacionais (OMS, 2000, 2012; OPAS, 2014), tecnologias digitais de comunicação e informação aplicadas à educação e à formação de professores (BRITO; PURIFICAÇÃO 2015; BRITO; SIMONIAN, 2017; FERREIRA, 2020; KENSKY, 2008; MORAN, 2015, SANTOS 2019, 2021; SCHERER, 2005), considerando as reflexões da cibercultura (LEMOS, 2005; LÈVY, 1999; SANTOS, 2019, 2021). Os dados para diagnóstico da demanda foram coletados através de questionários aplicados a docentes e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial. A análise dos dados e os movimentos constituídos nesta pesquisa indicam, como resultado, as estéticas a serem consideradas na formação continuada de professoras e professores em temas sensíveis como a prevenção do suicídio, no formato híbrido: (a) docência interativa que apoie as itinerâncias dos cursistas, capacitada tecnicamente para a condução teórica do tema convergindo espaços, tempos e pedagogias; (b) encontros presenciais para discussão do tema, casos e fortalecimento de vínculos; (c) jogos que problematizem situações vividas pela escola, construam aprendizagens e capacitem os docentes para compreenderem a complexidade do suicídio; (d) curadoria digital e seleção cuidadosa dos materiais utilizados na formação, assegurando interatividade e suporte às situações demandadas; e (e) apoio emocional, mediado por tecnologias ágeis e de amplo acesso, como aplicativos de mensagens instantâneas, além de recursos e contatos disponíveis no design do AVA.Abstract: This thesis is a response to the claims of teachers and school staff members, who went to the Federal University of Paraná (UFPR) in search of continuing education, after students' suicide attempts and suicide consummation. It results from the close relationship between research and extension, and its object of study was teacher training in a hybrid course on suicide prevention. It advocates that the school contributes to the construction of care networks, identification, protection, and support of children and adolescents at risk of suicide attempts and consummation; thus, training teachers is somewhat challenging for those committed to that theme (BERTOLOTE, 2012; BOTEGA, 2014; FAÇANHA, 2010). The object of study in this thesis, suicide prevention in school settings, built the research problem: what aesthetics of continuing education for teachers on suicide prevention can be elaborated, in a process of hybrid education, by using technologies? To answer that, the study was grounded in the action-research methodology (RICHARDSON, 2004), which comprises four steps: diagnosis, action, evaluation and reflection, having as its general objective, the proposal and analysis of the aesthetics for a teacher training course on suicide prevention, in a process of hybrid education. In this thesis, aesthetics is understood as the form and content underpinning continuing education, oriented by hybrid learning. Therefore, we described the demands of the school community, developed and offered an extension course to teachers from Curitiba/Brazil and its Metropolitan Area, in a partnership with the Secretary of Education. The theoretical-conceptual framework was supported by the interrelationship between public policies, proposed by the Ministry of Education, for coping with suicide (BRASIL, 2005, 2006, 2019), World Health Organization and Pan-American Health Organization guidelines for its prevention in school settings (WHO, 2000, 2012; OPAS, 2014), digital technologies of communication and information applied to education and teacher training (BRITO; PURIFICAÇÃO 2015; BRITO; SIMONIAN, 2017; FERREIRA, 2020; KENKY, 2008; MORAN, 2015, SANTOS 2019, 2021; SCHERER, 2005), considering the cyberculture reflections (LEMOS, 2005; LÈVY, 1999; SANTOS, 2019, 2021). Data were collected by means of questionnaires applied to teachers and professionals from the Psychosocial Healthcare Network. Data analysis and research outcomes indicate, as a result, the aesthetics to be considered for teachers' continuing education on sensitive themes, such as the suicide prevention, using a hybrid design: (a) interactive teaching, supporting the participants' roaming, technically capable of theoretical theme conduction, converging space, time and learning methods; (b) In-person meetings to discuss the theme, cases and bonding among the participants; (c) problem-based games with situations experienced by the school, resulting in learning and leading teachers to understand the suicide complexity; (d) digital curation and careful selection of the course materials, ensuring interactivity and support to the demanded situations; and (e) emotional support, mediated by agile technologies of broad access, such as instant-message apps, in addition to resources and contacts available in the design of the virtual learning environment (VLE).1 arquivo (205 p.) : PDF.application/pdfSuicidioComportamento suicidaEstudantes - Problemas emocionaisProfessores - FormaçãoTecnologia educacionalEducaçãoFormação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbridainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DIONE MARIA MENZ.pdfapplication/pdf28676859https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72760/1/R%20-%20T%20-%20DIONE%20MARIA%20MENZ.pdf05f93f2ae80a6a8df143094fc9ddf741MD51open access1884/727602022-02-22 14:32:10.555open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72760Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T17:32:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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