Estresse crônico prejudica aprendizado em peixes (Geophagus brasiliensis)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/32266 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do presente estudo foi testar o efeito da interação agonística na memória espacial da espécie de peixe cará (Geophagus brasiliensis), bem como se este efeito se relaciona à concentração de cortisol e/ou à atividade dos sistemas de neurotransmissão noradrenérgico, dopaminérgico e serotoninérgico. Animais adultos foram mantidos em interação agonística (através da presença de um espelho dentro do aquário) por três dias, sendo que no segundo e no terceiro dias foram submetidos ao teste de memória. O teste pretendeu avaliar a capacidade dos animais em se localizar no espaço para encontrar o local com a recompensa (ambiente familiar). Sabendo que o cortisol é o intermediador de processos prejudiciais no SNC é possível que o aumento da secreção de cortisol decorrente de condições de estresse durante a interação agonística se relacione com prejuízos no aprendizado. Conhecendo a contribuição dos neurotransmissores para os processos de aprendizagem e memória é possível que a ativação diferencial destes sistemas decorrente da interação agonística se relacione com benefícios no aprendizado. Os animais sob interação agonística, bem como do grupo controle (mantidos isolados) não aprenderam a tarefa proposta, provavelmente devido a falhas na metodologia do teste de aprendizado espacial. A liberação do cortisol indicou que na espécie utilizada o isolamento social não se constitui um agente estressor. Nem a liberação de cortisol e nem a atividade dos sistemas de neurotransmissão avaliados se relacionaram com o esperado em relação á condição de interação agonística bem como com o desempenho no teste de aprendizagem espacial. |
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Batista, LauraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em FisiologiaMarisa Fernandes de Castilho2013-10-08T12:20:49Z2013-10-08T12:20:49Z2013-10-08http://hdl.handle.net/1884/32266Resumo: O objetivo do presente estudo foi testar o efeito da interação agonística na memória espacial da espécie de peixe cará (Geophagus brasiliensis), bem como se este efeito se relaciona à concentração de cortisol e/ou à atividade dos sistemas de neurotransmissão noradrenérgico, dopaminérgico e serotoninérgico. Animais adultos foram mantidos em interação agonística (através da presença de um espelho dentro do aquário) por três dias, sendo que no segundo e no terceiro dias foram submetidos ao teste de memória. O teste pretendeu avaliar a capacidade dos animais em se localizar no espaço para encontrar o local com a recompensa (ambiente familiar). Sabendo que o cortisol é o intermediador de processos prejudiciais no SNC é possível que o aumento da secreção de cortisol decorrente de condições de estresse durante a interação agonística se relacione com prejuízos no aprendizado. Conhecendo a contribuição dos neurotransmissores para os processos de aprendizagem e memória é possível que a ativação diferencial destes sistemas decorrente da interação agonística se relacione com benefícios no aprendizado. Os animais sob interação agonística, bem como do grupo controle (mantidos isolados) não aprenderam a tarefa proposta, provavelmente devido a falhas na metodologia do teste de aprendizado espacial. A liberação do cortisol indicou que na espécie utilizada o isolamento social não se constitui um agente estressor. Nem a liberação de cortisol e nem a atividade dos sistemas de neurotransmissão avaliados se relacionaram com o esperado em relação á condição de interação agonística bem como com o desempenho no teste de aprendizagem espacial.application/pdfDissertaçõesStress (Fisiologia)Aprendizagem animalHidrocortisonaEstresse crônico prejudica aprendizado em peixes (Geophagus brasiliensis)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURA BATISTA.pdfapplication/pdf985042https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32266/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20BATISTA.pdfd14b1e93255d899646499bf43d9e5037MD51open accessTEXTR - D - LAURA BATISTA.pdf.txtR - D - LAURA BATISTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain72384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32266/2/R%20-%20D%20-%20LAURA%20BATISTA.pdf.txt30a69b4f9c31a30042dfc185b4ccf7ccMD52open accessTHUMBNAILR - D - LAURA BATISTA.pdf.jpgR - D - LAURA BATISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32266/3/R%20-%20D%20-%20LAURA%20BATISTA.pdf.jpgbe9774dde9a7e7c58ef47bbe7c11c269MD53open access1884/322662016-04-07 10:06:41.863open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32266Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T13:06:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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