Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Sonia Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/47840
Resumo: Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich Ferreira
id UFPR_9aa0cce98cec9e394cda3e604954ffb3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47840
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes,Sonia MariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Valéria Milena Röhrich2017-07-06T18:23:27Z2017-07-06T18:23:27Z2016http://hdl.handle.net/1884/47840Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,29/09/2016Inclui referências : f.188-194Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios educativos. Foram analisados documentos nacionais referentes ao Programa Mais Educação e da Secretaria Municipal de Ensino de Curitiba. O trabalho de campo foi realizado no Bairro Uberaba, em duas escolas localizadas em regiões contrastantes do bairro. Foram enviados questionários às famílias das crianças matriculadas no 5° ano do Ensino Fundamental (tanto do ensino regular, quanto do integral) como também foram realizadas conversas com 42 crianças (21 de cada escola), eleitas como principais informantes nesta investigação. Como aporte teórico utilizou-se autores da Sociologia da Socialização (Elias, Lahire, Setton), da Sociologia da Infância (Corsaro, Mollo- Bouvier, Qvortrup, Sarmento), da Sociologia Urbana (Authier) e da Geografia (Raffestin, Saquet). Como resultado, constatou-se que os usos e as saídas que as escolas realizam no/ do território constituem-se em eventos que promovem, de alguma forma, a ampliação cultural e espacial das crianças na cidade, bem como as atividades oferecidas em período contrário. Em relação aos processos de socialização das crianças em outros espaços, conclui-se que a depender de intervenientes como o capital econômico e cultural das famílias e da região do bairro e da cidade em que habitam, os seus territórios podem ser, em alguma medida, mais ampliados ou restritos. Percebeu-se, em meio à precariedade de algumas regiões do bairro, uma criança inventiva que catalisa todas as oportunidades possíveis e reinventa espaços para poder realizar-se como criança. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Cidade. Infância. Territórios Educativos.Résumé: Cette recherche a eu pour objectif de comprendre les effets des politiques de l'éducation à plein temps et de l'éducation intégrée du système éducatif de la ville de Curitiba, sur les processus de socialisation spatiale des enfants et sur la constitution des territoires éducatifs. A cet effet, des documents nationaux associés au programme "Mais Educação" et du Secrétariat de l'Éducation de Curitiba ont été analysés. Le travail de terrain a été réalisé dans le quartier d'Uberaba, dans deux écoles localisées dans des régions contrastées. Des questionnaires ont été envoyés aux familles des enfants inscrits en 5e année de l'école élémentaire (tant à l'enseignement régulier, qu'à l'enseignement à plein temps). En outre, des conversations ont été réalisées avec 42 enfants (21 de chaque école) qui ont été élus comme les principaux informateurs dans cette investigation. Le cadre théorique s'est basé sur les auteurs de la Sociologie de la Socialisation (Elias, Lahire, Setton), de la Sociologie de l'Enfance (Corsaro, Mollo- Bouvier, Qvortrup, Sarmento), de la Sociologie Urbaine (Authier) et de la Géographie (Raffestin, Saquet). Comme résultat, il a été constaté que les sorties et les usages que les écoles s'emploient à réaliser dans /et du territoire constituent des évènements qui favorisent et promeuvent, d'une certaine manière, l'élargissement culturel et spatiale des enfants, aussi bien que les activités offertes en période périscolaire. En ce qui concerne les processus de socialisation des enfants dans d'autres espaces, il a été conclu qu'en fonction du capital économique et culturel des familles et de la région du quartier et de la ville qu'ils habitent, leurs territoires peuvent être, dans une certaine mesure, plus élargis ou plus restreints. Il a été observé, dans la precarité des régions du quartier, un enfant inventif qui catalyse tous les oportunités possibles et qui réinvente les espaces pour pouvoir se réaliser comme enfant. Mots clés: Politiques Éducationnelles. Ville. Enfance. Territoires Éducatifs.216 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoInfância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SONIA MARIA FERNANDES.pdfapplication/pdf11139733https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47840/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20MARIA%20FERNANDES.pdf148bd6d6b6be4b93a6cc4be549071309MD51open access1884/478402017-07-06 15:23:27.968open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47840Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-07-06T18:23:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
title Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
spellingShingle Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
Fernandes,Sonia Maria
Educação
title_short Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
title_full Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
title_fullStr Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
title_full_unstemmed Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
title_sort Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
author Fernandes,Sonia Maria
author_facet Fernandes,Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Sonia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Valéria Milena Röhrich
contributor_str_mv Ferreira, Valéria Milena Röhrich
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Valéria Milena Rohrich Ferreira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-06T18:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-06T18:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/47840
url http://hdl.handle.net/1884/47840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47840/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20MARIA%20FERNANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 148bd6d6b6be4b93a6cc4be549071309
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898690325118976