Gerontotecnologia educacional sobre acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bork, Luany Caroline Adamovicz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79548
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Susanne Elero Betiolli
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spelling Kuznier, Tatiane Prette, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeBetiolli, Susanne Elero, 1988-Bork, Luany Caroline Adamovicz2024-02-20T10:29:02Z2024-02-20T10:29:02Z2022https://hdl.handle.net/1884/79548Orientadora: Profª. Drª. Susanne Elero BetiolliCoorientadora: Profª. Drª. Tatiane Prette KuznierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 09/08/2022Inclui referências: p. 83-109Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma gerontotecnologia educacional audiovisual sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) para idosos atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A construção do produto deste estudo possibilitou a produção de um vídeo educacional para idosos, no qual foram abordadas orientações sobre prevenção e identificação precoce do AVC, e medidas emergenciais a serem tomadas. Trata-se de pesquisa metodológica descritiva, realizada na UPA 24 horas do município de Castro/ Paraná. A amostra foi de 56 participantes, constituída por 46 idosos que buscaram atendimento na UPA, e 10 juízes especialistas em gerontologia e/ou urgência e emergência do território nacional. Seguiram-se três etapas: I) Pré- produção- construção da sinopse, argumento, roteiro e storyboard do vídeo, seguido da validação do conteúdo educacional e storyboard pelos juízes especialistas; II) Produção- construção do vídeo educacional, por meio dos programas adobe photoshop, adobe after effects e adobe premiere, contemplando os doze princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e posterior validação do vídeo pelos idosos, utilizando o instrumento Suitability Assessment of Materials; III) Pós-produção- edição, finalização e divulgação do vídeo. Para a análise dos dados empregou-se estatística descritiva, análise de conteúdo para as informações qualitativas com o apoio do software IRaMuTeQ, bem como o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC). Como resultado, observou-se o déficit de conhecimento dos idosos a respeito da identificação, prevenção e necessidade de atendimento precoce diante do AVC. Concomitante à literatura científica, produziu-se o roteiro e o storyboard do vídeo, que foram validados pela concordância dos juízes especialistas (IVC= 0,96). O vídeo foi composto por 20 cenas em resolução Full HD, com duração de 07 minutos e 20 segundos. Houve 100% de concordância entre os idosos participantes, tornando-o adequado e validado. O vídeo educacional foi certificado como produto brasileiro na Agência Nacional do Cinema sob o número B22-002783-00000, divulgado em plataforma digital YouTube e nos monitores de televisão disponíveis na UPA. Conclui-se que a gerontotecnologia educacional desenvolvida no formato de vídeo bidimensional apresenta-se de forma lúdica, caracteriza-se como produção técnica e tecnológica de alta complexidade e médio teor inovativo, que possibilita a educação em saúde dos idosos sobre o acidente vascular cerebral. Responde a um problema previamente identificado no serviço, com potencial impacto social, econômico e de mudança na área de saúde a longo prazo, além de ser passível de replicação, como uma ferramenta de apoio aos profissionais de diferentes serviços de saúde. A ampla divulgação do vídeo proporcionará aos idosos e à rede de apoio conhecimentos e orientações significativas sobre o AVC, para que possam adotar medidas de prevenção, reconhecer precocemente sinais e sintomas e estimular a busca pelo serviço de emergência em tempo hábil, cumprindo com o propósito do produto.Abstract: This study aimed to develop an audiovisual educational gerontotechology on Cerebral Vascular Accident (CVA) for elderly people treated at an Emergency Care Unit (UPA). The construction of the product of this study made it possible to produce an educational video for the elderly, in which guidelines on prevention and early identification of stroke were addressed, and emergency measures to be taken. This is a descriptive methodological research, carried out at the 24-hour UPA in the city of Castro/ Paraná. The sample consisted of 56 participants, consisting of 46 elderly people who sought care at the UPA, and 10 expert judges in gerontology and/or urgency and emergency care in the national territory. Three steps followed: I) Pre-production - construction of the synopsis, argument, script and storyboard of the video, followed by the validation of the educational content and storyboard by the expert judges; II) Production - construction of the educational video, through the adobe photoshop, adobe after effects and adobe premiere programs, covering the twelve principles of the cognitive theory of multimedia learning and subsequent validation of the video by the elderly, using the Suitability Assessment of Materials instrument; III) Post-production - editing, finalization and dissemination of the video. For data analysis, descriptive statistics, content analysis for qualitative information with the support of the IRaMuTeQ software, as well as the calculation of the Content Validity Index (CVI) were used. As a result, there was a lack of knowledge of the elderly regarding the identification, prevention and need for early care in the face of stroke. Concurrent with the scientific literature, the script and storyboard of the video were produced, which were validated by the agreement of the expert judges (CVI= 0.96). The video consisted of 20 scenes in Full HD resolution, lasting 7 minutes and 20 seconds. There was 100% agreement among the elderly participants, making it adequate and validated. The educational video was certified as a Brazilian product by the Agência Nacional do Cinema under the number B22-002783-00000, published on the YouTube digital platform and on television monitors available at the UPA. It is concluded that educational gerontotechnology developed in two-dimensional video format is presented in a playful way, characterized as technical and technological production of high complexity and medium innovative content, which enables health education for the elderly about stroke. It responds to a problem previously identified in the service, with potential social, economic and change impact in the health area in the long term, in addition to being replicable, as a support tool for professionals from different health services. The wide dissemination of the video will provide the elderly and the support network with significant knowledge and guidance on stroke, so that they can adopt preventive measures, recognize early signs and symptoms and encourage the search for the emergency service in a timely manner, fulfilling the purpose. of product.1 recurso online : PDF.application/pdfEnfermagem geriátricaIdososAcidente vascular cerebralTecnologia educacionalEducação sanitáriaEnfermagemGerontotecnologia educacional sobre acidente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUANY CAROLINE ADAMOVICZ BORK.pdfapplication/pdf12760868https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79548/1/R%20-%20D%20-%20LUANY%20CAROLINE%20ADAMOVICZ%20BORK.pdff9e4a4e2a2229ffbc5894f341f67fd04MD51open access1884/795482024-02-20 07:29:03.033open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T10:29:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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