Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tatiana, 1980-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61296
Resumo: Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas
id UFPR_94f8378edf178bc05e3ea7ee8637918b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61296
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Tatiana, 1980-Freitas, Ana Elisa de CastroUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes2019-06-26T22:34:22Z2019-06-26T22:34:22Z2018https://hdl.handle.net/1884/61296Orientadora: Ana Elisa de Castro FreitasMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em ArtesInclui referênciasEsta monografia apresenta inquietações frente às práticas educativas voltadas ao ensino-aprendizagem de culturas indígenas nas escolas brasileiras na contemporaneidade, focalizando práticas em arte-educação desenvolvidas no espaço das aulas de artes no Colégio Estadual Gabriel de Lara, situado na cidade de Matinhos - PR. Tendo em vista os 10 anos da Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas das redes pública e privada do Brasil, foram selecionadas as escolas Colégio Estadual Gabriel de Lara e Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, integrantes da rede de ensino público no Estado do Paraná, nas quais foram realizadas 80 horas de observação e práticas educativas em arte-educação, no espaço formal das aulas de artes dirigidas a crianças do 1º, 2º e 6º ano do ensino fundamental. As observações estiveram voltadas as práticas educativas a partir de como, e de que forma, os arte-educadores abordavam as culturas indígenas e sua diversidade no processo de ensino aprendizagem? A partir dos resultados foram desenvolvidos e aplicados planos de aulas elaborados colaborativamente com intelectuais indígenas que frequentam o ensino superior na Universidade Federal do Paraná, e que participaram na produção de conteúdo e procedimentos pedagógicos para o ensino de suas próprias culturas originárias. Decorrente desse processo foi organizada uma palestra no Colégio Estadual Gabriel de Lara, que sediou o projeto educativo, tendo como mediador e colaborador um estudante universitário indígena, sendo ele o protagonista do processo de ensino aprendizagem sobre a diversidade cultural e social dos povos indígenas. Analisa-se a prática educativa decorrente dessa experiência intercultural, e identifica-se o vínculo do afeto como meio escolhido pelos indígenas para estabelecer a aproximação e comunicação com os alunos. Por meio da comunicação afetiva a prática educativa desenvolvida pelo colaborador indígena investe na empatia e na compreensão, promovendo valores como o respeito ao coletivo e à pessoa indígena, suas formas de viver coletivamente e a diversidade sociocultural dos povos indígenas brasileiros.31 p.application/pdfArtes - Litoral do ParanáMonografias - Curso de Licenciatura em ArtesArte indigenaArte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTATIANA RAMOS.pdfapplication/pdf2883446https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61296/1/TATIANA%20RAMOS.pdfa98844a3f8c1e332a93e67d540a8b2edMD51open access1884/612962019-06-26 19:34:22.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61296Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-26T22:34:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
title Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
spellingShingle Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
Ramos, Tatiana, 1980-
Artes - Litoral do Paraná
Monografias - Curso de Licenciatura em Artes
Arte indigena
title_short Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
title_full Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
title_fullStr Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
title_full_unstemmed Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
title_sort Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
author Ramos, Tatiana, 1980-
author_facet Ramos, Tatiana, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Ana Elisa de Castro
Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Tatiana, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Artes - Litoral do Paraná
Monografias - Curso de Licenciatura em Artes
Arte indigena
topic Artes - Litoral do Paraná
Monografias - Curso de Licenciatura em Artes
Arte indigena
description Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-26T22:34:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-26T22:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61296
url https://hdl.handle.net/1884/61296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61296/1/TATIANA%20RAMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a98844a3f8c1e332a93e67d540a8b2ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898781423304704