Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80473 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhoffer |
id |
UFPR_9379fb0e05a0fbf4499ed1e9db9ea1aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80473 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSallai, Claudia Maria, 1965-Cristo, Jefferson Farias de2022-12-19T17:15:17Z2022-12-19T17:15:17Z2022https://hdl.handle.net/1884/80473Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 02/08/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A pedagogia Waldorf tem como premissa, para o ensino das ciências, o caminho do(a) estudante através de diversos tipos de experimentos, ir construindo seu conhecimento, mediado pela figura do(a) professor(a), assim como o intuito do mestrado profissional em biologia que traz como foco principal o ensino por investigação. Para o(a) jovem, entender a ciência através do conhecimento de como ela foi produzida, já é um caminho investigativo, para tanto nesse trabalho foi elaborado um plano de trabalho docente de biologia para fisiologia humana e comparada, que de certa forma é pouco experimental em sala, mas pode ser ensinada através da análise da experimentação através da qual foi descoberta. Os planos de aulas seguiram os três processos de aprendizagem da pedagogia waldorf: pensar, sentir e querer. A construção destes planos visa difundir a pedagogia em escolas públicas. Além dos planos foram executados webinários com professores(as) e interessados(as) no tema, que estão disponíveis em plataformas virtuais de hospedagem de vídeo. Os planos de aula foram construídos baseados em referenciais teóricos da área e também na experiência profissional do autor, as webinares foram apresentadas utilizando-se o sistema OBS studio que opera em conjunto com a plataforma YouTube e para demonstração do conteúdo a plataforma Prezi que tem grande dinamismo em videoconferências. Esperava-se que os seminários tivessem a presença de 30 participantes ou mais em cada encontro, fato que não se confirmou, devido a difusão das plataformas virtuais, e que o material seja multiplicado a partir destes participantes e também através da disponibilização em plataformas de recursos educacionais abertos. Os vídeos continuam a ter visualização e tem boa receptividade e também os(as) participantes tem grande expectativa em receber o material pronto após sua finalização.Abstract: The Steiner Schools has the premiss to teach the sciences by the interior way of the student by means of many experiments, going to build their knowledge, guided by the person of the teacher, and it’s converged with the idea of this program of Master Education in Biology which focuses on teaching by investigation. For the young people, know how science works through how it was discovered, is an investigation way, therefore this job prepared lesson plans for physiology, which in a way is not very experimental during class, but can be teached through the analysis of discovery experimentation. Lesson plans followed the three steps of waldorf education processes: thinking, feeling and willing. The explanation of these plans aims to spread the pedagogy for use in public schools, to increase and accelerate the dissemination, beyond the plans, workshops with teacher and videos with theses recorded workshops are planned to be made available on virtual platforms for video hosting process know by the term Webinar. It is expected that the seminar will have the presence of 30 participants or more at each meeting, due to the diffusion of virtual platforms, and that the material will be multiplied from these participants and also through the availability on platforms of open educational resources. The lesson plans were built based on theoretical references in the area and also on the author's professional experience, the webinars were presented using the OBS studio system that operates in conjunction with the YouTube platform and for the demonstration of the content the Prezi platform that has great dynamism in videoconferences. It was expected that the seminars would have the presence of 30 participants or more at each meeting, a fact that was not confirmed, due to the diffusion of virtual platforms, and that the material would be multiplied from these participants and also through the availability on open educational resources platforms. The videos continue to be viewed and are well received, and participants also have great expectations of receiving the material ready after its completion.1 recurso online : PDF.application/pdfAnatomia humanaFisiologia humanaBiologia - Estudo e ensinoBiologia - MetodologiaWaldorf, Metodo de educaçãoBiologia GeralSugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFFERSON FARIAS DE CRISTO.pdfapplication/pdf1200066https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80473/1/R%20-%20D%20-%20JEFFERSON%20FARIAS%20DE%20CRISTO.pdf6be147e9e758520bc0c04e3c36580c08MD51open access1884/804732022-12-19 14:15:17.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T17:15:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
title |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
spellingShingle |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf Cristo, Jefferson Farias de Anatomia humana Fisiologia humana Biologia - Estudo e ensino Biologia - Metodologia Waldorf, Metodo de educação Biologia Geral |
title_short |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
title_full |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
title_fullStr |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
title_full_unstemmed |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
title_sort |
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf |
author |
Cristo, Jefferson Farias de |
author_facet |
Cristo, Jefferson Farias de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sallai, Claudia Maria, 1965- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristo, Jefferson Farias de |
contributor_str_mv |
Sallai, Claudia Maria, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia humana Fisiologia humana Biologia - Estudo e ensino Biologia - Metodologia Waldorf, Metodo de educação Biologia Geral |
topic |
Anatomia humana Fisiologia humana Biologia - Estudo e ensino Biologia - Metodologia Waldorf, Metodo de educação Biologia Geral |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhoffer |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-19T17:15:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-19T17:15:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80473 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80473/1/R%20-%20D%20-%20JEFFERSON%20FARIAS%20DE%20CRISTO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6be147e9e758520bc0c04e3c36580c08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898846272487424 |