Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61296 |
Resumo: | Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas |
id |
UFPR_94f8378edf178bc05e3ea7ee8637918b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61296 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ramos, Tatiana, 1980-Freitas, Ana Elisa de CastroUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes2019-06-26T22:34:22Z2019-06-26T22:34:22Z2018https://hdl.handle.net/1884/61296Orientadora: Ana Elisa de Castro FreitasMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em ArtesInclui referênciasEsta monografia apresenta inquietações frente às práticas educativas voltadas ao ensino-aprendizagem de culturas indígenas nas escolas brasileiras na contemporaneidade, focalizando práticas em arte-educação desenvolvidas no espaço das aulas de artes no Colégio Estadual Gabriel de Lara, situado na cidade de Matinhos - PR. Tendo em vista os 10 anos da Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas das redes pública e privada do Brasil, foram selecionadas as escolas Colégio Estadual Gabriel de Lara e Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, integrantes da rede de ensino público no Estado do Paraná, nas quais foram realizadas 80 horas de observação e práticas educativas em arte-educação, no espaço formal das aulas de artes dirigidas a crianças do 1º, 2º e 6º ano do ensino fundamental. As observações estiveram voltadas as práticas educativas a partir de como, e de que forma, os arte-educadores abordavam as culturas indígenas e sua diversidade no processo de ensino aprendizagem? A partir dos resultados foram desenvolvidos e aplicados planos de aulas elaborados colaborativamente com intelectuais indígenas que frequentam o ensino superior na Universidade Federal do Paraná, e que participaram na produção de conteúdo e procedimentos pedagógicos para o ensino de suas próprias culturas originárias. Decorrente desse processo foi organizada uma palestra no Colégio Estadual Gabriel de Lara, que sediou o projeto educativo, tendo como mediador e colaborador um estudante universitário indígena, sendo ele o protagonista do processo de ensino aprendizagem sobre a diversidade cultural e social dos povos indígenas. Analisa-se a prática educativa decorrente dessa experiência intercultural, e identifica-se o vínculo do afeto como meio escolhido pelos indígenas para estabelecer a aproximação e comunicação com os alunos. Por meio da comunicação afetiva a prática educativa desenvolvida pelo colaborador indígena investe na empatia e na compreensão, promovendo valores como o respeito ao coletivo e à pessoa indígena, suas formas de viver coletivamente e a diversidade sociocultural dos povos indígenas brasileiros.31 p.application/pdfArtes - Litoral do ParanáMonografias - Curso de Licenciatura em ArtesArte indigenaArte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTATIANA RAMOS.pdfapplication/pdf2883446https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61296/1/TATIANA%20RAMOS.pdfa98844a3f8c1e332a93e67d540a8b2edMD51open access1884/612962019-06-26 19:34:22.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61296Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-26T22:34:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
title |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
spellingShingle |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola Ramos, Tatiana, 1980- Artes - Litoral do Paraná Monografias - Curso de Licenciatura em Artes Arte indigena |
title_short |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
title_full |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
title_fullStr |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
title_full_unstemmed |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
title_sort |
Arte-educação : o afeto como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola |
author |
Ramos, Tatiana, 1980- |
author_facet |
Ramos, Tatiana, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freitas, Ana Elisa de Castro Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Tatiana, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes - Litoral do Paraná Monografias - Curso de Licenciatura em Artes Arte indigena |
topic |
Artes - Litoral do Paraná Monografias - Curso de Licenciatura em Artes Arte indigena |
description |
Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-26T22:34:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-26T22:34:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61296 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61296/1/TATIANA%20RAMOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a98844a3f8c1e332a93e67d540a8b2ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898781423304704 |