Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, André Luis Santos do, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66575
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antonio Antoniuk
id UFPR_94fb0995e1c179823110b72d459d4f2d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66575
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carmo, André Luis Santos do, 1987-Lima, Joseli do Rocio Maito de, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteAntoniuk, Sérgio Antônio, 1955-2022-02-23T16:32:33Z2022-02-23T16:32:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/66575Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antonio AntoniukCoorientadora: Profª. Dra. Joseli do Rocio Maito de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa : Curitiba, 20/12/2019Inclui referências: p. 64-75Área de concentração: Neuropatologia e NeurodesenvolvimentoResumo: Introdução: O aumento dos índices de sobrevivência dos recém nascidos prematuros (RNPT) trouxe uma nova preocupação a respeito do seu desenvolvimento em longo prazo, uma vez que os índices de sequela têm se mantido estáveis. A prematuridade oferece forte impacto no desenvolvimento cognitivo e no desempenho escolar; contudo, o peso que cada fator relacionado à prematuridade exerce neste impacto ainda não está bem estabelecido. Objetivos: Determinar o perfil de desenvolvimento neurológico, cognitivo e acadêmico dos RNPT quando estes alcançam a idade escolar; bem como determinar os fatores relacionados à prematuridade que causam influência no desfecho de falhas cognitivas e escolares. Material e métodos: Tratase de um estudo observacional analítico transversal ambispectivo. Os pacientes foram recrutados usando a base de dados do ambulatório. Foram recrutados pacientes com idades entre 6 e 14 anos que haviam feito seguimento no ambulatório de acompanhamento de RNPT. Na avaliação, as capacidades cognitiva, acadêmica, emocional/comportamental e neurológica foram acessadas por neuropediatra através dos testes: lista de verificação de sintomas (LVS), minimental clássico e adaptado, exame neurológico evolutivo (ENE), escala de Vanderbilt para desatenção e hiperatividade; por psicopedagoga: testes do diagnóstico operatório de Piaget e testes próprios e padronizados de escrita, leitura e matemática; e por neuropsicológa: escala Wechsler de inteligência para crianças - 4ª edição (WISC-4). Os dados do período neonatal foram buscados nos prontuários. Resultados: Foram incluídos 97 RNPT e excluídos 14, resultando em 83 crianças. A média de idade gestacional (IG) foi de 30 ± 3 semanas e a mediana peso de nascimento (PN) de 1138g (605; 4185g). Tiveram hemorragia peri-intraventricular 30,1% das crianças. A média de desempenho no minimental adaptado foi de 31 ± 4,7 pontos e 20,1% das crianças reprovaram no teste. Dos 71 pacientes que a responderam, a escala de Vanderbilt foi positiva em 31% para desatenção e 35,2% para hiperatividade. No teste do diagnóstico operatório de Piaget, 41,1% estavam aquém do esperado e tiveram mau desempenho em escrita 38,4%, leitura 57,5% e matemática 42,5%. A média de QI total foi de 96 ±14,9 pontos, sendo que 10,9% foram considerados limítrofe ou inferior. RNPT que viviam em famílias não estruturadas apresentaram 26,3% de alteração no LVS (p=0,03); 78,3 % de falha em teste de leitura (p=0,02). Dos meninos, 45% apresentaram Vanderbilt positivo para desatenção (p=0,003), e 66% apresentaram dificuldade em leitura (p=0,04). Dos RNPT com IG < 30 semanas, 32,5% tiveram alteração no minimental adaptado, e 10,3% dos RNPT > 30 semanas (p=0,034). Na regressão múltipla, foi encontrada associação entre idade gestacional e o desempenho no minimental clássico (p=0,04) e QI total (p=0,04); e entre peso de nascimento e desempenho no minimental clássico (p=0,004) e adaptado (p=0,0007). Conclusão:Os RNPT apresentaram altas frequências de alterações no QI, no minimental, e no desempenho em leitura, escrita e matemática. Algumas intercorrências neonatais apresentam associação com alterações no desenvolvimento cognitivo e escolar, principalmente IG e PN. Palavras-chave: Recém-nascido prematuro. Transtorno de aprendizagem. Deficiências no desenvolvimento.Abstract: Background: The increase in survival rates of preterm infants (PTNB) has brought new concern about their long-term development, since sequelae rates have remained stable. Prematurity has a strong impact on cognitive development and school performance, however, the weight that each factor related to prematurity exerts on this impact is not yet well established. Objectives: To determine the profile of neurological, cognitive and academic development of preterm infants when they reach school age; as well as determining the factors related to prematurity that influence the outcome of cognitive and school failures. Material and methods: This is an observational crosssectional analytical observational study. Patients were recruited using the outpatient database. We recruited patients aged 6 to 14 years who had been followed up at the follow-up clinic for preterm infants. In the evaluation, the cognitive, academic, emotional / behavioral and neurological abilities were accessed by a neuropediatrician through the tests: pediatric symptom checklist (PSC), classical and adapted minimental, evolutionary neurological examination (ENE), Vanderbilt scale for inattention and hyperactivity; by psychopedagogue: Piaget's operative diagnosis tests and standardized tests of writing, reading and mathematics; and by neuropsychologist: Wechsler Children's Intelligence Scale - 4th edition (WISC-4). Data from the neonatal period were sought from the medical records. Results: We included 97 preterm infants and excluded 14, resulting in 83 children. The average gestational age (GA) was 30 ± 3 weeks and the median birth weight (BW) was 1138g (605; 4185g). Periintraventricular hemorrhage was present in 30.1%. The average performance in the adapted minimum was 31 ± 4.7 points and 20.1% of the children failed the test. Of the 71 patients who answered it, the Vanderbilt scale was positive for inattention in 31% and for hyperactivity in 35.2%. In the Piaget operative diagnostic test, 41.1% were below expectations Had poor performance in writing 38.4%, reading 57.5% and math 42.5%. The average total IQ was 96 ± 14.9 points, and 10.9% were considered borderline or lower. Preterm infants living in unstructured families had a 26.3% change in PSC (p = 0.03); 78.3% had reading test failure (p = 0.02). Of the boys, 45% had positive Vanderbilt for inattention (p = 0.003), and 66% had reading difficulty for 42.3% of girls (p = 0.04). Of the PTNB with GA <30 weeks, 32.5% had alterations in the adapted minimental and 10.3% of the preterm infants> 30 weeks (p = 0.034). In the multiple regression, an association was found between GA and performance in the classic minimental (p = 0.04) and total IQ (p = 0.04); and between BW and performance in the classical (p = 0.004) and adapted (p = 0.0007) minimental. Conclusion: The PTNB infants presented high frequencies of failure in IQ, in the minimental, and in the reading, writing and mathematics performances. Some neonatal complications are associated with impairment in cognitive and school development, especially GA and BW. Keywords: Preterm newborn. Learning disorders. Developmental disabilities123 p. : il. (algumas color.).application/pdfRecem-nascido prematuroAprendizagemCrianças - DesenvolvimentoPediatriaDeficiências do desenvolvimentoAvaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE LUIS SANTOS DO CARMO.pdfapplication/pdf5116215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66575/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIS%20SANTOS%20DO%20CARMO.pdffac193b5986d86059b238d67043b88abMD51open access1884/665752022-02-23 13:32:34.052open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-23T16:32:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
title Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
spellingShingle Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
Carmo, André Luis Santos do, 1987-
Recem-nascido prematuro
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Pediatria
Deficiências do desenvolvimento
title_short Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
title_full Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
title_fullStr Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
title_full_unstemmed Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
title_sort Avaliação neurológica, cognitiva e de aprendizagem de escolares nascidos prematuros
author Carmo, André Luis Santos do, 1987-
author_facet Carmo, André Luis Santos do, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lima, Joseli do Rocio Maito de, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, André Luis Santos do, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955-
contributor_str_mv Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Recem-nascido prematuro
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Pediatria
Deficiências do desenvolvimento
topic Recem-nascido prematuro
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Pediatria
Deficiências do desenvolvimento
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antonio Antoniuk
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-23T16:32:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-23T16:32:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66575
url https://hdl.handle.net/1884/66575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66575/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIS%20SANTOS%20DO%20CARMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fac193b5986d86059b238d67043b88ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898875271905280