Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca, Gabriela Müller, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72570
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Ana Paula Vosne Martins
id UFPR_90cc5b94306a69f41f093a7549644bfe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72570
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Larocca, Gabriela Müller, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaMartins, Ana Paula Vosne, 1961-2022-02-21T19:12:08Z2022-02-21T19:12:08Z2021https://hdl.handle.net/1884/72570Orientadora: Prof. Dra. Ana Paula Vosne MartinsTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 23/08/2021Inclui referências: p. 377-395Resumo: Publicado ao final do século XV, o Malleus Maleficarum criou e reforçou o vínculo entre a bruxaria e as mulheres. Justapondo uma imagem negativa das mulheres, produto de uma potente e antiga tradição antifeminina, os autores do tratado descreveram o crime de bruxaria como essencialmente feminino. O estereótipo da mulher-bruxa, capaz das maiores blasfêmias e atrocidades, se espalhou pela Europa ocidental, alimentando desconfianças históricas enraizadas em relação às mulheres e incentivando perseguições e julgamentos no início da Época Moderna. Mesmo com o término dos processos de bruxaria, a bruxa maligna não desapareceu e permaneceu viva no imaginário contemporâneo por meio de livros, filmes e séries de televisão. No cinema de horror com seus enredos povoados por monstros do passado, a bruxa é uma antagonista recorrente, persistindo nas telas a antiga representação do feminino ligado ao Mal e ao demoníaco. A bruxaria se popularizou no horror audiovisual a partir da década de 1960, na mesma época do fortalecimento da segunda onda feminista, alertando para a necessidade de monitoramento das mulheres. Nestes filmes, as bruxas são malignas e guiadas por desejos de vingança, ódio e poder, requerendo forte controle masculino e severas punições. A presente tese trata do horror cinematográfico e de como este é um gênero que recoloca questões antigas e complexas sobre as mulheres, o Mal, a sexualidade e a bruxaria. Por meio da análise dos filmes A Maldição do Demônio (1960); Horror Hotel (1960), A Filha de Satã (1962), Bruxa - a Face do Demônio (1966) e The She Beast (1966), o objetivo é investigar como a tradição do Mal feminino, muito anterior ao audiovisual e sustentada na figura da bruxa, é reconstruída e atualizada no século XX pelo horror cinematográfico. Em diálogo com a história cultural, os estudos de gênero e sexualidade e a história das mulheres, a tese problematiza a permanência atualizada culturalmente da tradição do Mal feminino e de uma visão negativa das mulheres, reproduzindo e estimulando desconfianças e discriminações históricas e a violência física e simbólica.Abstract: Published by the end of the 15th century, the Malleus Maleficarum created and reinforced the connection between witchcraft and women. Juxtaposing a negative image of womanhood, product of a powerful and ancient antifeminine tradition, the authors of the treatise described the felony of witchcraft primarily as female. The stereotype of the witch-woman, capable of the greatest blasphemies and atrocities, spread through Western Europe, fueling rooted historical suspicions of women and encouraging persecutions and trials in the early Modern Age. Despite the end of the witchcraft prosecutions, the evil witch did not disappear, remaining alive in the contemporary imagery through books, movies, and television. In horror movies with their plots populated by monsters from the past, the witch is a recurring antagonist, and the old representation of the feminine connected to Evil and demonic persists on the screens. Witchcraft became increasingly popular in horror during the 1960s, at the same time as the strengthening of the second-wave feminism, reinforcing the need to monitor women. In such films, witches are evil and driven by desires for revenge, hatred, and power, requiring strong masculine control and severe punishments. This doctoral dissertation discusses the cinematographic horror and how this is a genre that replaces old and complex issues about women, evil, sexuality, and witchcraft. Through the analysis of the films Black Sunday (1960); Horror Hotel (1960), Night of the Eagle (1962), The Witches (1966), and The She Beast (1966), the aim is to investigate how the tradition of the female Evil, much older than the audiovisual and sustained by the witch figure, is reconstructed and updated in the 20th century by the horror cinema. In dialogue with cultural history, gender and sexuality studies, and women's history, the dissertation examines the culturally updated permanence of the tradition of the female Evil and a negative view of women, reproducing and encouraging historical suspicions and discrimination, and physical and symbolic violence.1 arquivo (395 p.) : il.db application/pdfFeitiçaria - HistóriaIdentidade de gênerofeiticeirasCinemaHorrorHistóriaDo Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GABRIELA MULLER LAROCCA.pdfapplication/pdf15223716https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72570/1/R%20-%20T%20-%20GABRIELA%20MULLER%20LAROCCA.pdf85523f91f0c31bf2e60978ee22fb328cMD51open access1884/725702022-02-21 16:12:08.531open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T19:12:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
title Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
spellingShingle Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
Larocca, Gabriela Müller, 1992-
Feitiçaria - História
Identidade de gênero
feiticeiras
Cinema
Horror
História
title_short Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
title_full Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
title_fullStr Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
title_full_unstemmed Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
title_sort Do Malleus Maleficarum ao cinema do horror : a tradição do mal feminino e da mulher-bruxa em filmes da década de 1960
author Larocca, Gabriela Müller, 1992-
author_facet Larocca, Gabriela Müller, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Larocca, Gabriela Müller, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ana Paula Vosne, 1961-
contributor_str_mv Martins, Ana Paula Vosne, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Feitiçaria - História
Identidade de gênero
feiticeiras
Cinema
Horror
História
topic Feitiçaria - História
Identidade de gênero
feiticeiras
Cinema
Horror
História
description Orientadora: Prof. Dra. Ana Paula Vosne Martins
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T19:12:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T19:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72570
url https://hdl.handle.net/1884/72570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (395 p.) : il.
db application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72570/1/R%20-%20T%20-%20GABRIELA%20MULLER%20LAROCCA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85523f91f0c31bf2e60978ee22fb328c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860823175397376