O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/42712
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Jane Mendes Ferreira
id UFPR_944f62c5715643b3ee336b5dafb759c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42712
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Janaina Aparecida dos SantosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFerreira, Jane Mendes, 1967-2016-11-04T16:36:54Z2016-11-04T16:36:54Z2016http://hdl.handle.net/1884/42712Orientadora : Profª. Drª. Jane Mendes FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/02/2016Inclui referências : f.99-109Área de concentração: Estratégia e análise organizacionalResumo: Esta pesquisa objetivou compreender o papel do empreendedor apresentado por meio da mídia especializada de negócios. Como base teórica, explorou-se o corpo de conhecimento sobre o empreendedorismo, o interacionismo simbólico e a mídia especializada de negócios. Realizou-se uma pesquisa documental a partir de dados secundários da revista Exame. Utilizando como fonte de dados o website da revista www.exame.com.br, foram coletadas 1477 publicações no período de 01/01/2005 à 31/12/2014 e que traziam em seus conteúdos os termos "empreendedorismo" e "empreendedor". Os textos foram selecionados a partir do potencial que ofereciam para análise do papel do empreendedor em termos de características, comportamentos e conhecimentos. A partir do método de análise de conteúdo e das fases que o compõe, dentre as 1477 foram selecionados 253 publicações que compuseram o corpus de análise utilizado nesta pesquisa. Como resultado, a análise apontou que existe um conjunto relevante de demandas sociais acerca do papel que o empreendedor deve desempenhar na sociedade, atribuindo ao empreendedor um papel idealizado e simplificado que, muitas vezes, não condiz com a realidade vivenciada. O indivíduo empreendedor é apresentado pela mídia especializada de negócios como um ser especial, repleto de características positivas, um herói, vocacionado ao trabalho, capaz de fazer grandes sacrifícios pelo seu negócio. Também atribui a ele a responsabilidade em deter todas as capacidades que seu negócio possa vir a precisar para seu desenvolvimento e sucesso, não sendo necessário obter conhecimento formal para garantir tal desempenho, desde que esta falta seja suprida com treinamentos, cursos e leituras complementares. Nota-se que há um script veiculado pela mídia especializada de negócios bastante definido. A partir deste fato e dos aportes teóricos do interacionismo simbólico, argumenta-se sobre a influência desta "definição de situação" no comportamento do empreendedor e, consequentemente no fenômeno empreendedorismo. A partir dos dados, identificou-se a forte relação do fenômeno com a perspectiva econômica, uma vez que o foco apresentado pela mídia compreende o fenômeno como caminho para geração de emprego e renda. Neste sentido o empreendedor tem o dever de, a qualquer custo, fazer seu negócio prosperar e, como recompensa, tem o direito de ser rico e bem sucedido. A mídia especializada de negócios ignora e silencia os aspectos relacionados a complexidade do fenômeno, bem como as influências do meio ambiente no desempenho dos negócios, atribuindo unicamente ao empreendedor a responsabilidade pelo sucesso do seu empreendimento.Abstract: This research aimed to understand the role of the entrepreneur presented through specialized business media. As a theoretical base, it explored the knowledge about entrepreneurship, symbolic interaction and specialized business media. A research has been conducted based on secondary data from Exame magazine. Using as a data source the magazine's website www.exame.com.br, 1477 publications were collected in the period from 01/01/2005 to 12/31/2014, bringing in their content the terms "entrepreneurship" and "entrepreneur". The texts were selected from the potential offered to the entrepreneur's role of analysis in terms of characteristics, behaviors and knowledge. From the content analysis method and the phases that comprise, among 1477 were selected 253 publications that made up the content of the analysis used in this study. As a result, the analysis pointed out that there is a relevant set of social demands of the role that the entrepreneur must perform in society, giving the entrepreneur an idealized and simplified role that often does not reflect the reality experienced. The enterprising individual is introduced by specialized business media as a special person, full of positive features, a hero, devoted to work, able to make great sacrifices for his business. Also assigns him the responsibility to detain all the capabilities that his business is likely to need for his development and success, it is not necessary to obtain formal knowledge to guarantee this performance, since this lack is supplied with training, courses and supplementary readings. Notice that there is a script reported by the specialized media business quite defined. From this fact and theoretical contributions of symbolic interaction, it is discussed about the influence of this "definition of situation" in the entrepreneurial behavior and consequently entrepreneurship phenomenon. From these data, it identified a strong relation of the phenomenon to the economic outlook, since the focus presented by the media understand the phenomenon as a way to generate employment and income. Therefore, the entrepreneur should, anyway, make his business thrive and, as a reward, has the right to be rich and successful. The specialized business media ignores and silences aspects of the complexity of the phenomenon, as well as environmental influences on business performance, only giving the entrepreneurial responsibility for the success of his venture.115 f. : il.application/pdfDisponível em formato digital658.421EmpreendedorismoSucesso nos negociosNegócios - Mídia digitalO papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANAINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA.pdfapplication/pdf1769150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdfbfed2d7d00b9ad830d5d51bb48ee67c7MD51open accessTEXTR - D - JANAINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain245737https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf.txt845358e56083f2f7bd0cf3c225cd6f6cMD52open accessTHUMBNAILR - D - JANAINA APARECIDA DOS SANTOS SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf.jpga30a23a05b8e2c39d42cefb9175d361fMD53open access1884/427122016-11-04 14:36:54.622open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42712Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-11-04T16:36:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
title O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
spellingShingle O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
Silva, Janaina Aparecida dos Santos
Empreendedorismo
Sucesso nos negocios
Negócios - Mídia digital
658.421
title_short O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
title_full O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
title_fullStr O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
title_full_unstemmed O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
title_sort O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
author Silva, Janaina Aparecida dos Santos
author_facet Silva, Janaina Aparecida dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaina Aparecida dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jane Mendes, 1967-
contributor_str_mv Ferreira, Jane Mendes, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Sucesso nos negocios
Negócios - Mídia digital
topic Empreendedorismo
Sucesso nos negocios
Negócios - Mídia digital
658.421
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.421
description Orientadora : Profª. Drª. Jane Mendes Ferreira
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-04T16:36:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-04T16:36:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/42712
url http://hdl.handle.net/1884/42712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42712/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfed2d7d00b9ad830d5d51bb48ee67c7
845358e56083f2f7bd0cf3c225cd6f6c
a30a23a05b8e2c39d42cefb9175d361f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898876246032384