Target Costing e custeio direto em insituição confessional de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/26306 |
Resumo: | Resumo: Aperfeiçoar a utilização dos recursos econômicos e financeiros é o objetivo de qualquer organização, independentemente do segmento em que atua. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo consiste em identificar qual a composição dos custos envolvidos na oferta do curso de graduação em Administração e na definição de suas mensalidades de acordo com o custeio direto e o Target Costing. O delineamento da pesquisa configura-se como um Estudo de Caso realizado em uma instituição de ensino superior, de natureza confessional e filantrópica, situada na região Sudeste do Brasil utilizando-se o curso de graduação em Administração. Para coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, entrevista não estruturada com os gestores e análise documental. O questionário foi aplicado a um grupo de estudantes recém ingressos no curso de graduação em Administração, com o objetivo de verificar sua percepção em relação ao grau de importância de cada um dos principais atributos do serviço teste. As entrevistas, realizadas com os principais gestores da entidade, tiveram o objetivo verificar como são estabelecidos os preços das mensalidades e a margens de contribuição objetivadas pela instituição. A análise documental, realizada em planilhas de custos, balancetes e demais relatórios contábeis, financeiros e administrativos, contribuiu para conhecer os procedimentos adotados pela instituição para mensurar e controlar seus custos e receitas. Os resultados indicam que para atingir o custo alvo, deve-se abrir novos cursos de graduação, uma vez que o curso de graduação em Administração encontra-se absolutamente dentro dos custos preconizados pelo Target Costing, apontando como entrave o fato dos custos estruturais, oriundo da unidade de ensino, recaírem sobre esse único curso superior existente. |
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