C e surdez no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernsen, Bruno Pierin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/44961
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
id UFPR_97ea351c94ae7ca935efe7b9f57b271a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44961
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Josafá Moreira da, 1978Ernsen, Bruno Pierin2023-12-20T19:00:38Z2023-12-20T19:00:38Z2016https://hdl.handle.net/1884/44961Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2016Inclui referências : f. 89-98Resumo: A presente pesquisa teve por objetivos examinar as características do bullying envolvendo surdos e ouvintes, além de descrever a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os estudos surdos, em especial na educação de surdos (oralismo; comunicação total; educação bilíngue) contribuíram epistemologicamente para a fundamentação da presente pesquisa. Inicia-se a dissertação com uma abordagem a respeito do problema e objetivos da pesquisa, destacando a questão da identidade do pesquisador como sujeito surdo. Na revisão de literatura, são abordados os conceitos de bullying e da vitimização entre pares, a partir da teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (2011), os sinais referentes à temática em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O estudo concentrou-se em duas escolas públicas inclusivas, uma em Curitiba e outra em São José dos Pinhais, Brasil. Foi conduzido por meio da aplicação de questionários respondidos por estudantes surdos e ouvintes, com o apoio de intérpretes de Libras. Os dados apresentados na pesquisa não indicaram diferenças nos níveis de vitimização entre pares percebidos por estudantes surdos e ouvintes, exceto quanto a agressão envolvendo características da interação de estudantes surdos na escola (ex., discriminação pelo uso da Libras). A análise dos itens relativos à surdez apontou que os surdos oralizados e os surdos com implante coclear apresentaram diferença significativa quanto a vitimização quando comparados com os surdos que utilizam somente sinais. Salienta-se porém que, de modo geral, a vitimização entre pares mostra-se bastante elevada entre adolescentes surdos e ouvintes nos contextos em estudo. Finalmente, destaca-se a importância da inclusão de variáveis sociodemográficas relacionadas a surdez em estudos sobre o bullying e discriminação em contextos escolares, ampliando a base de conhecimento sobre o problema em contextos educacionais brasileiros. Salienta-se que o presente resumo, tendo em vista a valorização da perspectiva bilíngue, encontra-se disponibilizado em língua brasileira de sinais (DVD anexo). Palavras-chave: bullying; agressão; vitimização; violência; adolescência; escola.Abstract: This study aimed to examine the characteristics of bullying involving deaf and hearing students, and also to describe the perception of deaf students regarding the school climate. The deaf studies, especially in regard to deaf education (oralism; total communication; bilingual education) contributed epistemologically to the study. The dissertation begins by approaching the research problem and objectives, highlighting the identity of the author as a deaf researcher. The literature review discusses the concept of bullying and peer victimization considering the bioecological perspective of human development (Bronfenbrenner, 2011), as well as the development of signs in the Brazilian Sign Language (Libras) to represent concepts related to the research problem. The study was focused on two inclusive public schools in Curitiba and São José dos Pinhais (Brazil). Data collection was conducted through self-report survey completed by students in middle and high school classrooms, with deaf students receiving support from sign language interpreters. The data presented in the study do not show significant differences regarding the levels of peer victimization perceived by deaf and hearing students, except in instances of aggression involving characteristics of the interaction of deaf students in school (e.g., discrimination due to the use of Libras). The analysis of items related to deafness showed that deaf students who utilize oral language or coclear implants differed significantly from deaf students who use only sign language. It is highlighted that, in general, high levels of peer victimization were observed among deaf and hearing students in the study. Finally, the importance of the inclusion of sociodemographic variables related to deafness in studies related to bullying and discrimination in school contexts is emphasized, since this could enlarge the knowledge regarding these issues in Brazilian educational contexts. Considering the appreciation of the bilingual perspective, this abstract is also available in Brazilian sign language. Keywords: bullying; Aggression; Victimization; Violence; Adolescence; School.111 f. : il, algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAssédio nas escolasBioecologia do desenvolvimento humanoSurdos - EducaçãoC e surdez no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO PIERIN ERNSEN.pdfapplication/pdf2192273https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf0317bf21719d7d5d6d8d9ec2397ccfe7MD51open accessTEXTR - D - BRUNO PIERIN ERNSEN.pdf.txtExtracted Texttext/plain204775https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/2/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf.txt8ec9102da33d3bb4db8747e5ab872639MD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUNO PIERIN ERNSEN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/3/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf.jpgef7bce63c572f433f6af5bfa397f8aeeMD53open access1884/449612023-12-20 16:00:38.963open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-20T19:00:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv C e surdez no contexto escolar
title C e surdez no contexto escolar
spellingShingle C e surdez no contexto escolar
Ernsen, Bruno Pierin
Educação
Assédio nas escolas
Bioecologia do desenvolvimento humano
Surdos - Educação
title_short C e surdez no contexto escolar
title_full C e surdez no contexto escolar
title_fullStr C e surdez no contexto escolar
title_full_unstemmed C e surdez no contexto escolar
title_sort C e surdez no contexto escolar
author Ernsen, Bruno Pierin
author_facet Ernsen, Bruno Pierin
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernsen, Bruno Pierin
contributor_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Assédio nas escolas
Bioecologia do desenvolvimento humano
Surdos - Educação
topic Educação
Assédio nas escolas
Bioecologia do desenvolvimento humano
Surdos - Educação
description Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T19:00:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T19:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/44961
url https://hdl.handle.net/1884/44961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il, algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/2/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44961/3/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20PIERIN%20ERNSEN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0317bf21719d7d5d6d8d9ec2397ccfe7
8ec9102da33d3bb4db8747e5ab872639
ef7bce63c572f433f6af5bfa397f8aee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898790263848960