A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Anderson Roberto Zabrocki
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38827
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_98faa4791bae766863abac3a97f1dbb5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38827
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Anderson Roberto ZabrockiAraújo, Rosane Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2015-10-21T18:30:54Z2015-10-21T18:30:54Z2015http://hdl.handle.net/1884/38827Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 26/02/2015Inclui referênciasResumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a motivação do adolescente para o estudo e a prática do violão. O referencial teórico fundamentou-se na Teoria do Fluxo. A metodologia utilizada foi o estudo de levantamento (survey) e a ferramenta escolhida para a coleta de dados foi um questionário. O questionário foi respondido por 34 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, que estudam violão em escolas de música/conservatórios localizados na cidade de Curitiba (PR). As questões contemplaram os seguintes objetivos específicos: a) conhecer os motivos pelos quais os adolescentes decidem iniciar seus estudos de violão; b) verificar a participação e influência dos pais/familiares na opção pelo instrumento e no estudo cotidiano da população investigada; c) levantar dados sobre a organização do estudo cotidiano de violão, verificando o uso de metas, estratégias e a concentração dos adolescentes; d) verificar elementos como emoção e satisfação na prática musical dos adolescentes; e) verificar a relação entre motivação e os diferentes repertórios e métodos empregados para o aprendizado e a prática do violão para adolescentes; f) analisar se os adolescentes experimentam o fluxo em suas práticas violonísticas cotidianas. Os resultados obtidos apresentaram o fator intrínseco como principal componente na motivação inicial para a prática e aprendizado do violão pelos participantes. Em relação ao fluxo, foi possível identificar, a partir das respostas dos adolescentes, que ele é um elemento presente durante as atividades de estudo e prática do instrumento. De modo geral, a população investigada declarou sentir satisfação com mais frequência em momentos pontuais da prática cotidiana, em que as metas e objetivos de estudo e prática estavam estabelecidos com facilidade e clareza, de modo a serem compreendidos com facilidade pelos adolescentes. Nas questões que envolviam a realização de atividades mais complexas, que exigem estratégias e estabelecimento de metas mais detalhados, a motivação e a satisfação declarada pelos participantes obtiveram valores de frequência e concordância mais baixos nos questionários aplicados. Palavras chave: Motivação; Teoria do Fluxo; Adolescentes; Violão.Abstract: The aim of this study was to investigate the teenager's motivation to study and practice the guitar. The theoretical framework was based on the Flow Theory. The methodology used was a survey study and the tool of choice for data collection was a questionnaire. The questionnaire was answered by 34 teenagers, aged 12 and 18, studying guitar at music schools / conservatories located in Curitiba (PR). The issues contemplated the following specific objectives: a) to know the reasons why adolescents decide to start their guitar studies; b) to verify the participation and influence of family in the choice of instrument and the daily study of the population investigated; c) to collect data on the organization of guitar everyday study, checking the use of goals, strategies and the concentration of adolescents; d) to verify elements as excitement and satisfaction in musical practice adolescents; e) to verify the relationship between motivation and different repertoires and methods used for learning and practicing the guitar for teenagers; f) analyze whether adolescents experience flow in their everyday practices. The results showed intrinsic factor as the main component in the initial motivation for practice and guitar learning by the participants. Regarding the flow, it was possible to identify, from the responses of adolescents, it is an element present during study activities and instrumental practice. In general, the population investigated declared feel satisfaction more often in special moments of everyday practice, in which the goals and objectives of study and practice were set with ease and clarity in order to be understood easily by adolescents. In matters involving the realization of more complex activities that require strategies and establishing more detailed goals, motivation and satisfaction declared by the participants obtained frequency values and lower concordance in the questionnaires. Keywords: Motivation; Flow theory; Adolescents; Guitar.96 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMúsicaViolão - Instrução e estudoMotivação (Psicologia)Musica - Adolescentes - Curitiba (PR)A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - ANDERSON ROBERTO ZABROCKI ROSA.pdf.txtExtracted Texttext/plain173198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf.txt6345526bf481b7600ba78fcdad22e847MD51open accessORIGINALR - D - ANDERSON ROBERTO ZABROCKI ROSA.pdfapplication/pdf2583056https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/2/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf8754ee27e48acdd9f85906c4151bbba2MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDERSON ROBERTO ZABROCKI ROSA.pdf.jpgR - D - ANDERSON ROBERTO ZABROCKI ROSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/3/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf.jpgeaa7765a622be6abaa3edae5490e4fb5MD53open access1884/388272016-04-07 04:53:34.84open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T07:53:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
title A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
spellingShingle A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
Rosa, Anderson Roberto Zabrocki
Música
Violão - Instrução e estudo
Motivação (Psicologia)
Musica - Adolescentes - Curitiba (PR)
title_short A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
title_full A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
title_fullStr A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
title_full_unstemmed A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
title_sort A motivação do adolescente para aprendizagem e a prática do violão na cidade de Curitiba (PR)
author Rosa, Anderson Roberto Zabrocki
author_facet Rosa, Anderson Roberto Zabrocki
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Anderson Roberto Zabrocki
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Violão - Instrução e estudo
Motivação (Psicologia)
Musica - Adolescentes - Curitiba (PR)
topic Música
Violão - Instrução e estudo
Motivação (Psicologia)
Musica - Adolescentes - Curitiba (PR)
description Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-21T18:30:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21T18:30:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38827
url http://hdl.handle.net/1884/38827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/2/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38827/3/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20ROBERTO%20ZABROCKI%20ROSA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6345526bf481b7600ba78fcdad22e847
8754ee27e48acdd9f85906c4151bbba2
eaa7765a622be6abaa3edae5490e4fb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898907861647360