Histórico da comunicação científica no Brasil e o uso das novas mídias na educação científica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77357 |
Resumo: | Orientador: Lupe Furtado Alle |
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Bozza, Dandie Antunes, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioAlle, Lupe Furtado2022-07-27T18:48:00Z2022-07-27T18:48:00Z2019https://hdl.handle.net/1884/77357Orientador: Lupe Furtado AlleMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.Resumo: O grande desafio dos cientistas atuais é a divulgação dos seus trabalhos para a sociedade. Somente no ano de 2019, o ministério da ciência e tecnologia recebeu contingenciamento de R$ 2,1 bilhões e a educação, R$ 5,8 bilhões, comprometendo o trabalho em várias frentes da pesquisa científica. Em uma tentativa de amortizar os efeitos dessa crise de recursos, faz-se necessário o incentivo à comunicação científica, para assim mostrar os trabalhos e efeitos que ela pode trazer para o país. O histórico da comunicação científica no Brasil nos remete a época do final do período colonial, sendo a imprensa liberada com a chegada do imperador D. João VI e a sua corte. De lá pra cá, a divulgação andou a passos lentos, sendo apenas no século XXI, a entrada dela na agenda pública, com adição de políticas de governamentais para seu incentivo. Com a popularização da internet, novas mídias surgiram para agregar na comunicação científica, como blogs, vlogs e Podcasts, que possibilitaram acesso a um universo de possibilidades. Em sala de aula, é possível criar mecanismos de trabalho utilizando-as, como vídeos de experimentos, fronteiras da ciência, podcasts de conteúdos antigos e recentes e até mesmo gerar debates sobre fakenews e financiamento científico brasileiro e mundial. Isso possibilita traspor o ambiente educacional formal para um mundo digital mais informal, agregando assim na educação. Esse é o papel que a academia deve encarar, criar mecanismos de divulgação de seus trabalhos que não fique restritos a sites institucionais, mas que cheguem de forma interativa as futuras gerações, para assim, tentar reverter a longo prazo os problemas relativos à ausência de financiamentos para a ciência, tecnologia e educação1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação e divulgação científicaMídias digitaisBiologia - Estudo e ensinoHistórico da comunicação científica no Brasil e o uso das novas mídias na educação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDANDIE ANTUNES BOZZA.pdfapplication/pdf902762https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77357/1/DANDIE%20ANTUNES%20BOZZA.pdf3214cea845d9ca770c79739c72b1ce65MD51open access1884/773572022-07-27 15:48:00.818open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77357Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-27T18:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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