A implantação de políticas de ações afirmativas na educação, durante o governo Lula : uma tentativa de mitigar as desigualdades raciais no Brasil
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/48782 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dra. Ana Maria Petraitis Liblik |
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Medeiros, Meiry Ellen Gonzales deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia PolíticaLiblik, Ana Maria Petraitis2021-11-17T12:52:12Z2021-11-17T12:52:12Z2012https://hdl.handle.net/1884/48782Orientador : Prof. Dra. Ana Maria Petraitis LiblikMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia PolíticaInclui referências: 38-39Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo realizar uma discussão baseada na bibliografia existente a respeito da criação de políticas públicas afirmativas pautadas na questão racial. Para tanto, propõe-se uma revisão bibliográfica a respeito da questão racial sob um viés sociológico que identifique as teorias raciais vigentes na sociedade brasileira no final do século XIX e de que maneira estas ideias ditas científicas acabaram por manter a discriminação mesmo após a Abolição. Será apresentada a definição de políticas públicas e ações afirmativas pertinentes para a elaboração deste estudo ao mesmo tempo em que serão analisadas as razões e motivos sociais e políticos que inseriram a questão racial de maneira efetiva ao longo do governo do presidente Lula. Por fim, será realizada uma breve análise da situação atual do sistema educacional brasileiro para verificar o cumprimento de políticas públicas e ações afirmativas dentre elas o sistema de cotas nas universidades e a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro brasileira na educação básica no Brasil. Pretende-se com este estudo verificar a evolução do processo democrático de inclusão deste grupo específico, perceber o comportamento do Estado brasileiro, onde sua ação pode ser percebida através da inclusão do tema da discussão racial na pauta da agenda política e o amadurecimento do Movimento Negro, diluído em diversas instituições de manutenção da cultura e questionamento das demandas conquistadas, ao menos em tese, desde a Abolição da Escravidão no Brasil.1 arquivo (39 p.) : PDF.application/pdfProgramas de ação afirmativa na educação - BrasilA implantação de políticas de ações afirmativas na educação, durante o governo Lula : uma tentativa de mitigar as desigualdades raciais no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MEIRY ELLEN GONZALES DE MEDEIROS.pdfapplication/pdf507246https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48782/1/R%20-%20E%20-%20MEIRY%20ELLEN%20GONZALES%20DE%20MEDEIROS.pdf04f5113d5e305a5b003bc8d4ad21cc56MD51open access1884/487822021-11-17 09:52:12.235open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48782Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-17T12:52:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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