Transpanamericana : gênero e sexualidade na produção de artistas visuais latino-americanxs contemporânexs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Milena Costa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52643
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Miriam Adelman
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaAdelman, Miriam, 1955-Souza, Milena Costa de2023-11-07T19:21:19Z2023-11-07T19:21:19Z2017https://hdl.handle.net/1884/52643Orientador: Prof. Dr. Miriam AdelmanTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 29/03/2017Inclui referências : f. 228-240Resumo: O tema da presente tese é a Arte Contemporânea Latino-Americana em diálogo com os referenciais de gênero e sexualidade. Tendo em vista a amplitude das produções que tangenciam essas esferas, essa pesquisa elegeu como ponto de partida a 31ª Bienal de São Paulo (2014) intitulada Como…coisas que não existem. O evento propôs levar para o espaço do Pavilhão da Bienal as discussões que tomaram conta das ruas durante um ano de intensas manifestações políticas ao redor do mundo e que no Brasil tomou proporções a serem ainda decifradas. A equipe curatorial convidou artistas e projetos que discutiram acontecimentos considerados eminentes ou pouco visibilizados pelos meios de comunicação e de produção de conhecimento hegemônicos. Naquele contexto, as questões de gênero e sexualidade adquiriram amplo destaque, ao ponto da 31a Bienal de SP ser conhecida como a trans Bienal e a edição que focou pela primeira vezes nos temas de gênero e sexualidade. Portanto pergunto: De que maneira gênero e sexualidade são constituídos enquanto imagens, discursos e experiências nas produções visuais de artistas contemporânexs latino-americanxs no contexto da 31ª Bienal de São Paulo? Quais as principais questões evocadas por esses projetos visuais em diálogo com as relações de gênero e sexualidade no contexto latino-americano? A pesquisa fundamenta-se em uma análise sob as perspectivas dos estudos culturais, as teorias feministas, descoloniais e queer/transviadas. A análise também parte de uma perspectiva intersecccional que dá atenção sobre como as relações de gênero, raça, religião, sexualidade e as políticas da representação, influenciam na formação e aplicação das ideias sobre a América-latina, artista, corpo, obra de arte e valor estético. Foco nas condições e contexto social que possibilitaram e produziram a visibilidade de sexualidades não hegemônicas, relações de gênero e corpos transgêneros durante a Bienal de 2014, situando-a, por sua vez, na geografia e história social da América Latina. Contextualizo como as representações de gênero e sexualidade foram apresentadas nas últimas edições da Bienal de São Paulo, considerando a trajetória do evento enquanto um arquivo vivo que, existe fisicamente, além de ser ampliado a cada dois anos através das novas edições que também miram a trajetória da própria Bienal para se pensarem. Por fim analiso as obras dos/as artistas Nahum B Zenil, Giuseppe Campuzano, Sergio Zevallos, Virginia de Medeiros, Las Yeguas del Apocalipsis e Mujeres Creando no contexto do evento considerando as trajetórias desses artistas na conjuntura latino-americana e de seus locais de produção. Palavras-chave: Gênero e Sexualidade. 31ª Bienal de São Paulo. Arte contemporânea Latino-americana.Abstract: The theme of this thesis is the Latin-American Contemporary Art in conversation with gender and sexuality. Taking in consideration the amplitude of the productions that touch this areas, this research elected as its starting point the 31st São Paulo Biennial (2014) named How… things that don't exist. The event proposed to bring to the Biennial Pavilion discussions that were vivid in the streets during that year of intense political manifestations around the world, and that in Brazil, took proportions still to be understood. The curatorial team invited artists and projects that debated around events considered eminent or not visible through the hegemonic means of communication and knowledge production. In that context gender and sexuality issues were highlighted, to the point of the 31st Biennial edition to be known as the trans Biennial or the edition that focused for the first time on the topics of gender and sexuality. Therefore I ask: How were gender and sexuality constructed as images, discourses and experiences in the visual productions of contemporary Latin-American artists in the context of the 31 São Paulo Biennial? What were the main questions evoked by these visual projects that engaged with gender and sexuality in the context of Latin America? The research analysis is based on intersectional perspectives that give special attention on how gender relations, race, religion, sexuality and the politics of representation influence on the formation and application of ideas about Latin America, artists, bodies, visual works and esthetic values. I focus on the conditions and social context that enabled and produced the visibility of non-hegemonic sexualities, gender relations and transgender bodies during the 2014 Biennial, situating the event in the geography and social history of Latin America. I contextualize how gender and sexuality representations were present during the last São Paulo Biennial editions, considering the event's trajectory as a living archive that exists physically and grows every two years through new Biennials that also take the event's traditions into consideration to create themselves. Finally, I analyze the works of Nahum B Zenil, Giuseppe Campuzano, Sergio Zevallos, Virginia de Medeiros, Las Yeguas del Apocalipsis e Mujeres Creando as presented in the event and considering the trajectories of these artists in Latin American and their countries of origin. Key-words: Gender and Sexuality. 31st São Paulo Biennial. Contemporary Latin American Art.263 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalSociologiaIdentidade de gêneroArte moderna - Séc. XXITranspanamericana : gênero e sexualidade na produção de artistas visuais latino-americanxs contemporânexsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MILENA COSTA DE SOUZA.pdfapplication/pdf30365495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52643/1/R%20-%20T%20-%20MILENA%20COSTA%20DE%20SOUZA.pdf7ec0e769f67d0230c30a22433a498ea1MD51open access1884/526432023-11-07 16:21:19.234open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52643Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-07T19:21:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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