Contexto ambiental, esquemas interpretativos e posicionamento estratégico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/34423 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da percepção das mudanças que vêm ocorrendo atualmente e que têm influenciado o desenvolvimento e o crescimento das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. A internacionalização dos mercados, a abertura econômica brasileira, a implantação do Plano Real, em meados de 1994, a desvalorização cambial em janeiro de 1999, e o conseqüente acirramento competitivo, demonstram a complexidade do ambiente em que as empresas estão atuando. Nesse contexto, tem-se tornado importante entender como os dirigentes de pequenas empresas tentam dar-lhes uma orientação específica, tendo em vista que elas são parte fundamental da dinâmica das economias desenvolvidas ou em desenvolvimento, uma vez que são impulsionadoras dos mercados, geradoras de oportunidades e proporcionadoras de empregos. Assim, em função do importante papel que as pequenas empresas representam para a economia de um país, este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre as escolhas e ações estratégicas que considerem a influência fundamental das idéias de seus proprietários ou executivos principais no destino delas. Pretende-se demonstrar que a posição competitiva de uma pequena empresa depende da interpretação que um dirigente tem do ambiente no qual se insere. Dessa forma, são consideradas as pressões ambientais competitivas exercidas pelo contexto técnico, ou seja, pressões no sentido de desempenho e produtividade, e pelo institucional, tendo em vista a necessidade de conformidade à padrões estabelecidos na sociedade. Além disso, são analisados os esquemas interpretativos dos dirigentes, visando a ajudar a explicar por que as organizações, diante de pressões ambientais semelhantes, atuam de formas diferentes. Desse modo, foram selecionados dois setores produtivos paranaenses - a indústria de vestuário e de alimentos - de maneira que o comportamento das pequenas plantas industriais no período de 1998 a 2001 pudesse ser verificado, em termos de posicionamento estratégico. O estudo é de natureza descritivo-quantitativa, uma vez que se utiliza da quantificação na coleta e no tratamento dos dados. Finalmente, as organizações de cada um dos setores foram agrupadas de acordo com as semelhanças encontradas, no que se refere à posicionamento estratégico e ao contexto ambiental de referência - aquele pelo qual as empresas guiam as suas ações e por meio do qual orientam suas estratégias competitivas. A análise de agrupamento realizada minimiza a variação das características dentro do grupo, de modo que foi possível reunir as organizações com posicionamentos estratégicos e esquemas interpretativos semelhantes e verificar as principais diferenças entre os grupos encontrados. |
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Cochia, Camilla Barreto RodriguesUniversidade Federal do ParanáSilva, Clovis Luiz Machado da2014-01-09T19:20:11Z2014-01-09T19:20:11Z2002http://hdl.handle.net/1884/34423Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da percepção das mudanças que vêm ocorrendo atualmente e que têm influenciado o desenvolvimento e o crescimento das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. A internacionalização dos mercados, a abertura econômica brasileira, a implantação do Plano Real, em meados de 1994, a desvalorização cambial em janeiro de 1999, e o conseqüente acirramento competitivo, demonstram a complexidade do ambiente em que as empresas estão atuando. Nesse contexto, tem-se tornado importante entender como os dirigentes de pequenas empresas tentam dar-lhes uma orientação específica, tendo em vista que elas são parte fundamental da dinâmica das economias desenvolvidas ou em desenvolvimento, uma vez que são impulsionadoras dos mercados, geradoras de oportunidades e proporcionadoras de empregos. Assim, em função do importante papel que as pequenas empresas representam para a economia de um país, este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre as escolhas e ações estratégicas que considerem a influência fundamental das idéias de seus proprietários ou executivos principais no destino delas. Pretende-se demonstrar que a posição competitiva de uma pequena empresa depende da interpretação que um dirigente tem do ambiente no qual se insere. Dessa forma, são consideradas as pressões ambientais competitivas exercidas pelo contexto técnico, ou seja, pressões no sentido de desempenho e produtividade, e pelo institucional, tendo em vista a necessidade de conformidade à padrões estabelecidos na sociedade. Além disso, são analisados os esquemas interpretativos dos dirigentes, visando a ajudar a explicar por que as organizações, diante de pressões ambientais semelhantes, atuam de formas diferentes. Desse modo, foram selecionados dois setores produtivos paranaenses - a indústria de vestuário e de alimentos - de maneira que o comportamento das pequenas plantas industriais no período de 1998 a 2001 pudesse ser verificado, em termos de posicionamento estratégico. O estudo é de natureza descritivo-quantitativa, uma vez que se utiliza da quantificação na coleta e no tratamento dos dados. Finalmente, as organizações de cada um dos setores foram agrupadas de acordo com as semelhanças encontradas, no que se refere à posicionamento estratégico e ao contexto ambiental de referência - aquele pelo qual as empresas guiam as suas ações e por meio do qual orientam suas estratégias competitivas. A análise de agrupamento realizada minimiza a variação das características dentro do grupo, de modo que foi possível reunir as organizações com posicionamentos estratégicos e esquemas interpretativos semelhantes e verificar as principais diferenças entre os grupos encontrados.application/pdfClima organizacionalComportamento organizacionalDesenvolvimento organizacionalPequenas e médias empresas - Desenvolvimento organizacionalPlanejamento estratégico - Pequenas e médias empresasContexto ambiental, esquemas interpretativos e posicionamento estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILLA BARRETO RODRIGUES COCHIA.pdfapplication/pdf1057364https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34423/1/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20BARRETO%20RODRIGUES%20COCHIA.pdfa242ce1f48a49d69131e60372ab77f19MD51open accessTEXTR - D - CAMILLA BARRETO RODRIGUES COCHIA.pdf.txtR - D - CAMILLA BARRETO RODRIGUES COCHIA.pdf.txtExtracted Texttext/plain501849https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34423/2/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20BARRETO%20RODRIGUES%20COCHIA.pdf.txt6400cf2accf59e8f05579b844cc3109aMD52open accessTHUMBNAILR - D - CAMILLA BARRETO RODRIGUES COCHIA.pdf.jpgR - D - CAMILLA BARRETO RODRIGUES COCHIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1377https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34423/3/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20BARRETO%20RODRIGUES%20COCHIA.pdf.jpg6eb41244680c504b2c5310b8dd443bfdMD53open access1884/344232016-03-04 09:40:26.546open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-03-04T12:40:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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