Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandre Antonio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47428
Resumo: Orientadora: Profª Carla Galvão Spinillo
id UFPR_9528486a64e6899c2ca17f15fa9b60cf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47428
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Alexandre Antonio deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Aguinaldo dos, 1970-2020-02-10T17:26:22Z2020-02-10T17:26:22Z2017https://hdl.handle.net/1884/47428Orientadora: Profª Carla Galvão SpinilloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 30/01/2017Inclui referências : p. 151-160Resumo: Contemporaneamente observa-se a ascensão de novos modelos de projeto que aproveitam as possibilidades da internet no processo de comunicação entre os vários stakeholders. Uma destas abordagens é o Crowd-design, modalidade emergente do sistema de projeto e produção que utiliza os conhecimentos e recursos disponíveis na multidão, geralmente através da internet, com o propósito de resolver problemas e/ou criar conteúdo. Esta dissertação visa propor etapas e procedimentos para a adequação do Crowd-design no PDP de empresas brasileiras. A fundamentação teórica foi feita a partir da revisão da literatura sob a temática Crowd-design e desenvolvimento de produtos via crowdsourcing e pôde levantar definições, princípios, atores, implicações competitivas, implicações para a sustentabilidade, e o papel do designer neste processo. Com base no modelo unificado de desenvolvimento de produtos proposto por Rozenfeld et al. (2006) e o que a literatura sobre crowdsourcing abordava em cada etapa do PDP, foi elaborada uma proposta de modelo de desenvolvimento de novos produtos via Crowd-design. O método de pesquisa envolveu um estudo de casos múltiplos com um em formato ex-post-facto e o outro como observação participante, ambos desenvolvidos no Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/ UFPR). Os dois casos aplicaram o modelo proposto de Crowd-design como processo complementar no desenvolvimento de novos produtos juntamente à multidão, o primeiro sendo em parceria com uma microempresa e aberto a qualquer pessoa solucionar e o segundo somente para os colaboradores internos de uma empresa de grande porte. A validação externa se deu por meio do pattern matching comparando ambos os casos com o modelo teórico. Ao fim do processo, concluiu-se que houve a adequação do modelo proposto de Crowd-design com base em Rozenfeld et al. (2006) no PDP das empresas, assim como foram identificadas as implicações deste processo para a sustentabilidade e as competências do designer em todo o processo. Palavras-chave:Crowd-design; desenvolvimento de produtos (PDP); crowdsourcing.Abstract: Contemporaneously it is observed the rise of new project practices that utilize the possibilities of the internet in the communication process between the various stakeholders. One of these approaches is Crowd-design, emerging mode of design and production system that uses the knowledge and resources available in the crowd, usually via the internet, in order to solve problems and/or create content. This dissertation aims to propose steps and procedures for the adaptation of Crowddesign to the NPD process inside Brazilian companies. The theoretical basis was based on a review of the literature on Crowd-design and product development via crowdsourcing and was able to raise definitions, principles, actors, competitive implications, implications for sustainability, and the role of the designer in this process. Based on the unified model of product development proposed by Rozenfeld et al. (2006) and what the crowdsourcing literature addressed at each stage of the NPD, a proposal for a new product development model via Crowd-design was elaborated. The research method involved a study of multiple cases with one in expost- facto format and the other as participant observation, both developed at the Design and Sustainability Laboratory of the Federal University of Paraná (NDS/ UFPR). The two cases have applied Crowd-design as a complementary process in the development of new products using the crowd, the first being in partnership with a micro-enterprise and open to anyone solve and second only to the internal employees of a large company. The case study was given in the form of project documents (reports, minutes, audio/visual) and through interviews with the researchers who took part in the project teams. The external validation was done through pattern matching comparing both cases with the theoretical model. At the end of the process, it was concluded that the proposed Crowd-design model was adapted based on Rozenfeld et al. (2006) in the PDP of the companies, as well as the implications of this process for the sustainability and skills of the designer throughout the process. Keywords: Crowd-design; new product development (NPD); crowdsourcing.183 p. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDesignDesign - Desenvolvimento de produtosDesenho (Projetos)Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXANDRE ANTONIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf5854400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47428/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20ANTONIO%20DE%20OLIVEIRA.pdff2b007fc875704639f12d1461a1f6f6dMD51open access1884/474282020-02-10 14:26:22.393open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47428Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-10T17:26:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
title Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
spellingShingle Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
Oliveira, Alexandre Antonio de
Design
Design - Desenvolvimento de produtos
Desenho (Projetos)
title_short Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
title_full Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
title_fullStr Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
title_full_unstemmed Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
title_sort Crowd-design no desenvolvimento de produto nas empresas
author Oliveira, Alexandre Antonio de
author_facet Oliveira, Alexandre Antonio de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandre Antonio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
contributor_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design - Desenvolvimento de produtos
Desenho (Projetos)
topic Design
Design - Desenvolvimento de produtos
Desenho (Projetos)
description Orientadora: Profª Carla Galvão Spinillo
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T17:26:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T17:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47428
url https://hdl.handle.net/1884/47428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47428/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20ANTONIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2b007fc875704639f12d1461a1f6f6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860348691611648