Comunidade de prática musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/35748 |
Resumo: | Resumo: O objetivo geral para esta dissertação foi investigar na prática do grupo coral - o Coral CEIC de Curitiba - aspectos que o pudessem caracterizar como uma comunidade de prática musical em ambiente específico. Por meio do delineamento metodológico do Estudo de Caso, foram coletados dados em campo que oportunizaram material de compreensão dos conceitos e elementos descritos por Wenger (1998) e Lave e Wenger (1991). O reconhecimento da constituição da comunidade - o domínio, a comunidade e a prática - e a observação dos processos característicos desta prática, ou seja, os interesses compartilhados pelo grupo (prática compartilhada) a construção das relações de aprendizagem (aprendizagem situada), e os níveis de participação dos membros do grupo, foram processos que nortearam as análises neste texto e fundamentaram a observação do campo empírico. Os resultados deste estudo revelam a contribuição que o conceito de comunidade de prática traz para a compreensão das situações de ensino, aprendizagem e experiência estética, vivenciadas num contexto comunitário. Palavras-Chave: comunidade de prática musical; prática coral; educação musical |
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Guariente, Liane CristinaAraujo, Rosane Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2014-08-20T12:07:34Z2014-08-20T12:07:34Z2010http://hdl.handle.net/1884/35748Resumo: O objetivo geral para esta dissertação foi investigar na prática do grupo coral - o Coral CEIC de Curitiba - aspectos que o pudessem caracterizar como uma comunidade de prática musical em ambiente específico. Por meio do delineamento metodológico do Estudo de Caso, foram coletados dados em campo que oportunizaram material de compreensão dos conceitos e elementos descritos por Wenger (1998) e Lave e Wenger (1991). O reconhecimento da constituição da comunidade - o domínio, a comunidade e a prática - e a observação dos processos característicos desta prática, ou seja, os interesses compartilhados pelo grupo (prática compartilhada) a construção das relações de aprendizagem (aprendizagem situada), e os níveis de participação dos membros do grupo, foram processos que nortearam as análises neste texto e fundamentaram a observação do campo empírico. Os resultados deste estudo revelam a contribuição que o conceito de comunidade de prática traz para a compreensão das situações de ensino, aprendizagem e experiência estética, vivenciadas num contexto comunitário. Palavras-Chave: comunidade de prática musical; prática coral; educação musicalapplication/pdfDissertaçõesCanto coralCoros (Musica)Musica - Instrução e estudoMusica e sociedadeComunidade de prática musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LIANE CRISTINA GUARIENTE.pdfapplication/pdf936310https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35748/1/R%20-%20D%20-%20LIANE%20CRISTINA%20GUARIENTE.pdf8f138161affa0e9ab1c3577a83d7b21eMD51open accessTEXTR - D - LIANE CRISTINA GUARIENTE.pdf.txtR - D - LIANE CRISTINA GUARIENTE.pdf.txtExtracted Texttext/plain268430https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35748/2/R%20-%20D%20-%20LIANE%20CRISTINA%20GUARIENTE.pdf.txtff15c2e08010c87065382bed89a66f0eMD52open accessTHUMBNAILR - D - LIANE CRISTINA GUARIENTE.pdf.jpgR - D - LIANE CRISTINA GUARIENTE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35748/3/R%20-%20D%20-%20LIANE%20CRISTINA%20GUARIENTE.pdf.jpge0fbd51070806e16c2076f0ab60d1a6dMD53open access1884/357482016-04-07 09:46:26.418open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35748Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T12:46:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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