Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de dois anos e seis meses a quatro anos e três meses pelo sistema de triagem pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leandra Felicia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/40784
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antônio Antoniuk
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spelling Martins, Leandra FeliciaLopes, Shiderlene Vieira de AlmeidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteAntoniuk, Sergio Antonio, 1955-2016-03-21T17:53:02Z2016-03-21T17:53:02Z2014http://hdl.handle.net/1884/40784Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antônio AntoniukCo-orientadora: Profª. Drª. Shiderlene Vieira de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 17/12/2014Inclui referências : f.89-93Área de concentração: NeuropediatriaResumo: Introdução: O atraso na aquisição da aprendizagem preocupa a todos os profissionais que investigam o desenvolvimento infantil. Os testes de triagem são instrumentos que podem detectar possíveis sinais de risco para o desenvolvimento, avaliando as funções do cérebro relacionadas à linguagem, à motricidade, às percepções auditivas e visuais, fazendo uma correlação com o real potencial de desenvolvimento da criança e indicando aos profissionais da educação e da saúde o momento certo de intervir de forma eficaz e muitas vezes precocemente. Porém, apesar de existirem métodos para avaliar o desenvolvimento infantil, no Brasil, poucos são padronizados e normatizados para a nossa realidade. Objetivo: Verificar o desempenho de crianças de dois anos e seis meses a quatro anos e três meses de idade e comparar os resultados obtidos com os originais do instrumento utilizado. Verificar a média e o desvio padrão da pontuação para cada Teste em cada faixa etária pesquisada, analisar o questionário respondido pelos pais e verificar o desenho da figura humana. Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal descritivo, com coleta prospectiva. Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Curitiba foram avaliadas por meio do Sistema de Triagem Pré-escolar, o qual investiga os três principais campos da aprendizagem: o campo da Consciência e Controle Corporal, o campo Visuoperceptivo-motor e o campo da Linguagem. Resultados: Foram avaliadas 202 crianças, sendo 101 meninas e 101 meninos. Para os Testes nos três campos mencionados destacou-se, para todas as faixas etárias, resultados nos percentis mais baixos conforme ao que se é esperado pelas normas originais do sistema de triagem. Conclusão: Percebeu-se nesse estudo que quando comparado os resultados das crianças avaliadas e levando-se em consideração os resultados esperados e apresentados nas tabelas norte-americanas do Sistema de Triagem Pré-escolar, que a maioria delas alcançou baixo desempenho nas atividades realizadas, o que pode não significar uma defasagem dessas crianças em comparação às crianças norte-americanas e sim que o Teste precisa ser adaptado para as crianças brasileiras. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Triagem Infantil. Riscos para o desenvolvimento. Intervenção Precoce.Abstract: Introduction: The delay in the acquisition of learning concerned to all professionals who investigate child development. Screening tests are instruments that can detect possible signs of risk for developing, evaluating the functions of the brain related to language, the motricity, the auditory and visual perceptions, making a correlation with real potential for development of child professionals and indicating health education and the right to intervene effectively and often prematurely. However, although there are methods to assess child development in Brazil, few are standardized and normalized to our reality. Objective: Check the performance of children of two years and six months to four years and three months of age and compare the results obtained with the originals of the instrument used. Check the average and standard deviation of the score for each test in each age group surveyed, analyze the questionnaire answered by parents and verify the design of the human figure. Methods: This is an observational study, transversal descriptive with forward-looking Collection. Children Municipal centers early childhood education in the city of Curitiba were evaluated through the System of preschool Screening, which investigates the three main learning fields: the field of consciousness and Body Control, the field Visuoperceptivo-motor and the language field. Results: We evaluated 202 children, 101 girls and 101 boys. For the tests in the three fields mentioned stood out for all age groups, results in the lowest percentiles according to what is expected by the standards of the screening system. Conclusion: It was noticed in this study that compared the outcomes of children and evaluated taking into account the expected results and presented in American tables Preschool Screening System, most of them reached a low performance activities, which may not mean a lag of these children compared to American children but that the test needs to be adapted to Brazilian children. Keywords: Child Development, Infant Screening, Risk for development, Early Intervention.176 f. : il.algumas color., tabs.application/pdfPediatriaDesenvolvimento infantilAvaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de dois anos e seis meses a quatro anos e três meses pelo sistema de triagem pré-escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - LEANDRA FELICIA MARTINS.pdf.txtExtracted Texttext/plain190480https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40784/1/R%20-%20D%20-%20LEANDRA%20FELICIA%20MARTINS.pdf.txt55036fd24c34d7f3c6e0d2364823aae4MD51open accessORIGINALR - D - LEANDRA FELICIA MARTINS.pdfapplication/pdf11190466https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40784/2/R%20-%20D%20-%20LEANDRA%20FELICIA%20MARTINS.pdf354c7ce7bd65f61f855fc5f7a216a097MD52open accessTHUMBNAILR - D - LEANDRA FELICIA MARTINS.pdf.jpgR - D - LEANDRA FELICIA MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40784/3/R%20-%20D%20-%20LEANDRA%20FELICIA%20MARTINS.pdf.jpg53a0b2c3152858fb64e5dfd6321debdcMD53open access1884/407842016-04-07 06:36:06.201open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40784Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:36:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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