Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/85771 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Opuszka |
id |
UFPR_940c167f2de381f0bee6f89b3465a09e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85771 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em DireitoOpuszka, Paulo Ricardo, 1977-Domingues, André Luan2023-12-22T10:52:03Z2023-12-22T10:52:03Z2023https://hdl.handle.net/1884/85771Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo OpuszkaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa : Curitiba, 03/11/2023Inclui referênciasResumo: Compreender-se o que neste escrito chamar-se-á de tempo presente, particularmente respeitando-se as suas condições de espaço e tempo aparece como busca marcada centralmente por um elevado grau de complexidade, sendo, para tanto, pressuposto fundamental buscar por sua racionalidade, e também, irracionalidade de pensamentos e vivências. Traçado, portanto, o ponto de partida para a análise a ser lançada no presente escrito. O contexto atual de vida na periferia será o objeto de análise, buscando-se analisar as bases do pensar-viver local, indicando-se a realidade contemporânea como totalizadora, quando adotada perspectiva eurocêntrica de pensamento, denominada esta como totalidade totalizante, ou seja, a total aniquilação do distinto, enquanto absolutamente outro. Neste contexto, o trabalho traz como inquietação central o seguinte problema de pesquisa: no presente contexto histórico, será possível a compreensão do social a partir do coletivo para o individual e do individual para o coletivo, simétrica, constante e simultaneamente, tornando fenomênico o trilhar de um novo começo, caminhando-se na socialidade humana marcada pela centralidade do trabalho na ontologia do ser social lukácsiana, conectando-se os indivíduos, por meio de um elemento humanamente solidário e libertador (ética e filosofia da libertação dusselianas)? O presente escrito tem como objetivo geral: compreender a possibilidade de (re)criação de uma realidade social altérica de inclusão, por meio de uma necessária leitura da ontologia do ser social a partir do estabelecimento de sua conectividade material-teórica com a ética e a filosofia da libertação dusselianas, pautando-se no reconhecimento da exterioridade do outro, negando-se a totalização solipsista, enquanto forma de se aproximar do verdadeiramente humano do humano, para concretização dos processos de individuação conectados com o inconsciente coletivo, enquanto local de reprodução valorativo-coletiva do conceito de trabalho, lugar primário para a sociabilidade humana, enquanto categoria constitutiva também constituída, visando-se assim a vivência máxima de um espaço público democraticamente criado e recriado para garantia dos direitos humanos, na condição de constante vivência de inclusão social cidadã. Como teoria de base e abordagem filiar-se-á à perspectiva crítica, com a utilização de pensadores com lecionar multidisciplinar, na busca de conexão entre diferentes ramos do saber-viver (direito, filosofia, sociologia, ética e psicologia), para que, a partir de um olhar inicialmente crítico, parta-se para sua superação, diante da necessidade de uma visão complexa dos fenômenos sociais e jurídicos efetuando para isso conjeturas e teorias a respeito da temática, com olhar altericamente múltiplo. Como procedimento utilizou-se da pesquisa bibliográfica e análise documental. Como técnica de coleta de dados utilizou-se da produção de resumos estendidos e fichamentos. Conclui-se que se considerando que a formação arquetípica local, diante das contingências, faz com os arquétipos possam ser vividos, enquanto conscientização e também reformulados com as humanidades postas em-relação. Para tanto, faz-se preciso que se resgate aquilo que fora esquecido (arquétipo da sombra), enquanto reflexo do ego conquiro (negatividade do arquétipo persona), verdadeiro ato de libertação do humano, sempre em-relaçãoAbstract: Understanding what in this writing will be called present time, particularly respecting its conditions of space and time, appears as a search centrally marked by a high degree of complexity, and for this it is a fundamental assumption to search for its rationality, and also irrationality of thoughts and experiences. Therefore, the starting point for the analysis to be launched in the present writing is outlined. The current context of life in the periphery will be the object of analysis, seeking to analyze the bases of local thinking-living, indicating the contemporary reality as totalizing, when adopting a Eurocentric perspective of thought, which is called totalizing totality, that is, the total annihilation of the distinct, as absolutely other. In this context, the work brings as a central concern the following research problem: in the present historical context, will it be possible to understand the social from the collective to the individual and from the individual to the collective, symmetrical, constant and simultaneously, making the treading of a new beginning phenomenal, walking in human sociality marked by the centrality of work in the Lukácsian ontology of social being, connecting individuals, through a humanly supportive and liberating element (Dusselian ethics and philosophy of liberation)? The general objective of this paper is: to understand the possibility of (re)creating an altic social reality of inclusion, through a necessary reading of the ontology of the social being from the establishment of its material-theoretical connectivity with Dusselian ethics and philosophy of liberation, based on the recognition of the exteriority of the other, denying the solipsistic totalization, as a way of approaching the truly human of the human, for the materialization of the processes of individuation connected with the collective unconscious, as a place of evaluativecollective reproduction of the concept of work, a primary place for human sociability, as a constitutive category also constituted, thus aiming at the maximum experience of a public space democratically created and recreated to guarantee human rights, in the condition of constant experience of citizen social inclusion. As a basic theory and approach, it will be affiliated to the critical perspective, with the use of thinkers with multidisciplinary teaching, in the search for connection between different branches of know-how (law, philosophy, sociology, ethics and psychology), so that, from an initially critical look, it is possible to overcome it, in the face of the need for a complex view of social and legal phenomena, making conjectures and theories about the theme. with alterically multiple gaze. As a procedure, bibliographic research and document analysis were used. As a data collection technique, the production of extended abstracts and files was used. It is concluded that considering that the local archetypal formation, in the face of contingencies, makes the archetypes possible to be lived, as awareness and also reformulated with the humanities put in relation. To this end, it is necessary to rescue what had been forgotten (shadow archetype), as a reflection of the ego conquiro (negativity of the persona archetype), a true act of liberation of the human, always in relationResumen: Comprender lo que en este escrito se llamará tiempo presente, particularmente respetando sus condiciones de espacio y tiempo, aparece como una búsqueda marcada centralmente por un alto grado de complejidad, y para ello es un supuesto fundamental buscar su racionalidad, y también la irracionalidad de pensamientos y experiencias. Por lo tanto, se esboza el punto de partida para el análisis que se iniciará en el presente escrito. El contexto actual de la vida en la periferia será objeto de análisis, buscando analizar las bases del pensar-vivir local, señalando la realidad contemporánea como totalizadora, al adoptar una perspectiva eurocéntrica del pensamiento, que se denomina totalidad totalizadora, es decir, la aniquilación total de lo distinto, como absolutamente otro. En este contexto, el trabajo trae como preocupación central el siguiente problema de investigación: en el presente contexto histórico, será posible comprender lo social de lo colectivo a lo individual y de lo individual a lo colectivo, simétrico, constante y simultáneo, haciendo fenoménico el paso de un nuevo comienzo, caminando en la socialidad humana marcada por la centralidad del trabajo en la ontología lukácsiana del ser social, conectando a los individuos, a través de un elemento humanamente solidario y liberador (ética y filosofía de la liberación de Dussel)? El objetivo general de este trabajo es: comprender la posibilidad de (re)crear una realidad social altica de inclusión, a través de una lectura necesaria de la ontología del ser social a partir del establecimiento de su conectividad material-teórica con la ética y la filosofía de la liberación dusselianas, a partir del reconocimiento de la exterioridad del otro, negando la totalización solipsista, como una forma de acercarse a lo verdaderamente humano de lo humano, para la materialización de los procesos de individuación conectados con el inconsciente colectivo, como un lugar de reproducción evaluativa-colectiva del concepto de trabajo, un lugar primario para la sociabilidad humana, como categoría constitutiva también constituida, apuntando así a la máxima experiencia de un espacio público creado y recreado democráticamente para garantizar los derechos humanos, en la condición de experiencia constante de inclusión social ciudadana. Como teoría y enfoque básico, se afiliará a la perspectiva crítica, con el uso de pensadores con docencia multidisciplinaria, en la búsqueda de conexión entre diferentes ramas del saber (derecho, filosofía, sociología, ética y psicología), de manera que, desde una mirada inicialmente crítica, sea posible superarla, ante la necesidad de una visión compleja de los fenómenos sociales y jurídicos, realizando conjeturas y teorías sobre el tema. con múltiples miradas alteradas. Como procedimiento se utilizó la investigación bibliográfica y el análisis documental. Como técnica de recolección de datos, se utilizó la producción de resúmenes y archivos extendidos. Se concluye que considerando que la formación arquetípica local, frente a las contingencias, hace posible que los arquetipos sean vividos, como conciencia y también reformulados con las humanidades puestas en relación. Para ello, es necesario rescatar lo olvidado (arquetipo de la sombra), como reflejo del ego conquiro (negatividad del arquetipo de la persona), un verdadero acto de liberación de lo humano, siempre en relación1 recurso online : PDF.application/pdfOntologiaFilosofiaÉticaDireitoOntologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstratainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANDRE LUAN DOMINGUES.pdfapplication/pdf1709736https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85771/1/R%20-%20T%20-%20ANDRE%20LUAN%20DOMINGUES.pdffdfcb3afafe1606a457cce0a77627cbfMD51open access1884/857712023-12-22 07:52:03.528open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-22T10:52:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
title |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
spellingShingle |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata Domingues, André Luan Ontologia Filosofia Ética Direito |
title_short |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
title_full |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
title_fullStr |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
title_full_unstemmed |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
title_sort |
Ontologia do ser social, filosofia e ética da libertação : um trilhar libertador pela levada do método analético ao insconciente coletivo : para além do trabalho enquanto categoria abstrata |
author |
Domingues, André Luan |
author_facet |
Domingues, André Luan |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Opuszka, Paulo Ricardo, 1977- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, André Luan |
contributor_str_mv |
Opuszka, Paulo Ricardo, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ontologia Filosofia Ética Direito |
topic |
Ontologia Filosofia Ética Direito |
description |
Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Opuszka |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T10:52:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T10:52:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/85771 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/85771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85771/1/R%20-%20T%20-%20ANDRE%20LUAN%20DOMINGUES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdfcb3afafe1606a457cce0a77627cbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860597976924160 |