Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo, Jefferson Farias de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80473
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhoffer
id UFPR_9379fb0e05a0fbf4499ed1e9db9ea1aa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80473
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSallai, Claudia Maria, 1965-Cristo, Jefferson Farias de2022-12-19T17:15:17Z2022-12-19T17:15:17Z2022https://hdl.handle.net/1884/80473Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 02/08/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A pedagogia Waldorf tem como premissa, para o ensino das ciências, o caminho do(a) estudante através de diversos tipos de experimentos, ir construindo seu conhecimento, mediado pela figura do(a) professor(a), assim como o intuito do mestrado profissional em biologia que traz como foco principal o ensino por investigação. Para o(a) jovem, entender a ciência através do conhecimento de como ela foi produzida, já é um caminho investigativo, para tanto nesse trabalho foi elaborado um plano de trabalho docente de biologia para fisiologia humana e comparada, que de certa forma é pouco experimental em sala, mas pode ser ensinada através da análise da experimentação através da qual foi descoberta. Os planos de aulas seguiram os três processos de aprendizagem da pedagogia waldorf: pensar, sentir e querer. A construção destes planos visa difundir a pedagogia em escolas públicas. Além dos planos foram executados webinários com professores(as) e interessados(as) no tema, que estão disponíveis em plataformas virtuais de hospedagem de vídeo. Os planos de aula foram construídos baseados em referenciais teóricos da área e também na experiência profissional do autor, as webinares foram apresentadas utilizando-se o sistema OBS studio que opera em conjunto com a plataforma YouTube e para demonstração do conteúdo a plataforma Prezi que tem grande dinamismo em videoconferências. Esperava-se que os seminários tivessem a presença de 30 participantes ou mais em cada encontro, fato que não se confirmou, devido a difusão das plataformas virtuais, e que o material seja multiplicado a partir destes participantes e também através da disponibilização em plataformas de recursos educacionais abertos. Os vídeos continuam a ter visualização e tem boa receptividade e também os(as) participantes tem grande expectativa em receber o material pronto após sua finalização.Abstract: The Steiner Schools has the premiss to teach the sciences by the interior way of the student by means of many experiments, going to build their knowledge, guided by the person of the teacher, and it’s converged with the idea of this program of Master Education in Biology which focuses on teaching by investigation. For the young people, know how science works through how it was discovered, is an investigation way, therefore this job prepared lesson plans for physiology, which in a way is not very experimental during class, but can be teached through the analysis of discovery experimentation. Lesson plans followed the three steps of waldorf education processes: thinking, feeling and willing. The explanation of these plans aims to spread the pedagogy for use in public schools, to increase and accelerate the dissemination, beyond the plans, workshops with teacher and videos with theses recorded workshops are planned to be made available on virtual platforms for video hosting process know by the term Webinar. It is expected that the seminar will have the presence of 30 participants or more at each meeting, due to the diffusion of virtual platforms, and that the material will be multiplied from these participants and also through the availability on platforms of open educational resources. The lesson plans were built based on theoretical references in the area and also on the author's professional experience, the webinars were presented using the OBS studio system that operates in conjunction with the YouTube platform and for the demonstration of the content the Prezi platform that has great dynamism in videoconferences. It was expected that the seminars would have the presence of 30 participants or more at each meeting, a fact that was not confirmed, due to the diffusion of virtual platforms, and that the material would be multiplied from these participants and also through the availability on open educational resources platforms. The videos continue to be viewed and are well received, and participants also have great expectations of receiving the material ready after its completion.1 recurso online : PDF.application/pdfAnatomia humanaFisiologia humanaBiologia - Estudo e ensinoBiologia - MetodologiaWaldorf, Metodo de educaçãoBiologia GeralSugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFFERSON FARIAS DE CRISTO.pdfapplication/pdf1200066https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80473/1/R%20-%20D%20-%20JEFFERSON%20FARIAS%20DE%20CRISTO.pdf6be147e9e758520bc0c04e3c36580c08MD51open access1884/804732022-12-19 14:15:17.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T17:15:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
title Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
spellingShingle Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
Cristo, Jefferson Farias de
Anatomia humana
Fisiologia humana
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Metodologia
Waldorf, Metodo de educação
Biologia Geral
title_short Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
title_full Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
title_fullStr Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
title_sort Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
author Cristo, Jefferson Farias de
author_facet Cristo, Jefferson Farias de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sallai, Claudia Maria, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Jefferson Farias de
contributor_str_mv Sallai, Claudia Maria, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia humana
Fisiologia humana
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Metodologia
Waldorf, Metodo de educação
Biologia Geral
topic Anatomia humana
Fisiologia humana
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Metodologia
Waldorf, Metodo de educação
Biologia Geral
description Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhoffer
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T17:15:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19T17:15:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80473
url https://hdl.handle.net/1884/80473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80473/1/R%20-%20D%20-%20JEFFERSON%20FARIAS%20DE%20CRISTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6be147e9e758520bc0c04e3c36580c08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846272487424