Retornos privados versus retornos sociais da educação no Brasil, um estudo empírico dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintella Junior, Osvaldo Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/35342
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a magnitude do retorno privado da educação em relação ao seu retorno social como forma de analisar a importância dos investimentos públicos na educação. Para o cálculo do retorno privado foi utilizada a base de dados do CENSO 2010. O método de Heckman foi utilizado para o cálculo do retorno privado da educação. Para o cálculo do retorno social foram utilizados dados municipais do tipo cross-section. Os dados das variáveis PIB percapita, população residente e capital residencial foram obtidos a partir do endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados da variável que mensura o nível de capital humano foram obtidos da base de dados do CENSO 2010. Foi utilizado ainda o método de regressão quantílica com o objetivo de mostrar a disparidade, crescente de acordo com o nível de renda dos municípios, entre o retorno social e privado da educação. Os resultados do presente estudo indicam que existem evidências de que o retorno social da educação é superior ao seu retorno privado. O impacto do aumento de uma faixa de estudo é de, aproximadamente, 6% e 30 % no retorno privado e no retorno social da educação, respectivamente. Ou seja, se o indivíduo conclui uma das faixas de educação a sua renda individual aumenta em, aproximadamente, 6% e a renda agregada aumenta em 30%. Os resultados mostram que, dado a presença de externalidades positivas é justificável a intervenção pública nos investimentos em educação.
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